Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Representante no PJM

Estudante do IFSULDEMINAS concorre à vaga no Parlamento Juvenil do Mercosul representando o estado de Minas

Alunos do Ensino Médio podem votar entre os dias 19 e 23 de novembro

IMG 6672A estudante Maria Antônia Souza Gomes, do Campus Avançado Carmo de Minas, foi pré-selecionada para concorrer a uma vaga no Parlamento Juvenil do Mercosul deste ano. A aluna, que contou com a orientação do professor Lucas Pelissari, inscreveu o projeto “Empreendedorismo, conversa para jovem”. No estado de Minas, foram quatro estudantes pré-selecionados para concorrer à vaga do estado no Parlamento, dois deles do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), porém foi confirmada apenas a candidatura da aluna Maria Antônia.  

A seleção dos parlamentares jovens do Mercosul entrou na 2ª fase, que caracteriza-se pela votação dos estudantes nos candidatos. Nessa fase, todos os alunos (do 1º ao 3º ano de todos os cursos do Ensino Médio) terão a oportunidade de conhecer as propostas que foram selecionadas e os(as) candidatos(as) de seus respectivos estados para, posteriormente, votar diretamente em seu representante. A votação será neste site entre os dias 19 e 23 de novembro.

Conheça Maria Antônia e seu projeto

Clique e confira o projeto da estudante!

Muito articulada e motivada pelo desejo de contribuir com a região onde vive, Maria Antônia Souza Gomes, de 16 anos, é natural de São Lourenço e cursa o Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio no Campus Avançado Carmo de Minas. Incomodada com a ausência de políticas públicas para o interior de Minas, decidiu inscrever seu projeto “Empreendedorismo, conversa para jovem”, para concorrer à vaga do Parlamento Jovem do Mercosul. “Meu maior incentivo foi a possibilidade de ajudar as pessoas da minha região, discutindo problemas reais e que tem pouca visibilidade”. Ela conta que são poucas políticas voltadas para o interior do estado. “Muito se fala, mas pouco se faz”.

Determinada, a estudante teve apoio do professor de Matemática Lucas Pelissari. Maria é interessada por temas como empreendedorismo e diz que trata do assunto, “com muita tranquilidade e sensatez, pois é algo que temos que encarar, é um problema real da nossa sociedade”. Já participou de projetos para incentivar a ambição com relação ao mercado de trabalho e emprego e se envolve com outros projetos sociais e de extensão.

Foto 3Mas, segundo contou, o que a motiva é estudar e discutir políticas públicas. Preocupada com o futuro, ela se divide entre o sonho de cursar Ciências Sociais ou Educação Física. Esporte é outra paixão da estudante que adora basquete e natação. Maria Antônia foi medalhista de ouro na natação disputada na etapa local dos Jogos dos Institutos Federais (JIFs) e conquistou medalha de bronze na etapa nacional.   

O orientador da aluna, professor Lucas Pelissari, destaca a proatividade da estudante e a considera uma excelente representante para os jovens mineiros no Parlamento. Segundo explicou, Maria sempre foi uma estudante muito interessada em temas que vão além dos conteúdos das aulas. "Desde que a conheci, o interesse dela surgiu, por exemplo, na criação de um Grêmio Estudantil no campus e na organização de uma rádio comunitária, a partir de um projeto que eu ajudo a organizar num bairro da periferia de São Lourenço. Nas aulas, ela é sempre muito participativa e propositiva. Estabelece relações muito interessantes entre a matemática e os temas da conjuntura, sempre com destaque para as políticas públicas. Mesmo com esse engajamento, ela é uma aluna com bom desempenho nas disciplinas e consegue conciliar bem os vários projetos e atividades nas quais se envolve, com a vida acadêmica. Não tenho dúvidas de que reúne os requisitos para colocar em prática a representação do PJM, além de ser uma referência para o desenvolvimento de projetos sociais na cidade onde mora e em Carmo de Minas", contou.

Sobre o PJM

LogoO Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM) promove o protagonismo juvenil, contribuindo para a integração regional dos jovens parlamentares que, após discussões conjuntas, acordam e recomendam a adoção de políticas educativas que promovam uma cidadania regional e uma cultura de paz e respeito à democracia, aos direitos humanos e ao meio ambiente.

O jovem eleito para representar sua Unidade da Federação e o Brasil no PJM tem mandato de dois anos e, durante esse período, participa ativamente do processo de elaboração e divulgação da Declaração do Parlamento Juvenil, documento produzido pelo coletivo do PJM, composto pelos parlamentares juvenis de todos os países-membros e associados.

Além disso, o Parlamento Juvenil do Mercosul oferece aos jovens uma oportunidade única de expandir seus horizontes, ao mesmo tempo que fortalece o processo de integração, garantindo à nova geração a possibilidade de ser ouvida e de exercer ativamente a cidadania.

Texto: Ascom/IFSULDEMINAS - Reitoria

Data: 24/10/2018

 

registrado em: ,

Ouça a Federal FM 

 

Fim do conteúdo da página