Página inicial > Últimas notícias > Notícias Gerais > Avaliação Atividades Remotas

Avaliação Atividades Remotas

Alunos e servidores do IFSULDEMINAS são convidados a avaliarem as atividades remotas da instituição

Estudantes e servidores já podem participar do processo de avaliação da Comissão Própria de Avaliação (CPA), sobre o ensino remoto. Responda com atenção! A participação é voluntária, mas extremamente importante. Após a coleta dos dados, eles são compilados e analisados, considerando o comparativo entre os segmentos participantes. Nesta avaliação estenderemos a participação a todos os alunos do ensino superior, ensino técnico integrado, subseqüente e também para os da pós-graduação Nosso objetivo é analisar a experiência dos estudantes e servidores que participaram das atividades do ensino remoto emergencial.

As perguntas tentarão fazer um perfil dos estudantes e servidores respondentes, mapear sua posição quanto as atividades remotas, suas dificuldades neste período, fatores que contribuíram ou prejudicaram e aqueles que causaram preocupações. No caso dos alunos,  tentar-se-á levantar quais  práticas educacionais foram consideradas eficientes para a manutenção da aprendizagem. Já o questionário direcionado ao servidor traz perguntas sobre a adaptação e condições de trabalho.

Mesmo durante a pandemia, as atividades acadêmicas continuaram no IFSULDEMINAS em regime letivo remoto, ação pioneira no País, servindo de referência para as demais instituições públicas de ensino. Desde 18 de março, com a publicação da Instrução Normativa 01/2020, instituiu-se o Plano Emergencial de Ensino Remoto, para atender a seus milhares de alunos, matriculados em 70 cursos técnicos, 43 superiores, 15 pós-graduações lato sensu e mais dois mestrados. Alie-se a isso a manutenção e expansão de programas de capacitação, que mantém matriculados e ativos outros  milhares de  estudantes em Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) e Inglês Sem Fronteiras.

Participe, sua opinião pode fornecer informações importantes!

- Servidores do IFSULDEMINAS

- Alunos Campus Avançado Carmo de Minas - (período de avaliação de 10 a 20 de setembro)

- Alunos Campus Inconfidentes - (período de avaliação de 08 a 18 de setembro)

- Alunos Campus Machado - (período de avaliação de 08 a 18 de setembro)

- Alunos Campus Muzambinho - (período de avaliação de 10 a 20 de setembro)

- Alunos Campus Passos - (período de avaliação de 14 a 21 de setembro)

- Alunos Campus Poços de Caldas - (período de avaliação de 09 a 18 de setembro)

- Alunos Campus Pouso Alegre - (período de avaliação de 14 a 25 de setembro)

- Alunos Campus Avançado Três Corações - (período de avaliação de 10 a 20 de setembro)

Entenda como funciona a CPA

A Comissão Própria de Avaliação é estruturada em comissões locais, uma em cada campi que possua curso superior, e uma comissão institucional. Cada comissão local é composta por: dois representantes docentes e um suplente; dois representantes técnico-administrativos e um suplente; um representante discente e um suplente, e um representante da sociedade civil com um suplente. A comissão institucional é composta pelos coordenadores das comissões locais e por um representante do segmento discente, além de um representante da sociedade civil. Por meio deste instrumento, são avaliadas diversas dimensões da instituição, o que possibilita a implantação de melhorias a partir da participação da comunidade acadêmica.

Quanto à metodologia, a CPA elabora questionários para os três segmentos da comunidade acadêmica: docentes, técnicos administrativos e discentes. Esses questionários são disponibilizados na internet, podendo ser acessados e respondidos por alunos e servidores de todos os campi do IFSULDEMINAS. Periodicamente, os instrumentos são revisados para atender às demandas da instituição da melhor forma possível.

Para motivar a participação na pesquisa, é feito um processo de mobilização nos campi e na Reitoria, coordenado pela comissão central e organizado pelas comissões locais. Uma ampla divulgação da avaliação é realizada. Após a coleta, os dados, são compilados e analisados, considerando-se o comparativo entre os três segmentos participantes em cada questão, bem como as dimensões estabelecidas pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). A CPA pode utilizar, além do questionário, relatórios, dados e informações institucionais para realizar a autoavaliação institucional.

Nesta perspectiva, o processo de autoavaliação das atividades de ensino, pesquisa, extensão, planejamento e gestão no IFSULDEMINAS é norteado pelas etapas: planejamento, sensibilização, questionário, coleta e análise de dados, apresentação dos resultados, plano de ação e melhorias, retorno à comunidade acadêmica, relatório de autoavaliação e publicidade, no intuito de cada vez mais conscientizar alunos e servidores da importância da autoavaliação, mostrando que é possível através dos resultados atender as demandas da comunidade acadêmica.

Saiba mais:

Texto: Prof.a Daniela Augusta Guimarães Dias