Conif e Embrapa realizam primeira reunião técnica

embrapaNessa quarta-feira, 4/9, o presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Jerônimo Rodrigues da Silva, e o vice-presidente de Relações Institucionais, Marcelo Bregagnoli, participaram de reunião técnica com representantes da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

O encontro foi o primeiro realizado após a assinatura do acordo de cooperação entre o Conselho e a Embrapa. A parceria, que tem como escopo aproximar a Rede Federal da plataforma de conhecimento da Empresa, foi formalizada durante a 97ª Reunião Ordinária do Pleno em julho deste ano.

Para o vice-presidente de Relações Institucionais, Marcelo Bregagnoli, a reunião com o gestor do Contrato de Cooperação Técnica Conif-Embrapa, Márcio Silveira Armando, e Alessandro Cruvinel, ambos da Secretaria de Inovação e Negócios da Embrapa, foi produtiva com encaminhamentos relevantes. “Eles recepcionaram nossas propostas com entusiasmo. Teremos a possibilidade, por meio do site do Conif, de que as instituições da Rede disponibilizem plataformas da Embrapa. Avançamos também em pontos como a instalação de Unidades de Referência Tecnológica, Educação a Distância (EaD) e a possibilidade de nossos estudantes terem acesso às unidades da Empresa e pesquisadores da Embrapa integrarem, como docentes, nossos cursos”, detalhou Bregagnoli.

Também participaram da reunião o coordenador da Câmara de Educação do Campo, José Ricardo Martins da Silva, o coordenador do Fórum de Educação no Campo (Forcampo), José Roberto de Paula, e o secretário executivo do Conif, Alexandre Bahia Santos.

Segundo José Ricardo, o convênio tem grande importância para a Rede Federal tendo em vista que algumas unidades estão presentes em todo o sertão brasileiro, com mais de 200 campi com aptidão agrícola.

“Com a parceria, nossas instituições irão levar ainda mais tecnologia de ponta aos rincões do País, introduzindo novos arranjos produtivos locais e contribuindo com a mudança de cenários de desenvolvimento educacional, econômico, social e político. E a Embrapa, empresa de referência nacional e internacional, levará a sua imensa biblioteca de tecnologias, produções científicas e cursos para mais pessoas interessadas. Certamente a cooperação trará resultados significativos para o interior do Brasil, principalmente na área agrária, tanto no agronegócio quanto na agricultura familiar”, disse o reitor do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG).

Conif e Embrapa – No convênio entre Conif e Embrapa, além do acesso às plataformas de conhecimento da Empresa, professores e estudantes poderão conhecer e estudar quase 200 espécies vegetais melhoradas geneticamente.

A parceria prevê ainda a instalação de dez Unidades de Referência Tecnológica nas instituições associadas ao Conif. Os espaços serão espalhados pelo País e vão atender diferentes institutos federais.

Dentre as plataformas citadas estão:

• Repositório Acesso Livre à Informação Científica – mais de 76 mil documentos, entre artigos científicos, teses, dissertações e capítulos de livros de autoria de pesquisadores;

• Repositório de Informação Tecnológica – mais de 36 mil publicações, entre livros, cartilhas, fôlderes, comunicados e circulares técnicas, áudios e vídeos;

• Estante Virtual das Minibibliotecas – disponibiliza, em acervo regionalizado, cerca de 120 títulos de livros e cartilhas pertencentes às principais coleções editadas pela Embrapa, além de vídeos do programa semanal Dia de Campo na TV e áudios do programa semanal Prosa Rural.

Texto: Assessoria de Comunicação do Conif

Data: 06/09/2019