Página inicial > Últimas notícias > Notícias Gerais > Receita Federal doa 4 ton de roupas "pirateadas"

Receita Federal doa 4 ton de roupas "pirateadas"

Mais 4 toneladas de vestuário são descaracterizadas para doação pela Receita Federal e IFSULDEMINAS

Foto 01Mais quatro toneladas de vestuários (cerca de 10  mil peças) estão sendo descaracterizadas para doação à população de baixa renda ou em situação de vulnerabilidade, na segunda fase da ação da Receita Federal  com o Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS). As peças  foram apreendidas em operações de fiscalização da Receita, que combatem a importação irregular de mercadorias. Por serem  imitações de marcas conhecidas,  teriam que ser destruídas de acordo com a legislação. Porém, serão descaracterizados, com a retirada de etiquetas, marcas e logomarcas em evidência.

Para o Delegado da Receita Federal, em Varginha,  Michel Lopes Teodoro: "A descaracterização  que está sendo realizada essa semana, é mais uma ação sustentável da Receita Federal em parceria com o IFSULDEMINAS. É feita pensando no benefício da sociedade, uma vez que esses vestuários iriam ser destruídos e, com a iniciativa, as roupas podem ser reutilizadas sem a identificação das marcas. Isso vai ao encontro dos objetivos estratégicos da Receita Federal, que é aumentar a satisfação do contribuinte. Nessa vertente, a entrega  para a sociedade é uma forma indireta dos impostos chegarem à população mais carente."

Segundo o reitor do IFSULDEMINAS, professor Marcelo Bregagnoli, “o IFSULDEMINAS tem  avançado nas ações sociais e de combate à Covid, destinando recursos e esforços de sua equipe na geração de valor público. Nesse sentido, a parceria com a Receita Federal é muito importante, porque possibilita dar vida útil a inúmeros materiais que seriam destruídos, como as bebidas alcoólicas, roupas apreendidas e até o tabaco, que se transforma em adubo”.

Números da parceria

Desde abril de 2021,  a Receita   destinou  15,8 toneladas de vestuários  ao instituto federal, que foram descaracterizadas  e vêm sendo doadas.  Retalhos de tecidos também serão reaproveitados para a confecção de máscaras de proteção à Covid-19 e outros itens, como tapetes.

Outras ações sustentáveis e solidárias realizadas na parceria  são a transformação de mais de 116 mil litros de bebidas alcoólicas e mais de 2.500 frascos de perfumes, em 35 mil litros de álcool gel e líquido. Também houve a descaracterização de 57 toneladas de tabaco,  transformados em adubo orgânico.  O álcool em gel produzido foi doado a hospitais, entidades beneficentes, forças de segurança, corpo de bombeiros e associações comunitárias de todo estado.

Acompanhe no vídeo abaixo as ações na APAC

Ascom/DRF Varginha (35) 99249-8501 - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Publicado em:  23/11/2021

registrado em: ,