Representantes no PJM
Estudantes do IFSULDEMINAS concorrem à vaga no Parlamento Juvenil do Mercosul representando o estado de Minas
Alunos do Ensino Médio de escolas públicas podem votar entre os dias 26 e 30 de novembro
Dois estudantes do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) concorrem à vaga do Parlamento Juvenil do Mercosul destinada ao estado de Minas Gerais. Maria Antônia Souza Gomes cursa o Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio no Campus Avançado Carmo de Minas e João Paulo Balbino é estudante do Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio no Campus Muzambinho.
A seleção dos parlamentares jovens do Mercosul entrou na 2ª fase, que caracteriza-se pela votação dos estudantes nos candidatos. Nesta etapa, todos os alunos (do 1º ao 3º ano de todos os cursos do Ensino Médio) têm a oportunidade de conhecer as propostas selecionadas e os(as) candidatos(as) de seus respectivos estados para, posteriormente, votar diretamente em seu representante. A votação será entre os dias 26 e 30 de novembro.
Conheça os alunos e os projetos
Maria Antônia teve como orientador o professor Lucas Pelissari e inscreveu o projeto “Empreendedorismo, conversa para jovem”. Já o estudante João Paulo concorre com o projeto: "'Alô, Direção!' Aplicativo para Mobile: comunicação entre Discente e Gestão Escolar" com orientação da professora Simone Villas Ferreira. No estado de Minas, foram quatro estudantes pré-selecionados para concorrer à vaga do estado no Parlamento, três deles do IFSULDEMINAS. A terceira pré-selecionada era do Campus Poços de caldas, porém não confirmou a participação no processo.
Muito articulada e motivada pelo desejo de contribuir com a região onde vive, Maria Antônia Souza Gomes, de 16 anos, é natural de São Lourenço e cursa o Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio no Campus Avançado Carmo de Minas. Incomodada com a ausência de políticas públicas para o interior de Minas, decidiu inscrever seu projeto “Empreendedorismo, conversa para jovem”, para concorrer à vaga do Parlamento Jovem do Mercosul. “Meu maior incentivo foi a possibilidade de ajudar as pessoas da minha região, discutindo problemas reais e que tem pouca visibilidade”. Ela conta que são poucas políticas voltadas para o interior do estado. “Muito se fala, mas pouco se faz”.
Determinada, a estudante teve apoio do professor de Matemática Lucas Pelissari. Maria é interessada por temas como empreendedorismo e diz que trata do assunto, “com muita tranquilidade e sensatez, pois é algo que temos que encarar, é um problema real da nossa sociedade”. Já participou de projetos para incentivar a ambição com relação ao mercado de trabalho e emprego e se envolve com outros projetos sociais e de extensão.
Mas, segundo contou, o que a motiva é estudar e discutir políticas públicas. Preocupada com o futuro, ela se divide entre o sonho de cursar Ciências Sociais ou Educação Física. Esporte é outra paixão da estudante que adora basquete e natação. Maria Antônia foi medalhista de ouro na natação disputada na etapa local dos Jogos dos Institutos Federais (JIFs) e conquistou medalha de bronze na etapa nacional.
O orientador da aluna, professor Lucas Pelissari, destaca a proatividade da estudante e a considera uma excelente representante para os jovens mineiros no Parlamento. Segundo explicou, Maria sempre foi uma estudante muito interessada em temas que vão além dos conteúdos das aulas. "Desde que a conheci, o interesse dela surgiu, por exemplo, na criação de um Grêmio Estudantil no campus e na organização de uma rádio comunitária, a partir de um projeto que eu ajudo a organizar num bairro da periferia de São Lourenço. Nas aulas, ela é sempre muito participativa e propositiva. Estabelece relações muito interessantes entre a matemática e os temas da conjuntura, sempre com destaque para as políticas públicas. Mesmo com esse engajamento, ela é uma aluna com bom desempenho nas disciplinas e consegue conciliar bem os vários projetos e atividades nas quais se envolve, com a vida acadêmica. Não tenho dúvidas de que reúne os requisitos para colocar em prática a representação do PJM, além de ser uma referência para o desenvolvimento de projetos sociais na cidade onde mora e em Carmo de Minas", contou.
“Alô Direção”
João Paulo Balbino, aluno do curso Técnico em Agropecuária do Campus Muzambinho, também concorre à vaga do Parlamento. Ele foi selecionado com o projeto "'Alô, Direção!' Aplicativo para Mobile: comunicação entre Discente e Gestão Escolar". Orientado pela professora Simone Villas Ferreira, o estudante propõe o desenvolvimento e execução de um aplicativo para dispositivos móveis (smartfones ou tablets) com a finalidade de ser um instrumento de comunicação dos alunos com a equipe gestora.
Ele explica que a proposta surgiu a partir de conversa com amigos do Instituto. “Percebi que existe uma barreira entre os alunos e a direção, não só do Instituto, mas em todas as escolas. Muitas vezes, temos dificuldade ou até mesmo vergonha de nos expressar ou conversar com a gestão escolar, por isso pensei em usarmos a tecnologia a nosso favor e desenvolver o “Alô Direção”, e com o apoio da minha orientadora, montamos o projeto e enviamos para o Parlamento Juvenil do Mercosul”.
O Aplicativo
O “Alô, Direção!” é um aplicativo para mobiles desenvolvido para conectar escola, professores e alunos em uma plataforma simples e fácil de usar. Além de promover uma comunicação rápida e dinâmica, ainda permite que diretores e coordenadores possam estabelecer as regras, os limites pré-acordados entre todas as partes envolvidas, de acordo com as realidades específicas de cada ambiente escolar, bem como exercer o controle de mensagens que se caracterizam por: falsidade ideológica, bullying virtual, perfis falsos, incitação à discriminação ou à violência de qualquer ordem, extrapolação da relação profissional entre professor-aluno, notícias falsas.
A proposta pretende preencher uma lacuna existente nesse nicho, a de ser um canal direto, informal, ágil, atraente e simples entre estudantes e gestão escolar, que ultrapasse a tarefa de mútua comunicação e/ou de ouvidoria e que diminua o tempo de acesso à informação e de resolução de problemas do dia a dia da escola. “O projeto vai trazer mais voz ao aluno, pois conseguirá fazer críticas sobre os acontecimentos e sugestões de maneiras de como resolver os empecilhos do dia a dia além de dar ideias sobre melhorias, cursos e palestras. Tenho muita expectativa para a votação e estou trabalhando nisso, quero poder representar todos os jovens no parlamento e conto com o apoio do pessoal do Ensino Médio”, disse. O aluno ainda participa de um de grupo de estudos em Alimentos e desenvolve um projeto de Extensão no Campus Muzambinho chamado 'Agroalimentar', que tem como objetivo a implantação de hortas em entidades da cidade para ajudar na nutrição e aprendizado de crianças sobre diferentes cultivos.
“Posso dizer que, desde sonhar juntos até alinhavar as possibilidades concretas e viáveis, ocorreu um salto qualitativo não somente na relação professor-aluno, mas principalmente no amadurecimento e empenho do estudante na sua relação com a escola. O João Paulo é um menino que tem muitas qualidades pessoais, acadêmicas e profissionais. Tenho certeza da sua contribuição, representando o estado e o Brasil no PJM”, disse a orientadora, Simone Villas Ferreira.
Sobre o PJM
O Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM) promove o protagonismo juvenil, contribuindo para a integração regional dos jovens parlamentares que, após discussões conjuntas, acordam e recomendam a adoção de políticas educativas que promovam uma cidadania regional e uma cultura de paz e respeito à democracia, aos direitos humanos e ao meio ambiente.
O jovem eleito para representar sua Unidade da Federação e o Brasil no PJM tem mandato de dois anos e, durante esse período, participa ativamente do processo de elaboração e divulgação da Declaração do Parlamento Juvenil, documento produzido pelo coletivo do PJM, composto pelos parlamentares juvenis de todos os países-membros e associados.
Além disso, o Parlamento Juvenil do Mercosul oferece aos jovens uma oportunidade única de expandir seus horizontes, ao mesmo tempo que fortalece o processo de integração, garantindo à nova geração a possibilidade de ser ouvida e de exercer ativamente a cidadania.
Texto: Ascom/IFSULDEMINAS - Reitoria
Data: 24/10/2018
Atualizado em: 13/11/2018
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