Evento Internacional

Seminário internacional discute os desafios do ensino agrícola na atualidade

IFSULDEMINAS apresenta experiência da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica

Foto 6Nos dias 19 e 20 de abril, o reitor do Instituto Federal do Sul de Minas, professor Marcelo Bregagnoli, esteve em Santiago do Chile, representando o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) durante o Seminário do Ensino Técnico Agrícola França - América Latina: os desafios da formação agrícola para enfrentar os desafios de um mundo em mudança.

O evento foi coordenado pelo Ministério da Agricultura e Alimentação da França com apoio da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO). O convite para representar o Brasil no seminário foi feito em função da atuação do reitor na Câmara de Educação do Campo do Conif.

Na abertura do evento, foram abordados diversos desafios, entre eles como conquistar os jovens para o ensino agrícola na atualidade, esclarecendo que a formação nessa área não é algo do passado, mas sim do futuro; produzir alimentos mais saudáveis e de forma sustentável; cuidados com o meio ambiente; redução do uso de agroquímicos; intercâmbios e experiências com setor agrícola do Brasil; além do exemplo da fazenda-escola como centro de transferência tecnológica.

Para enriquecer o seminário e contribuir com as discussões, representantes do Brasil, Chile, Colômbia e Cuba apresentaram suas experiências no ensino agrícola. A intermediação foi conduzida pelos franceses, responsáveis pela organização do evento.

Foto 7Bregagnoli falou sobre educação agrícola na Rede Federal, verticalização do ensino, e missões internacionais. Abordou o funcionamento das unidades agrícolas, aulas práticas, projetos em prol da sustentabilidade e agroecologia e pesquisas aplicadas e ligadas ao campo. Compartilhou também a experiência do IFSULDEMINAS com a realização da Olimpíada Brasileira de Agropecuária (OBAP), que já está em sua oitava edição, e a partir deste ano, passa a ser uma competição internacional.

Após a apresentação, os países participantes se mostraram interessados em fazer parceria com o Brasil. “Foi perceptível a ansiedade do grupo francês em fortalecer as relações com a Rede Federal”, comentou Bregagnoli.

Cooperação França/Brasil – Diversas possibilidades de parceria entre a França e o Brasil foram levantadas durante o Seminário. Uma das ações propostas foi a articulação entre os países para oferta de cursos de Idiomas. Com a parceria entre a Embaixada Francesa, no Brasil, e o Conif, será possível ofertar cursos de francês nos institutos federais. Assim como os institutos poderão ofertar cursos de português aos franceses, durante os meses de julho, agosto e setembro, aqui mesmo no Brasil. Conforme explica o reitor,” tais ações de capacitação em ambas línguas fariam parte de um ‘preparatório’ para o Fórum França/Brasil, que será sediado pelo nosso país, em 2019”.

A comunidade francesa já possui um programa, o International Civic Service, para realização de missões em outros países e pelo qual também recebem estudantes estrangeiros. Podem participar jovens com idade entre 18 e 25 anos para execução de projetos em diversas áreas temáticas, dentro de um prazo médio de seis a nove meses, visando a melhoria das condições de vida das comunidades atendidas. Com a cooperação entre Brasil e a França, será possível selecionar 15 estudantes das instituições da Rede Federal que terão direito a alojamento, refeições e uma bolsa mensal de 463 euros pagos pelo Governo Francês. Às instituições brasileiras responsáveis pelos estudantes, caberão o custeio das passagens e do seguro viagem internacional.

A cooperação entre os países para oferta de estágio aos estudantes foi outra proposta levantada, o que seria interessante para os franceses, considerando que no país faltam aulas práticas.

Texto: Assessoria de Comunicação do IFSULDEMINAS.

Data: 25/04/2018

registrado em: ,