Enem 2021

- Acesse a página do Enem - inscrições a partir de 30 de junho

- Edital Enem 2021 - versão impressa

- Edital Enem 2021 - versão digital

logo enemO Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou nesta quarta-feira (02/06) os editais que regem a edição 2021 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Segundo o órgão, a aplicação das provas será nos dias 21 e 28 de novembro deste ano. A inscrição para o exame deverá ser feita na página do participante de 30 de junho a 14 de julho e, para quem não tiver direito à isenção, o valor da taxa de inscrição será de R$ 85,00.

Neste ano, serão mantidas as duas versões do Enem, a impressa e a digital. Porém, tanto a prova impressa quanto a digital serão aplicadas no mesmo dia e apresentarão questões iguais.

O Instituto também anunciou que o Enem Digital ofertará 101.100 vagas na edição 2021 e que haverá novidades na aplicação dessa modalidade. Neste ano, os participantes que optarem pela versão digital do exame terão a oferta de atendimentos especializados. Os recursos disponíveis serão prova ampliada, prova superampliada, prova com contraste e locais de prova com acessibilidade para pessoas com deficiência.

O Enem é exclusivo para participantes concluintes do Ensino Médio em 2021 ou que já concluíram o Ensino Médio. Entretanto, o Inep comunicou que os “treineiros” poderão realizar o exame, contudo, deverão se inscrever apenas na versão impressa do Enem 2021.

As provas

O exame será constituído de quatro provas objetivas e uma redação em Língua Portuguesa. Cada prova objetiva terá 45 questões de múltipla escolha.

No primeiro dia do exame, serão aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias. A aplicação terá início às 13h30, com duração de 5 horas e 30 minutos, e terminará às 19hs.

No segundo dia do Enem, serão aplicadas as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. A aplicação terá início às 13h30, com duração de 5 horas, e terminará às 18h30.

cronograma enem

Enem na pandemia

Para a realização do Enem 2021, o Inep considera o cenário atual da pandemia no Brasil. Atualmente, o Instituto e o consórcio aplicador fazem o mapeamento de possíveis locais de realização das provas que garantam o cumprimento das medidas sanitárias de prevenção contra a COVID-19, como o distanciamento social, além do devido conforto e a segurança para os participantes. Uma das possibilidades em estudo é o aumento do número de municípios de aplicação.

IFSULDEMINAS

O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) utiliza em seus processos seletivos de ingresso no Ensino Superior as notas dos candidatos no Enem. Fique atento para as oportunidades que serão lançadas em breve.

Texto: Ascom Reitoria/IFSULDEMINAS
com informações da Assessoria de Comunicação Social do Inep