Página inicial > Últimas notícias > Notícias Gerais > Missão Oficial - Portugal

Missão Oficial - Portugal

Reitor do IFSULDEMINAS visita Institutos Politécnicos de Portugal, na Europa, para criar e ampliar oportunidades para estudantes e servidores do IF

Visita Reitor Instituto Federal Sul de Minas Gerais 27OUT2021 9 corteEntre os dias 29 de outubro e 05 de novembro deste ano, o reitor do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), professor Marcelo Bregagnoli, esteve em missão internacional em Portugal. O gestor foi um dos integrantes da comitiva de reitores da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Rede EPCT) que realizaram visitas técnicas aos institutos politécnicos de Santarém, Porto, Bragança e Guarda para efetivar planos de trabalho e fechar acordos que irão beneficiar estudantes e servidores já em 2022. “No atual contexto educacional, é fundamental a inserção de uma instituição de ensino no cenário internacional. Diversas têm sido as ações do IFSULDEMINAS na busca de mais oportunidades a estudantes e servidores, vinculadas aos avanços em parâmetros como mobilidade, cooperações, inovação, empreendedorismo, projetos em parcerias, etc. Dentre os parceiros internacionais, há de se destacar a integração e interação com os Institutos Politécnicos de Portugal, já de longa data, que possuem um sistema muito similar à Rede Federal no Brasil, facilitando as tratativas devido ao olhar voltado para a tecnologia, o social e envolvimento com as organizações que rodeiam e atuam conjuntamente no desenvolvimento regional”, descreveu Bregagnoli.

Confira a seguir as ações específicas que estão em fase de implementação, resultado da visita oficial:

Instituto Politécnico de Santarém (IPS)
- processo de implementação do Programa de Dupla Diplomação para estudantes do curso de Educação Física
- processo de desenvolvimento de projetos conjuntos (interinstitucionais) de ensino, pesquisa, inovação e extensão para estudantes e técnicos administrativos

Instituto Politécnico de Bragança (IPB)
- assinatura presencial do acordo vigente de Dupla Diplomação em Engenharia Agronômica, com Mestrado em Agroecologia
- prospecção de acordo para o Programa de Dupla Diplomação, na área de Zootecnia

Instituto Politécnico do Porto (IPP)
- prospecção de estágios na área de pesquisa
- visita a laboratórios

Instituto Politécnico da Guarda (IPG)
- prospecção de acordo de Dupla Diplomação na área da Informática, com Mestrado em Computação Móvel

Screenshot 20211201 110425 InstagramNa Guarda, o reitor ainda se encontrou com os estudantes do IFSULDEMINAS participantes do Programa de Dupla Diplomação em Engenharia Civil. Bregagnoli constatou a atuação ativa e o envolvimento dos intercambistas com as atividades do IPG. "Foram vários elogios e falas propositivas dos gestores das instituições em Portugal sobre nossos estudantes. O mesmo é observado pelo lado dos discentes, que se sentem muito acolhidos, especialmente dado à facilidade da língua lusofônica, associada aos hábitos e costumes comuns entre os países. Além disso, neste momento de dificuldades econômicas e decorrente da pandemia, especialmente com a elevada proporção do Euro em relação ao Real, o IFSULDEMINAS tem apoiado financeiramente os estudantes com auxílios, bolsas e passagens na maioria dos casos".

Em todas as instituições visitadas, também houve o início de tratativas para a realização de programas de mobilidade estudantil e de servidores; além da divulgação, entre os estudantes portugueses do Ensino Técnico Subsequente, da Olimpíada Brasileira de Agropecuária (OBAP), realizada pelo IFSULDEMINAS e aberta a alunos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

De acordo com o coordenador-geral de Relações Internacionais do Instituto, Rafael Tenório, no âmbito interno do IFSULDEMINAS, ações já foram iniciadas junto aos campi para a elaboração de editais para a oferta das oportunidades internacionais. “Houve reuniões com os coordenadores dos cursos de Zootecnia, da área de Alimentos e Administração e de Educação Física para verificar linhas de pesquisas, interesse de trabalho colaborativo, eventos conjuntos e para desenhar modelos possíveis para Dupla Diplomação. Além disso, como desdobramento da ação iniciada pelo reitor, entre os dias 24 e 28 de janeiro de 2022, iremos a Portugal definir os planos de ação nos Institutos Politécnicos de Bragança, Guarda, Santarém e Beja”.

Texto: Ascom Reitoria/IFSULDEMINAS
Data: 01/12/2021