ProfEPT 2020

Lançado edital do Mestrado ProfEPT 2020

O Campus Poços de Caldas ofertará 24 vagas, metade delas é reservada para servidores

Banner750x195 ProfEPT

- Site do ProfEPT/2020

Veja a baixo vídeo explicativo sobre o Mestrado ProfEPT 2020

Foi publicado nesta quarta-feira, dia 18 de dezembro, o edital do Exame Nacional de Acesso (ENA) ao Mestrado ProfEPT para o período letivo de 2020. São 913 vagas distribuídas em todos os estados do Brasil.  O Campus Poços de Caldas do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) é uma das 40 instituições associadas ao programa e ofertará 24 vagas. As aulas têm previsão de início em agosto de 2020 e ocorrerão, em Poços, semanalmente, às segundas-feiras (manhã, tarde e noite).

O mestrado, ofertado na modalidade semipresencial e ministrado pela Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, é reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, do Ministério da Educação. O curso tem como objetivo proporcionar formação em educação profissional e tecnológica, visando tanto à produção de conhecimento como ao desenvolvimento de produtos, por meio da realização de pesquisas que integrem os saberes inerentes ao mundo do trabalho e ao conhecimento sistematizado pertinentes à educação profissional de nível médio ou em espaços não-formais.

Inscrição

Para se inscrever, o interessado deverá acessar, de 13/02 a 18/03/2020, o site profept.ifes.edu.br, no qual estarão disponíveis o Edital e o link para o Sistema de Inscrições. Em seguida, preencher, integralmente, o Formulário de Inscrição no Sistema de Inscrições e, depois, efetuar o pagamento da taxa, no valor de R$ 72,00.

Isenção da Taxa de Inscrição

Tem direito à isenção do pagamento da taxa de inscrição do Exame Nacional de Acesso, o candidato inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal – CadÚnico e ser membro de família de baixa renda. Doador de medula óssea em entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde também pode requisitar a isenção. Para isso, deverá, no ato da inscrição e no prazo estabelecido no cronograma de execução do edital, solicitar a isenção de taxa e preencher, integralmente, o Requerimento de Isenção de acordo com as instruções nele constantes.

Requisitos

Poderão participar do Exame Nacional de Acesso candidatos que possuam diploma de curso superior (licenciatura, bacharelado ou tecnólogo) ou declaração de conclusão de curso superior, devidamente reconhecido (ou revalidado) por órgãos competentes do MEC. Das 913 vagas ofertadas em todo o país, 50% são reservadas para servidores (técnicos administrativos e docentes) pertencentes ao quadro permanente ativo da Rede Federal, incluindo os que se encontrem em estágio probatório. Os outros 50% das vagas são abertas à comunidade.

Prova

O exame será no dia 17 de maio de 2020, contando com 50 questões de múltipla escolha sobre as Bases Conceituais e Históricas da Educação Profissional e Tecnológica; Metodologias de Pesquisa; e Teorias e Práticas de Ensino e Aprendizagem. A prova será aplicada em municípios especificados no ANEXO 3 do edital e terá início às 14h (horário oficial de Brasília) com duração máxima de quatro horas. Acesse aqui a bibliografia exigida no exame.

Modalidade semipresencial

As disciplinas obrigatórias que compõem o currículo do mestrado serão ofertadas na modalidade presencial, podendo ter carga-horária de até 30% a distância, seguindo esquema de realização (frequência, dias e horários) presentes no ANEXO 1 do edital. As disciplinas eletivas serão ministradas 100% a distância, possibilitando o trabalho em rede e a interação com discentes e docentes de diferentes instituições associadas. As demais atividades poderão ter oferta presencial ou a distância.

Atividades  Data
Inscrições 13/02/2020 a 18/03/2020