Página inicial > Últimas notícias > Notícias Gerais > XXV Maratona de Programação

XXV Maratona de Programação

Alunos do curso de Ciência da Computação participam da final brasileira da XXV Maratona de Programação

xxv maratona de programaçãoNo último sábado, 10 de julho, aconteceu a final brasileira da XXV Maratona de Programação, realizada pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC). O evento aconteceu de forma on-line. A competição é direcionada a estudantes de cursos de graduação e início de pós-graduação na área de computação e afins e tem por objetivo promover a criatividade, a capacidade de trabalho em equipe, além de novas soluções de software.

Na ocasião, o Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) foi representado pela equipe 'Amigos da Aracele', composta pelos alunos do curso de Ciência da Computação, do Campus Muzambinho: Jairo de Sousa Júnior, Ygor Ribeiro Costa e Natanael Fabrício Dacioli Batista . Eles foram os melhores classificados na fase regional, realizada no dia 14 de novembro de 2020, também no formato on-line. Pela quarta vez do curso, e primeira vez da equipe na final brasileira, a mesma obteve o 46º lugar.

Ao todo, foram 192 participantes de todo Brasil, sendo 64 times com três integrantes cada. Teve início com um aquecimento uma semana antes do torneio e, no dia 10, os participantes receberam uma prova, em inglês, com 14 problemas e deveriam sugerir algoritmos que os solucionassem. A equipe "O amarelo é impostor" da Universidade Federal de Campina Grande conquistou o 1º lugar da maratona. O segundo foi para a equipe "namae wa??" da Universidade Estadual de Campinas e o terceiro ficou com a equipe "União Fiasco" da Universidade Federal da Bahia.

Além da possibilidade de vagas para disputa da final mundial do ICPC (ACM International Collegiate Programming Contest), que acontecerá em 2022, provavelmente em Bangladesh, as três equipes melhores colocadas receberam medalhas de ouro, as três seguintes medalhas de prata, e as outras quatro seguintes medalhas de bronze.

Texto: Prof. Ricardo José Martins
Data: 12/07/2021

IFSULDEMINAS é classificado para a final brasileira da Maratona de Programação

araceleNo dia 14 de novembro, foi realizada a primeira etapa da XXV Maratona de Programação, de forma on-line. Promovida pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), a competição contou com a participação de 22 equipes do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), sendo 15 do Campus Muzambinho, 6 do Campus Poços de Caldas e 1 do Campus Machado. A escolha das equipes do Instituto ocorreu por meio da X Olimpíada Interna de Programação (OLIP), realizada em junho deste ano, também de maneira on-line.

O primeiro lugar da regional ficou com a equipe "Xerebêlerebébis", da UFMG. O segundo lugar ficou com a equipe "The droids you are looking for" da UNIFEI. O terceiro lugar ficou com a equipe "GTA: Grover's Street Algorithms", também da UFMG. Segundo as regras da competição, as três ficaram entre as 15 melhores equipes do Brasil. Assim, as vagas da próxima etapa foram das equipes melhores colocadas de cada Instituição.

O IFSULDEMINAS também foi classificado para etapa final da maratona e participará com uma equipe do campus Muzambinho. A equipe da Ciência da Computação do Campus Muzambinho, "Amigos da Aracele", formada pelos alunos Jairo de Sousa Júnior (6º período), Ygor Ribeiro Costa (4º período) e Natanael Fabrício Dacioli Batista (8º período) conseguiu o nono lugar da Regional de Minas Gerais, sendo a quarta melhor escola do estado na competição e conquistando medalha de bronze e a vaga para a final brasileira. Essa etapa acontecerá entre os dias 11 a 13 de março de 2021, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em Gramado (RS) Gramado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, ou a distância, conforme a situação da pandemia no período supracitado. As melhores equipes da Final Brasileira participarão da Final Mundial do Concurso de Programação da ACM (ICPC), por enquanto sem data e país definido. O objetivo é desenvolver nos alunos de cursos de graduação e início de pós-graduação na área de Computação a criatividade, capacidade de trabalho em equipe, buscas de novas soluções de software e a habilidade de resolver problemas sob pressão.

O evento reuniu 153 equipes de Minas Gerais. Além disso, foi realizado simultaneamente num total de 764 times em 29 sedes espalhadas pelo Brasil. Os alunos resolveram um caderno com 15 problemas e tiveram que sugerir algoritmos que os solucionassem.

Texto: Prof. Ricardo José Martins
Data: 16/11/2020