OMIF 2019

Inscrições abertas para 2ª Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais (OMIF)

- Acesse o regulamento

Cartas da Olimpíada de MatemáticaCom o tema “A matemática está em tudo”, a 2ª Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais (OMIF) está com as inscrições abertas até o dia 14 de abril. Organizada por professores da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (EPCT), a competição tem como objetivo estimular o interesse pela matemática nos alunos de cursos técnicos integrados ao Ensino Médio das instituições da Rede, além de promover um encontro anual de docentes de matemática e áreas afins para troca de experiências e formação continuada.

A OMIF será realizada em duas etapas: a primeira, na escola do candidato, e a segunda, no Instituto Federal Fluminense (IFFluminense) – Campus Campos Centro. Podem participar alunos regularmente matriculados em cursos técnicos integrados ao Ensino Médio das instituições da Rede EPCT. Não há limite na quantidade de alunos interessados em participar, na primeira fase.

Inscrição

A inscrição é gratuita e deverá ser realizada até o dia 14 de abril, unicamente, por meio da escola, a qual designará um professor como responsável (professor-coordenador local para a OMIF). O responsável deverá preencher a ficha de inscrição que será disponibilizada no site da olimpíada, por meio do endereço eletrônico: http://omif.muz.ifsuldeminas.edu.br.

Provas

As provas poderão apresentar questões de matemática, abordadas da perspectiva de áreas do conhecimento, tais como: exatas, natureza, humanas e linguagens. A primeira fase da olimpiada será realizada na própria escola, em qualquer dia e horário, no período de 6 a 11 de maio de 2019. Caso exista algum impedimento para a aplicação no período indicado, o professor coordenador-local deverá entrar em contato com a comissão organizadora. A prova é objetiva, contendo 30 questões, com cinco alternativas cada.A duração máxima da resolução da prova é de 150 minutos.

O gabarito da prova será enviado para o professor-coordenador, via e-mail. As provas deverão ser corrigidas pelo professor responsável (ou uma comissão por ele definida), que deverá enviar os resultados através de uma planilha que será disponibilizada no site da olimpíada (http://omif.muz.ifsuldeminas.edu.br).

Já a segunda fase da OMIF será realizada no IFFluminense – Campus Campos Centro. O evento contará com a aplicação de prova, realização de palestras, confraternização e cerimônia de premiação. A prova será dissertativa, contendo cinco questões. Os estudantes poderão utilizar apenas os seguintes materiais durante as provas: lápis ou lapiseira, borracha, caneta azul ou preta, apontador, régua e folha de rascunho.

Resultados e premiação

Os alunos aprovados na 1ª fase, mediante uma nota de corte, serão convidados para a 2ª fase da olimpíada. A relação dos alunos classificados para a 2ª fase será divulgada no site da olimpíada até o dia 30 de junho. Os alunos que participarem da 2ª fase serão ranqueados, conforme suas notas, e serão concedidos prêmios àqueles que alcançarem as maiores notas.

As escolas com alunos premiados receberão certificados de premiação em formato digital para os estudantes e professores (enviados por e-mail), bem como medalhas de ouro, prata, bronze e menção honrosa, que serão entregues durante o evento. Dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Texto: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS
22/03/2019