Página inicial > Últimas notícias > Notícias Gerais > 1º Seminário Restaura Mantiqueira

1º Seminário Restaura Mantiqueira

IFSULDEMINAS e parceiros realizam 1º Seminário Restaura Mantiqueira

Evento on-line ocorre de 23 a 25 de agosto. Autores podem submeter trabalho a partir de 1º de junho

Banner site Restaura MantiqueiraO Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) junto ao Plano Conservador da Mantiqueira (PCM); as entidades globais The Nature Conservancy (TNC), World Resources Institute (WRI) e WWF; a organização Caminhos da Semente e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (EMATER-MG) realizam, de 23 a 25 de agosto, o 1º Seminário Restaura Mantiqueira (SRM). Navegue pelo site do Seminário clicando aqui.

O evento on-line visa difundir o conhecimento na área florestal e os avanços científicos e tecnológicos da restauração de ecossistemas, no Brasil e no mundo, assim como apresentar projetos e pesquisas em desenvolvimento na região do Sul de Minas, como explica a coordenadora do Seminário, Lilian Vilela Andrade Pinto. “A realização deste evento é muito importante para dar visibilidade ao compromisso do IFSULDEMINAS com a Agenda 2030, no que tange a proteção do ambiente e o combate às alterações climáticas por meio da restauração florestal. O evento está sendo organizado por uma equipe multidisciplinar e com parceiros comprometidos com a restauração florestal, em especial da Mata Atlântica dentro do plano Conservadador da Mantiqueira. O IFSULDEMINAS vem desenvolvendo pesquisas para definir melhores técnicas de restauração e que sejam mais econômicas, visando dar escala e acessibilidade à restauração aos produtores que necessitam regularizar os passivos ambientais de suas propriedades. Ainda, o IFSULDEMINAS auxilia na mobilização de proprietários e diagnóstico das propriedades indicando as áreas a serem restauradas, exercendo a sua missão de promover a extensão rural e desenvolvimento regional sustentável”.

O Seminário será transmitido ao vivo pela TVIFSULDEMINAS, canal do Instituto no Youtube, e via Zoom. O público-alvo são estudantes do ensino técnico, graduação e pós-graduação e profissionais da área florestal, além de interessados, podendo ser de instituições de ensino pública-privadas, empresas pública-privadas, organizações não governamentais ou profissionais liberais. Para participar, há necessidade de preencher o formulário de inscrição, que já encontra-se aberto em: https://portal.ifsuldeminas.edu.br/index.php/conservador-da-mantiqueira

Submissão de trabalhos

O público também poderá inscrever resumos e vídeos para serem apresentados ao longo do evento por meio deste link. O prazo de submissão é de 01/06 a 04/07/2021. Orientações para o cadastro dos trabalhos e o modelo do resumo podem ser encontradas aqui

Programação

Os temas abordados em mesas redondas serão Restauração de Ecossistemas, o que e quais benefícios podem gerar (perspectivas ambientais, econômicas e sociais) na década da restauração (23/8); Ciência na Restauração – lacunas do conhecimento e oportunidades para inovação (24/8); e Extensão acadêmica e capacitações – importância da formação de profissional integrado com as demandas da sociedade (25/8).

Ao longo da programação, haverá também uma plenária sobre o projeto Muvucar e a proposição de ações e projetos que contribuam com o Plano Conservador da Mantiqueira na região e apresentações orais e de vídeos técnicos científicos. Confira aqui a programação completa.

Os trabalhos melhor avaliados pelo público e pela comissão técnica do evento serão premiados.

Plano Conservador da Mantiqueira (PCM)

O Seminário integra as ações do PCM, criado em 2016, e que surgiu após uma experiência da expansão do projeto Conservador das Águas, da prefeitura de Extrema (MG). O Plano tem o objetivo de promover a restauração florestal em cerca de 1.500.000 hectares na área de influência da Serra da Mantiqueira, em 425 municípios de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro.

Em 2017, foi celebrado o Termo de Adesão ao PCM com o IFSULDEMINAS. A meta era utilizar a capacidade técnica e as estruturas de seus oito campi para instituir programas regionais e convidar diversos municípios para atividades de criação de projetos locais. Desde então, o IF atua como maior fomentador no Sul de Minas, atuando nas políticas públicas baseadas em conhecimento científico, formação profissional e compromisso com a disseminação de conhecimento.

Texto: Ascom Reitoria/IFSULDEMINAS
Data: 27/05/2021