Sustentabilidade

Parceria entre IFSULDEMINAS e Prefeitura intensificam ações de proteção às nascentes em Pouso Alegre

O projeto “Nossa Água, Nosso Futuro” faz parte das iniciativas sustentáveis apoiadas pelo Instituto

WhatsApp Image 2019 03 27 at 08.55.50 4Representantes do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) participaram, no final de março de 2019, da apresentação do projeto “Nossa Água, Nosso Futuro”, da Prefeitura Municipal de Pouso Alegre (MG), para produtores rurais da cidade. O IFSULDEMINAS é um dos parceiros do projeto, junto a Emater-MG e a organização internacional The Nature Conservancy. Esta foi a quarta apresentação do projeto em bairros rurais centrais de Pouso Alegre e cerca de 80 produtores estiveram presentes ao longo desses encontros.

Nossa Água, Nosso Futuro

O projeto tem como objetivo a proteção e preservação de mananciais, nascentes e cursos d’água em áreas rurais, por meio da adequação ambiental das propriedades. A proposta é envolver os produtores rurais em ações de reflorestamento, manutenção de cobertura florestal, saneamento ambiental e agricultura sustentável, cujas propriedades estejam localizadas nos 16 bairros rurais (Fazenda Grande, Fazendinha, Sarpão, Sobradinho, Imbuia, Cajuru, São José do Pantano, Farias, Anhumas, Maçaranduba, São Sebastião do Pantaninho, Curralinho, Gabiroval, Parte do Algodão, parte de Cruz Alta, Olaria) que constituem a bacia do rio Mandu, responsável por 70% do abastecimento do município de Pouso Alegre.

Os agricultores que aderirem ao projeto terão auxílio técnico para produção de água, conservação do solo e saneamento ambiental; além de receberem incentivo financeiro e insumos para realizarem o cercamento de áreas de nascente e o plantio de mudas nativas. "O IFSULDEMINAS enquadra-se como parceiro, no que diz respeito a auxílio técnico, capacitações, concessão de espaços para promoção de reuniões e encontros, bem como outras ações que ainda serão discutidas com a prefeitura", informou o reitor Marcelo Breganoli.

O projeto "Nossa Água, Nosso Futuro" integra o plano “Conservador da Mantiqueira”, desenvolvido pela cidade de Extrema (MG), e que tem como um dos parceiros também o IFSULDEMINAS.

Plano Conservador da Mantiqueira (PCM)

O objeto principal do Plano é promover a restauração florestal de espécies nativas, em mais de um milhão de hectares na área de influência da Serra da Mantiqueira nos mais de 280 municípios dos Estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. O PCM agrega diversas entidades de governo, iniciativa privada, comitês de bacias hidrográficas, unidades de conservação, organizações não governamentais – ONGs ambientalistas, centros e universidades de pesquisas científicas.

WhatsApp Image 2019 03 27 at 08.55.50

Desde 2017, por meio de acordo de cooperação com a Secretaria do Meio Ambiente de Extrema (MG), um destes parceiros é o IFSULDEMINAS, cujos campi se tornaram núcleos do PCM com o objetivo de orientar e nortear as ações em suas áreas de abrangência. A área dos campi do Instituto é estratégica por influenciar 120 municípios, dos 284 atendidos pelo projeto.

Das ações já realizadas, os campi de Inconfidentes, Machado e Muzambinho, por disporem de área rural, foram escolhidos para abrigar um centro de treinamento de capacitação dos envolvidos no projeto. Além disso, o IFSULDEMINAS ficou responsável por armazenar materiais e equipamentos, doados pelo Projeto Pró-Mata do Instituto Estadual de Florestas, que serão distribuídos para aproximadamente 25 municípios-piloto realizarem o cercamento de 200 hectares, onde existem nascentes de água, florestas naturais, topo de morro e outras áreas de risco.

Para o pró-reitor de Administração, Honório José de Morais Neto, que esteve no último evento do projeto "Nossa Água, Nosso Futuro" , a reunião serviu para explicar aos produtores rurais de Pouso Alegre sobre os benefícios em aderirem ao projeto e para apresentar todos os parceiros desta iniciativa, dentre eles o IFSULDEMINAS. “Foi explicada a importância desta ação acontecer junto à nossa instituição de ensino, que já tem expertise consolidada sobre o tema, uma vez que abarcou a extensão, em nossa região, do plano Conservador da Mantiqueira, cujo funcionamento é modelo para o projeto de Pouso Alegre”, informou o pró-reitor.

Texto: Ascom IFSULDEMINAS/Reitoria
Data: 12/04/2019