Exposição de Cafés

“Exposição Cafés de Minas Sabor e Saber" tem apoio do IFSULDEMINAS

IMG 8928Entre os dias 10 e 23 deste mês, uma exposição realizada no Via Café Shopping Garden, em Varginha, explora o universo da cafeicultura em Minas Gerais. Criada pelo Grupo Asas, a “Exposição Cafés de Minas Sabor e Saber” tem apoio do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), Fundação ProCafé, Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic), Cemig, Governo de Minas, EPTV, Sindicafé-MG e patrocínio da empresa Café Três Corações.

Para apresentar ao público informações mais precisas sobre o universo do café, 7 estudantes dos cursos de Cafeicultura e Agronomia do IFSULDEMINAS foram selecionados para trabalharem como monitores da exposição.

Pedro Toledo Bortolan é um desses estudantes. Para ele, essa é mais uma oportunidade de vivenciar uma experiência que agrega à formação. “Aprender a lidar com pessoas é um dos pilares para se dar bem na profissão. São muitos tipos de pessoas que passam por aqui e aprendemos a ter ´jogo de cintura’ no atendimento ao público. No curso, temos um bombardeio de informações, precisamos viver todos os tipos de experiências para que possamos decidir o que realmente queremos. Na faculdade, aprendemos a ser um engenheiro agrônomo, depois da faculdade nos tornamos engenheiros agrônomos”, comentou.

Na quarta-feira (12), o reitor da instituição, professor Marcelo Bregagnoli, e o chefe de Gabinete, 20181212 124154Everaldo Rodrigues, estiveram em Varginha para prestigiar a exposição, que une inovação e interatividade. O formato oferece uma viagem de cinco sentidos pela trajetória do café, bebida processada mais consumida no mundo e um dos principais produtos de Minas Gerais e do Brasil. São exibidas várias estações, cuja duração média de visita varia de 2 a 4 minutos, num total estimado de 25 minutos para vivenciar todas as experiências proporcionadas. A ideia de levar a exposição para a cidade do sul de Minas foi estratégica, por se tratar de um dos principais centros de comércio e produção de café do Brasil.

São 32 painéis temáticos, enriquecidos com informações adicionais que tiveram como fonte instituições diversas, assim como o IFSULDEMINAS, e são acessíveis via o aplicativo da Exposição, além de duas estações presenciais e cinco estações digitais. Dentre os suportes digitais, o público conta com a realidade virtual em conteúdo 360º, games para até cinco jogadores que mostram um conjunto de boas práticas para a produção de um café especial, e uma espécie de espelho mágico com efeitos especiais que revelam o quanto participante gosta de café. Também é possível degustar cafés especiais. Um barista está disponível para compartilhar técnicas sobre preparo de cafés especiais.

Texto: Ascom/ IFSULDEMINAS – Reitoria
Data: 20/12/2018