Página inicial > Últimas notícias > Notícias Gerais > Encontro de Agroecologia

Encontro de Agroecologia

1º Encontro Regional de Agroecologia do Sul de Minas (Era) reúne mais de 150 pessoas na cidade de Poço Fundo

Debater questões relevantes para a Agroecologia e promover o desenvolvimento regional no âmbito da agricultura familiar, do meio ambiente, da certificação participativa, do gênero e da educação do campo foi um dos objetivos do 1º Encontro Regional de Agroecologia do Sul de Minas (Era).

O evento realizado em Poço Fundo, na Comunidade Rural da Cachoeirinha, nos dias 25 e 26 de abril, recebeu mais de 150 pessoas. Além dos agricultores e agricultoras, estiveram presentes produtores e técnicos do Movimento sem Terra (MST) e de outros movimentos sociais, estudantes e professores do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), da Universidade Federal de Alfenas (Unifal), representantes de várias instituições e associações, como a EMATER.

Promovido pela Cooperativa de Agricultores Familiares de Poço Fundo (COOPFAM) e pela Orgânicos Sul de Minas, o encontro proporcionou espaços para a construção de uma rede de agroecologia do Sul de Minas e contou com o apoio do IFSULDEMINAS, por meio do Núcleo de Estudos em Agroecologia e Entomologia Raiz do Campo, do Campus Inconfidentes (NEA Raiz do Campo), que contribuiu com a organização do evento inserindo nas discussões pautas importantes no cenário nacional da Agroecologia. Também teve apoio do Núcleo de Estudos em Agroecologia (NEAs), do Campus Machado.

Segundo dados da Articulação Nacional de Agroecologia (ANA), no estado de Minas Gerais, há uma rica história de participação e mobilização das organizações da sociedade civil e consumidores na construção de espaços ativos de interlocução com o governo do estado sobre políticas para agricultura familiar, agroecologia e segurança alimentar e nutricional. Assim, o encontro possibilitou troca de experiências, compartilhamento de aprendizados, discussão de resultados das políticas públicas para a agricultura familiar, para os povos indígenas e comunidades tradicionais e visibilidade pública à agenda política do movimento agroecológico junto aos governos e à sociedade.

Segundo informações do NEA Raiz do Campo, do Campus Inconfidentes, a primeira edição do ERA no Sul de Minas foi um preparatório para o IV Encontro Nacional de Agroecologia (ENA), que acontecerá entre os dias 31 de maio e 03 de junho de 2018 em Belo Horizonte. Com o lema “Agroecologia e Democracia Unindo Campo e Cidade”, o IV ENA discutirá os vínculos e as necessidades para que essa ligação entre cidade e campo, dentro do âmbito da democracia, possa fortalecer o movimento agroecológico em todo o país. Este grande Encontro está sendo preparado em todo país, a partir dos Encontros Regionais, os ERAs.

Atividades

Já no primeiro dia do encontro, foram criados grupos de discussões das principais temáticas, também foram levantados questionamentos e houve também momentos de interação para conhecimento das diversas realidades da agroecologia do Sul de Minas. O reitor do IFSULDEMINAS, professor Marcelo Bregagnoli, esteve presente na abertura do evento, junto com o pró-reitor de Extensão, professor Cléber Ávila Barbosa, e o prefeito de Poço Fundo, Renato de Oliveira. À noite, após um jantar agroecológico, os participantes prestigiaram um momento cultural com apresentações do Grupo Mirim de Congo, música caipira, música de cultura regional, folia de reis, maracatu, entre outras representações culturais da nossa região.

No segundo dia, foi preparada uma Feira Agroecológica na Praça da Prefeitura de Poço Fundo. O momento contou com a participação de crianças das escolas da rede pública de ensino, que presentearam o público com apresentações culturais, da população e das autoridades do município. Os estudantes do NEA Raiz do Campo colaboraram com uma tenda de troca de sementes crioulas da Casa de Sementes “Mãe Terra”.

O NEA Raiz do Campo agradeceu a oportunidade de participar do evento em busca de fortalecer e valorizar o desenvolvimento regional, da agricultura familiar, agricultura orgânica e agroecológica. “Estamos nos preparando para representar o Sul de Minas no IV ENA, contribuir para ampliar as alianças e estreitar o laços da rede agroecológica, com base na segurança alimentar, na democracia e na agroecologia, unindo cidade e campo. A participação do NEA Raiz do Campo busca também fortalecer os processos de formação de profissionais comprometidos com a sustentabilidade e com a qualidade de vida na região”, disse Felipe Staboli, integrante do Núcleo.

Texto: Ascom - IFSULDEMINAS - Reitoria com informações do Núcleo Raiz do Campo e da professora Leda Fernandes

Fotos: Núcleo Raiz do Campo

Data: 03/05/2018