Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Volta às Aulas

 IFSULDEMINAS recebe calouros e veteranos para início do semestre letivo de 2018 

Desde a última semana, tiveram início as atividades acadêmicas do primeiro semestre letivo de 2018 do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS). Os primeiros campi a receberem os calouros e veteranos foram Inconfidentes e Três Corações (cursos técnicos integrados e subsequentes), no dia 29 de janeiro. Um dia depois, 30 de janeiro, foi a vez dos alunos do 2º e 3º anos dos cursos técnicos de Três Corações e os do Campus Muzambinho começarem os estudos. Já nesta semana, no dia 05 de fevereiro, os campi de Carmo de Minas, Machado, Passos e Pouso Alegre iniciaram as atividades.E por fim, no dia 15 de fevereiro, o Campus Poços de Caldas dará as boas-vindas aos estudantes. 

Recepção nos campi

No dia 29 de janeiro, o ano letivo teve início no Campus Inconfidentes. No período da manhã, aconteceu um café reunindo docentes, técnicos administrativos e colaboradores. Em seguida, foi realizada uma reunião com os professores. As aulas tiveram início no período da tarde. Os alunos do primeiro ano do Técnico em Agrimensura foram recepcionados com uma apresentação do curso, a partir de suas disciplinas. O servidor do Campus Inconfidentes, Marcos Roberto dos Santos, e o colaborador Alcinério Santos, mais conhecido como China, compartilharam com os alunos suas experiências de vida, acadêmica e profissional dentro da área de técnico em agrimensura. Em seguida, foi realizada uma visita aos laboratórios de Topografia e Geodésia, de Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento, nas salas de aulas e na sala da coordenação, para que os alunos tivessem mais conhecimento sobre o setor. Os demais cursos terão apresentações especiais para os alunos ingressantes, assim que for finalizado o processo de matrícula. 

Isabela Maia de Assis, 14 anos, moradora da cidade de Inconfidentes, contou que sua expectativa é aprender o máximo de conteúdo que puder. “Quero aprofundar mais na área de exatas e conseguir um bom desenvolvimento da minha capacidade de conhecimento para, quando terminar o curso, ir para uma boa faculdade e ter um bom trabalho”, disse a aluna do primeiro ano do curso Técnico em Agrimensura. O coordenador-geral de Assistência ao Educando, Lindolfo Ribeiro da Silva Júnior, contou que serão realizadas reuniões com os alunos ingressantes e seus pais, com o objetivo de explicar o funcionamento da Instituição, as normas, o sistema de notas e sobre o acompanhamento que o setor faz dos alunos. Nesse ano, serão três reuniões, a primeira do Técnico em Agropecuária (19/02), a segunda do Técnico em Informática (20/02) e, por fim, do Técnico em Alimentos e Técnico em Agrimensura (21/02). 

IMG 20180131 WA0035Em Três Corações, diversas atividades foram realizadas para recepcionar os 150 novos alunos que ingressaram nos cursos técnicos integrados e subsequentes, com a colaboração dos integrantes do Grêmio Estudantil. Os novos alunos participaram de visitas guiadas aos diversos setores do campus; atividades na Biblioteca; apresentação do Coral “Vozes dos Corações”; projetos musicais (Acorde e Musique-se); Grupo de Teatro Marmelado; teatro e palestra “Quem me roubou de mim”; sessão de cinema com filme escolhido pelos alunos; mostra de filmes produzidos por alunos veteranos, entre outras atividades.

Para Livia Souza de Melo, aluna de Administração Integrado “aqui é o melhor lugar para que eu possa ter sucesso profissional de pessoal e acredito que no IFSULDEMINAS terei grandes realizações”.

O início do semestre letivo foi bastante agitado no Campus Machado para receber os quase 450 novos ingressantes e demais veteranos. No técnico são 245 jovens. No superior, outros 196. Porém, mais 84 vagas das faculdades aguardam o preenchimento via SISu. Durante todo o dia pais, responsáveis e estudantes percorreram as dependências da instituição para obter informações, alojar-se e finalizar as atividades de ingresso. Segundo o coordenador-geral de Assistência ao Educando, Sérgio Luiz Santana, uma das novidades foi a mudança nos alojamentos. “Havia uma demanda de 58 meninas e somente 33 vagas. Assim, fizemos a troca e conseguimos alocar todas as solicitações com o mesmo conforto e qualidade. O alojamento masculino transformou-se no feminino e vice-versa. No masculino, ingressaram outros 45 estudantes. No superior, 13 das 22 vagas oferecidas já foram preenchidas. 

DSC 0900

Na parte da tarde, os calouros foram reunidos no Espaço Sociocultural e Salão Azul. Lá, diretores, coordenadores e técnicos passaram todas as informações necessárias sobre o funcionamento da instituição. A caloura machadense Kamilly Vitória Arnaldo Santos, 15, vai fazer o técnico em informática. “Acho muito legal estar aqui. Espero que seja um ótimo período e que eu seja muito feliz. Estou ansiosa para começar logo”.

No Campus Passos, mais de 800 estudantes, entre calouros e veteranos, iniciaram o ano letivo nessa segunda-feira, 05 de fevereiro. As boas-vindas aos alunos foram divididas em duas etapas: às 7h, para os cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio e para o Superior de Ciência da Computação; às 19h, para os cursos Técnicos Subsequentes e Superiores. Pela manhã, a recepção ficou a cargo da direção, dos professores e dos servidores dos setores de ensino, pesquisa e extensão. Os alunos assistiram ao vídeo institucional, receberam orientações diversas e visitaram as instalações do campus. Depois, cada coordenador de curso, em suas respectivas salas, aproveitou para comentar questões específicas e tirar dúvidas.

A caloura do curso Técnico Integrado em Produção de Moda, Ivy Lara Costa, aprovou as instalações do campus, considerou tudo “bem espaçoso e diferente das escolas onde estudou”, e comentou sobre as expectativas em relação aos estudos. “Espero que seja um ano produtivo, sem recuperações e também sem faltas”.

Já o veterano Ícaro Lima, matriculado no último ano do Técnico Integrado em Comunicação Visual, imagina que terá uma carga maior de estudos, em razão dos processos seletivos que virão pela frente. Por isso, já se planejou. "Acho importante revisar os conteúdos dos anos anteriores. Então, estou procurando chegar em casa e revisar as matérias que tive mais dúvidas, assim não ficará tão puxado nas semanas de provas. Espero que, nesse ano, possamos finalizar da melhor maneira possível, conseguindo o máximo de conhecimento na sala de aula para colocar em prática no vestibular que se aproxima".

inicio aulas 36Já no Campus Pouso Alegre, os veteranos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio chegaram primeiro e passado a empolgação do reencontro com os amigos, eles receberam as orientações no auditório e ainda produziram cartazes de boas-vindas para os calouros. Em seguida, todos se reuniram em um café, os ingressantes foram recebidos ao som dos alunos do projeto “Musicalidade” e também participaram de uma atividade de integração: a caça ao tesouro, na qual os alunos deveriam trabalhar em equipe e procurar um prêmio escondido em algum lugar da escola. Os calouros dos cursos técnicos integrados ainda receberam as orientações e conheceram os professores. Já na parte da tarde, foi a vez dos ingressantes dos cursos superiores serem recebidos e a noite as boas-vindas foram para os alunos dos cursos técnicos subsequentes.

“O início ou retorno das aulas é um momento de grande expectativa da família, professores, alunos e do campus como um todo. Ao longo do ano, os alunos enfrentarão uma maratona de estudos e terão pouco tempo para conhecer outras turmas e outros cursos dentro do próprio Campus. Nesse sentido, nada mais propício do que atividades de integração para marcar o espírito de união e cooperação que deve haver na turma e entre todos nós”, disse o coordenador de ensino, Marcel Freire da Silva.

Em Carmo de Minas, a recepção também foi realizada em dois horários. Na parte da manhã a coordenadora do Ensino Médio integrado ao Técnico em Informática, Siméa Ceballos, recebeu os alunos, destacou a obrigatoriedade da dedicação aos estudos e a importância de cada um para o campus. Os alunos do 2º e 3º Ano deram as boas-vindas e explicaram a rotina do campus. Logo após, o diretor-geral, João Olympio, e o diretor de Ensino Pesquisa e Extensão, Luiz Gustavo, falaram sobre a Instituição e as responsabilidades de ser um aluno do Instituto Federal.

1

No turno da noite, a coordenadora de Extensão, Michele Martins, organizou a recepção dos alunos e atividades de retorno. O diretor-geral, João Olympio, e o diretor de Ensino Pesquisa e Extensão, Luiz Gustavo, também deram as boas-vindas, falaram sobre a importância dos estudos e da oportunidade de ter uma educação de qualidade. As coordenadoras dos Cursos Técnicos em Administração e Alimentos, Michele Martins e Lilian Vanessa, em conjunto com os professores presentes, apresentaram os cursos e se colocaram à disposição dos alunos.

Para aluna do curso Técnico em Administração, Giovana Yukie Fujikawa, " fomos acolhidos carinhosamente. Como veterana do técnico de administração presenciei uma união calorosa dos demais alunos aos receberem os novatos. O diretor João Olympio se posicionou como aluno e contou sua experiência no Instituto, todos os demais professores reunidos ao dar uma pequena introdução ao campus, foram encorajados pelos seus alunos por meio de palmas mostrando o quanto são queridos por nós. Tivemos um pequeno relato de experiência dos alunos que haviam passado pelos cursos de administração e alimentos. Todas essas histórias serviram de motivação aos novos alunos. Esse foi o momento em que todos os alunos se tornaram um só, onde não havia nem começo e nem fim, apenas um novo caminho para ambos."

Texto: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS
07/02/2018

Carmo de Minas

Inconfidentes

Machado

Passos

Pouso Alegre

Três Corações

 

Texto: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS
07/02/2018

 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página