Apoio psicológico
IFSULDEMINAS atua no apoio psicológico à comunidade acadêmica durante pandemia do Coronavírus
Em meio à pandemia da Covid-19 o IFSULDEMINAS tem trabalhado no suporte psicológico a seus estudantes e servidores. Para isso, conta com o apoio dos profissionais de saúde dos campi e da reitoria. No campus Muzambinho, por exemplo, estão sendo adotadas ações de escuta terapêutica e acolhimento online. O estudante preenche um formulário e solicita agendamento de horário. Posteriormente, o psicólogo realiza o agendamento e envia para o e-mail do estudante o link para acesso ao ambiente online (Google Meet), bem como o dia e horário marcados para a conversa. De acordo com o psicólogo que atua no campus, além do canal da escuta terapêutica, a intenção é criar outras atividades, como fóruns de discussão de temas de saúde mental e dicas de filmes e séries que abordam temas da área.
No campus Machado foi criada uma cartilha com dicas sobre como manter a Saúde Mental em tempos de Coronavírus. Lá o procedimento é o mesmo utilizado em Muzambinho, que também publicou material on-line sobre o tema. O atendimento aos discentes é realizado de forma on-line.
Tanto o campus Machado como o de Muzambinho criaram plataformas específicas com informações diversas sobre o coronavírus. Na reitoria também foi disponibilizado esse serviço de informção, link para a página além também, de uma cartilha organizada pela Pró-reitoria de Gestão de Pessoas para o Enfrentamento do Estresse em tempos de COVID-19. Além disso, todos os campi mantém links que direcionam ao Ministério da Saúde, com dados completos sobre a pandemia, cuidados etc.
Já o campus Pouso Alegre produziu uma cartilha orientativa. De acordo com as informações enviadas por seu setor de psicologia, o atendimento está sendo feito de forma presencial e também online, conforme disponibilidade do estudante. A ideia da instituição é trabalhar em ações multiprofissionais, com o apoio das demais áreas.
No campus Inconfidentes o serviço de psicologia desenvolveu a cartilha: Saúde Mental em tempos de Recolhimento Domiciliar e também oferece atendimento remoto. Desenvolve, ainda, roda de conversa virtual composta por equipe interdisciplinar visando a aproximação, escuta e orientação aos discentes.
No campus Poços de Caldas o trabalho da psicóloga se dá na forma de acolhimento e orientação, com apoio dos demais servidores do setor de Atendimento ao Educando. Um texto sobre saúde mental em tempos de coronavírus foi divulgado no site e enviado por e-mail aos alunos.
No campus avançado Três Corações o atendimento, também online, está sendo feito por pedagogas, assitentes sociais, Intérpretes de LIBRAS entre outros profissionais. A atividade partiu do Setor de Assistência ao Educando.
Na reitoria, o setor de Qualidade de Vida conta com o trabalho da médica psiquiatra, Dra. Sylvia Cerávolo. De forma remota, ela atende aos servidores, mediante horário pré-agendado.
Para o diretor de assuntos estudantis do IFSULDEMINAS, Lindolfo Ribeiro Silva Júnior, “são ações muito importantes e que contribuem para que o estudante se sinta acolhido neste momento tão delicado que enfrentamos. Além de pensarmos nas questões relacionadas ao ensino, temos de trabalhar para auxiliar a comunidade acadêmica a manter a saúde mental, em tempos de isolamento social”.
Saiba quem são os profissionais de Psicologia de cada campus
Campus
- Inconfidentes - Carla Pacheco Govêa
- Machado - Fabrício Aparecido Bueno
- Muzambinho - Túlio Marcos Trevisan Borges
- Passos - Daniel dos Santos Oliveira
- Poços de Caldas - Josirene de Carvalho Barbosa
- Pouso Alegre - Simone Cruz Batista
Cybele Maria dos Santos Martins
Redes Sociais