Página inicial > Últimas notícias > Notícias Gerais > Aprendendo com as Diferenças

Aprendendo com as Diferenças

Projeto em Areado garante verduras e legumes a mais de 50 idosos e 60 usuários da APAE

imagem 1Mais de 500 usuários, de 22 APAES do sul de Minas, são atendidos pelo programa Aprendendo com as Diferenças, promovido pelo IFSULDEMINAS por meio da Pró-Reitoria de Extensão, com apoio de suas escolas-fazenda e reitoria. Um deles acontece em Areado, com uma horta estruturada em terreno cedido pelo Lar dos Idosos da cidade. Lá, cerca de 100 alunos da APAE aprendem matemática, melhoram o convívio social e desenvolvem suas atividades motoras por meio do plantio assistido, além de diversos outros suportes. O Aprendendo com as Diferenças visa desenvolver a capacidade de aprendizagem dos alunos em todas as áreas do conhecimento junto às pessoas com deficiência intelectual e/ou múltipla.

Estudantes de cursos como o técnico em agropecuária e agronomia fazem o acompanhamento semanal, com o preparo dos canteiros etc. Os de enfermagem atuam nas questões básicas de saúde. Alunos de Biologia auxiliam no manejo e orientam quanto a assuntos da área. Já os de educação física promovem atividades lúdicas. Infelizmente, com a pandemia, os trabalhos presenciais com os usuários foram suspensos, mas a horta não parou e hoje alimenta a 56 idosos do lar, bem como os 60 alunos da APAE, da zona urbana, que recebem em casa legumes e verduras fresquinhos, diariamente.

A continuidade é possível graças ao trabalho voluntário na horta e a assistência do instituto federal, por meio do Coordenador de Integração e Inclusão Social, Generci Dias Lopes, do IFSULDEMINAS campus Muzambinho.

imagem 6

O reitor do IFSULDEMINAS, Marcelo Bregagnoli, destacou a importância do envolvimento na área social. “Temos orgulho em promover o Aprendendo com as Diferenças e atender a centenas de pessoas. Ele soma a dezenas de outros trabalhos que desenvolvemos no instituto, voltados às questões sociais”. Segundo o pró-reitor de extensão, professor Cléber Ávila Barbosa, “o programa em Areado reflete o sucesso em todas as cidades em que está implantado. Somos gratos em participar e contribuir junto a sociedade”.

O projeto chamou a atenção da ADECOAGRO, empresa de açúcar, etanol e energia situada na região. A APAE de Areado participou do Edital Fortalecer, em 2019, e foi contemplada pelo grupo com R$ 56.800,00 como apoio às ações, até dezembro de 2020. Com os recursos foi possível fazer 150 máscaras personalizadas para a equipe da associação, além de 60 camisas, para uniforme, custear o combustível para a entrega dos alimentos, além da aquisição de ferramentas para plantio, mudas de verduras, entre outros.

“O projeto teve início em Muzambinho e ganhou força e apoio dos demais campi. Em Areado, além de proporcionar a melhoria da qualidade de vida, buscamos também uma melhor qualidade alimentar por meio das produções de legumes e verduras. Sinto-me honrado em participar do programa, pelo instituto, junto às Apaes. Deixo aqui meu agradecimento aos professores da área de Olericultura, Bráulio Rezende, do campus Muzambinho, e Cleiton Silva, da UFLA; e ao Alexandro Silva, da Proex, pelo sempre apoio nas atividades”, destacou o coordenador de Integração e Inclusão, Generci Lopes. Como em Areado, há diversos trabalhos empreendidos pelo IFSULDEMINAS em outros municípios, trazendo benefícios diretos às APAES, em uma parceria em que todos ganham.

Texto: Ascom IFSULDEMINAS / Reitoria
Fotos: Claudinele Maria de Oliveira/Apae Areado