Página inicial > Últimas notícias > Notícias Gerais > Processo eleitoral 2018

Processo eleitoral 2018

Conselho Superior homologa resultado das eleições de reitor e diretores-gerais

Documentação será enviada para análise do Ministério da Educação e posteriormente para aprovação do presidente da República

Conselho Superior em reunião no Campus Poços de CaldasO Conselho Superior do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS), órgão máximo da instituição, homologou na manhã de quarta-feira, 18 de abril, o resultado do processo de consulta à comunidade para escolha dos novos dirigentes. A homologação, feita de forma unânime, ocorreu durante reunião ordinária realizada no auditório do Campus Poços de Caldas. O ato chancela o pleito deflagrado em 20 de dezembro de 2017 e organizado pela Comissões Eleitorais, durante os meses de janeiro, fevereiro, março e abril. Também ratifica a escolha da comunidade escolar, que definiu, nos dias 26, 27 e 28 de março, o reitor e os diretores-gerais dos campi Inconfidentes, Machado, Muzambinho, Passos, Poços de Caldas e Pouso Alegre que terão mandato para os próximos quatro anos.

Os subsídios para a homologação da eleição foram apresentados pelo presidente e vice-presidente da Comissão Eleitoral Central, servidores Giovane José da Silva e Honório Morais Neto, respectivamente. Eles mostraram o resultado da votação, detalhando todo o trabalho logístico realizado para que, além dos servidores, todos os alunos de cursos presenciais e a distância pudessem participar (clique aqui e veja a apresentação). Foram montadas 182 seções, distribuídas entre os oito campi, Reitoria e polos espalhados em cidades do interior de Minas e São Paulo.

Servidores Honório e Giovane apresentaram os números da eleiçãoConforme explicou Honório Neto, 352 urnas de lona foram utilizadas. Elas vieram do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG), que as cedeu especialmente para a realização das eleições no IFSULDEMINAS. Também explicou que todos os candidatos tiveram oportunidade de gravar vídeos, em formato padrão, nos quais puderam enviar mensagem aos alunos dos cursos EAD. A gravação foi realizada no estúdio de TV da Reitoria.

No total, 572 servidores contribuíram com a organização das eleições, trabalhando como membros da comissão eleitoral, fiscais, mesários ou dando apoio nas diversas etapas. “A comunidade participou ativamente desse processo, que trouxe muitas ideias, diálogo e, acima de tudo, respeito. Nossa instituição sai muito fortalecida dessas eleições, sai maior do que entrou”, avaliou o reitor substituto, professor Cleber Barbosa, que presidiu a reunião do Conselho Superior.

Contra o resultado das eleições, divulgado preliminarmente em 29 de março, não foram apresentados recursos, sendo confirmada, portanto, a escolha dos seguintes dirigentes para o mandato 2018/2022:

Marcelo Bregagnoli

Diretor-geral do Campus Inconfidentes
Luiz Flávio Reis Fernandes

Diretor-geral do Campus Machado
Carlos Henrique Rodrigues Reinato

Diretor-Geral do Campus Muzambinho
Renato Aparecido de Souza

Diretor-Geral do Campus Passos
João Paulo de Toledo Gomes

Diretor-Geral do Campus Poços de Caldas
Thiago Caproni Tavares

Diretora-geral do Campus Pouso Alegre
Mariana Felicetti Rezende

Com as eleições homologadas via resolução do Conselho Superior, a documentação será enviada agora para o Ministério da Educação, em Brasília, onde vai ser analisada pela Coordenação-geral de Desenvolvimento de Pessoas da Rede Federal e submetida à aprovação do ministro. Se aprovada, passa para o encaminhamento à Casa Civil, onde será apreciada pelo presidente da República. A finalização do processo, que se encerra com a nomeação do reitor no Diário Oficial da União, é prevista para o mês de agosto.

Acesse a página das eleições

Assista à transmissão da reunião do Consup

Texto: Ascom Reitoria

Fotos: Ascom Campus Poços de Caldas