Enem 2018

Primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) acontece neste domingo, 04 de novembro

As provas do Enem 2018 ocorrerão nos dias 4 e 11 de novembro. Pelo segundo ano consecutivo, os exames serão aplicados em dois domingos. Tirar as notas exigidas e ingressar em uma instituição de ensino superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é o principal motivo que levam mais de 3 milhões de estudantes a fazerem o exame.As provas serão aplicadas em dez estados e no Distrito Federal. Começam às 13h30, pelo horário de Brasília. Porém, é preciso ficar atento, porque exatamente no dia da primeira prova, em 4 de novembro, entra em vigor o horário de verão. A dica é dormir uma hora mais cedo na véspera do exame.

A nota do Enem também pode ser usada como critério de acesso aos cursos superiores no Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMNAS), do total de vagas ofertadas, 30 % delas são reservadas ao ingresso via Sisu. O Ministério da Educação também aproveita o desempenho dos candidatos no Enem para distribuir as bolsas de estudo nas universidades particulares, por meio do Programa Universidade para Todos (Prouni), e para preencher as vagas do Financiamento Estudantil (Fies).

Os estudantes devem ficar atentos ao que ter em mãos na hora da prova. É necessário levar caneta esferográfica de tinta preta e fabricada em material transparente e documento oficial de identificação original com foto. Para não ter problemas, leve mais de uma caneta. Também é recomendado levar água e pequenos lanches, como barras de cereais. O cartão de confirmação é importante para os estudantes vejam as informações sobre os locais de provas, mas não é obrigatório apresentá-lo. Aqueles que ainda não acessaram, podem verificar aqui: https://enem.inep.gov.br/participante. O cartão contém informações como número de inscrição, endereço do local onde o aluno fará as provas, número da sala e outros detalhes como a língua estrangeira escolhida pelo candidato – inglês ou espanhol. Antigamente, o MEC enviava estes cartões pelos Correios, mas, para economizar, optou somente pela versão digital.

Provas

No primeiro dia são as provas de linguagens, ciências humanas e redação. São cinco horas e trinta minutos de duração. No segundo dia é a vez de ciências da natureza, que compreende as disciplinas de química, física e biologia, além de matemática. São cinco horas de duração. Cada prova objetiva tem 45 questões. São, portanto, 180 questões de múltipla escolha no total. A redação deve ter o mínimo sete e no máximo 30 linhas. A redação é um texto em prosa, do tipo dissertativo-argumentativo, segundo a Cartilha do Participante do Enem 2018. São cobradas cinco competências, que recebem pontuação de 0 a 200.

São elas: domínio da norma da modalidade escrita formal; compreensão da proposta de redação; organização, interpretação de fatos e argumentos em defesa de um ponto de vista; demonstração de conhecimentos dos mecanismos linguísticos; e elaboração de proposta de intervenção. Os temas são sempre sobre assuntos de "ordem social, científica, cultural ou política", de acordo com a cartilha. No ano passado, os candidatos tiveram de escrever sobre os "Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil". Em 2016, o tema foi "Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil", e no ano anterior, "A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira".

O Enem cobra o conhecimento adquirido durante os três anos do ensino médio. É possível resolver os exercícios das provas anteriores disponíveis em http://portal.inep.gov.br/provas-e-gabaritos

Gabaritos

Os gabaritos serão divulgados até o dia 14 de novembro, segundo o Inep. Já os resultados, só em janeiro de 2019. Saiba mais: https://enem.inep.gov.br/

Texto: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS com informações do Ministério da Educação