Concurso de desenho

Inscrições abertas para o II Concurso de Desenhos para escolha da Identidade Visual da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2018

- Edital

- Retificação

Poster edital retificado 1O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), visando a ampliação da participação em 2018, e em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), lançou o edital para o II Concurso de Desenhos para Escolha da identidade visual da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2018.

Coordenado pelo Museu Itinerante Ponto UFMG, o objetivo do concurso é selecionar e premiar o desenho que representará a identidade visual da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2018, estimulando a criatividade e a divulgação da ciência no Brasil. A identidade visual selecionada será utilizada nos documentos, mídias, portais, materiais gráficos de divulgação da SNCT 2018. Com o tema “Ciência para a Redução das Desigualdades”, o concurso visa selecionar os primeiros 10 desenhos para participar da exposição na galeria do site da SNCT 2018.

Participação

A seleção é destinada aos alunos do ensino fundamental, médio e do ensino profissionalizante de escolas públicas e privadas. As inscrições são gratuitas e estão abertas até o dia 05 de abril de 2018. Os desenhos devem ser enviados exclusivamente pelo site: http://snct.museu.cp.ufmg.br/ em arquivo único de formato ZIP, com tamanho máximo de 10 Mb, contendo a ficha de inscrição com o respectivo desenho. Cada concorrente só poderá participar com um desenho. Consideram-se aptos a submeter as propostas: professores, diretor, vice-diretor ou coordenador pedagógico das instituições e alunos regularmente matriculados. Os autores ou responsáveis deverão preencher e encaminhar os formulários anexos para envio do material.

Os critérios para o julgamento dos desenhos pela Comissão Julgadora são: criatividade, fidelidade ao tema, aplicabilidade, originalidade, comunicabilidade e qualidade. Os 10 desenhos que obtiverem o maior número de pontos na 1ª fase estarão classificados para a votação popular que elegerá o desenho vencedor no site: http://snct.museu.cp.ufmg.br/ e serão expostos em uma galeria no site da SNCT 2018. O aluno vencedor terá o seu nome divulgado no site e nos eventos relacionados às atividades da SNCT 2018, será premiado com uma viagem à Brasília durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2018 para participar da cerimônia de abertura do evento, com direito a um acompanhante; bem como, será presenteado com um notebook, um kit científico e o certificado de participação.

O período oficial da 15ª SNCT será de 15 a 21 de outubro de 2018 e terá como tema: “Ciência para Redução das Desigualdades”. Este tema deverá servir de base para a criação dos desenhos do certame. O tema foi inspirado na Agenda 2030 e seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Sobre a semana

O objetivo da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é aproximar a Ciência e Tecnologia da população, promovendo eventos de divulgação científica em todo o País por meio de linguagem acessível à população, são apresentados meios inovadores que estimulem a curiosidade e motivem a população a discutir as implicações sociais da Ciência, além de aprofundarem seus conhecimentos sobre o tema.

Texto: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS com informações do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações
20/03/2018

registrado em: ,