UI GreenMetric 2020

IFSULDEMINAS atinge sua melhor colocação no UI GreenMetric e é a 4ª instituição de ensino mais sustentável do Brasil

Ranking internacional avaliou 912 instituições em todo o mundo

Post1000x1000 GreenMetrics2020No ano em que completa cinco participações consecutivas no UI GreenMetric World University Ranking, índice que sinaliza os esforços em sustentabilidade e gestão ambiental das instituições de ensino superior em todo o mundo, o Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) atinge sua melhor colocação na escala internacional, como pode ser conferido no site oficial do ranking.

Na última segunda-feira (07), os números da edição de 2020 foram divulgados e, entre as instituições de ensino brasileiras participantes, o IFSULDEMINAS apareceu em 4º lugar. Já na classificação global, levando-se em conta as 912 instituições nacionais e internacionais inscritas, o IFSULDEMINAS alcançou a 101ª posição geral, uma evolução crescente, conforme tabela que descreve o desempenho do Instituto desde quando aderiu ao ranking:

Ano Posição do IFSULDEMINAS no mundo Posição do IFSULDEMINAS no Brasil  Número de instituições brasileiras participantes Número total de instituições participantes
2020 101  38  912
2019  235  28  780
2018  282  23  719
2017  325  16  619
2016  217  14  516

Entenda a avaliação do UI GreenMetric

Criado em 2010, na Universidade da Indonésia, o Ranking UI GreenMetric é organizado sob seis categorias principais: Configuração, Infraestrutura e Áreas Verdes das unidades; Gestão de Energia e Mudanças Climáticas; Gestão de Resíduos; Gestão de Água; Transportes e Mobilidade e Educação e Pesquisa; contemplando, no total, 69 indicadores.

Segundo explicação do coordenador de Sustentabilidade do IFSULDEMINAS, Leonardo Manso, responsável pela compilação e organização dos dados, “cada item do questionário do IU GreenMetric possui uma descrição sucinta e exata. A maioria dos 69 indicadores é bastante complexa, pois exige comprovação por meio de fotos, gráficos, tabelas, links para notícias, entre outros. São exigidos 31 comprovantes (templates) obrigatórios e, a partir deste ano, 10 comprovantes opcionais. Uma outra novidade em 2020 foi a possibilidade de cadastro no sistema de ações de Impacto Social e Econômico, em três categorias: Startups em Economia Verde, Espaços Públicos Abertos Acessíveis e Serviços Comunitários", apontou o coordenador, que foi auxiliado na tarefa pela Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável do IFSULDEMINAS, designada pela Portaria nº 736, de 13 de maio de 2020, pelas Pró-Reitorias e Diretorias e pelos Diretores-Gerais e Diretores de Administração dos campi.

IFSULDEMINAS no ranking 2020

A edição 2020 contou com a participação de 912 instituições de todo o mundo, 132 a mais do que em 2019. O Brasil foi representado no ranking por 38 instituições, em sua maior participação desde o início da classificação. No topo da lista das universidades mais sustentáveis do país, estão a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Federal de Lavras (UFLA), respectivamente com 8.375 e 8.100 pontos.

O IFSULDEMINAS alcançou 7.525 pontos no UI GreenMetric deste ano e um dos principais responsáveis por esse desempenho foi a pontuação elevada na categoria Gestão de Energia e Mudanças Climáticas, na qual o Instituto se colocou à frente das três instituições brasileiras que lideram o ranking, como pode ser observado na tabela abaixo (extraída do site do indicador internacional):

greenmetric

A pontuação alcançada (1.575) na categoria Gestão de Energia e Mudanças Climáticas deveu-se principalmente à geração de energia solar, que tornou o IFSULDEMINAS referência nacional. O Projeto IF Solar, idealizado pelo Instituto, foi iniciado, em 2016, com a implantação de painéis fotovoltaicos na instituição e em cerca de 80 campi da Rede Federal de Educação, Profissional, Científica e Tecnológica. Com o sucesso do projeto, o IFSULDEMINAS realizou, em 2019, uma nova chamada para aquisição de módulos de placas fotovoltaicas e teve a adesão de mais 254 órgãos federais.

Para o reitor do IFSULDEMINAS, professor Marcelo Bregagnoli, a sustentabilidade é uma das prioridades da gestão, que busca coletivamente aperfeiçoar ações e processos. “A cada ano que passa, mais instituições aderem ao UI GreenMetric devido à urgência e importância da pauta sustentável. Em 2019, eram 780 instituições cadastradas; agora são 912. Mesmo assim, o IFSULDEMINAS continua avançando no ranking. E este destaque vem do esforço coletivo da gestão e dos servidores, promovendo ações e programas voltados a um trabalho mais eficiente, com transparência, maximização dos recursos e, sobretudo, pensando no social e no meio ambiente”.

O UI GreenMetric World University Ranking também divulgou outras classificações relativas à edição 2020. Confira:

Ranking

Posição do

IFSULDEMINAS

no mundo

Nº total de

instituições

Configuração Rural  06  67
América Latina  11  113
Instituições com menos de 50 anos  37  457
Configuração e Infraestrutura  85  912
Energia e Mudanças Climáticas  62  912
Resíduos 196  912
Água 157  912
Transportes 208 912
Educação e Pesquisa 176 912

01 Certificado UI GreenMetric World University Rankings 2020 Certificate

Clique aqui e conheça as ações e programas do IFSULDEMINAS para melhorar e ampliar a pauta sustentável institucionalmente.

Texto: Ascom IFSULDEMINAS/Reitoria com informações da Coordenadoria de Sustentabilidade
Data: 09/12/2020
Atualizado em: 29/12/2020