Consulta à Comunidade

Processo eleitoral para escolha de reitor e diretores-gerais é deflagrado no IFSULDEMINAS

Votação acontecerá em março nos polos, campi e Reitoria

Confira o Edital 1/2018!

A Comissão Preparatória do Processo Eleitoral (CPPE) do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) torna público o edital que deflagra o processo eleitoral para consulta aos cargos de reitor do IFSULDEMINAS e diretores-gerais dos campi de Inconfidentes, Machado, Muzambinho, Passos, Poços de Caldas e Pouso Alegre. Os eleitos terão mandato entre os anos 2018-2022.

O documento estabelece o cronograma do processo de consulta eleitoral definindo o período para registro de candidaturas, impugnações, recursos, campanha eleitoral, votação e divulgação do resultado do pleito. O edital também oficializa as regras e requisitos para pleitear aos cargos de reitor e diretores-gerais; indica quem tem direito a voto e explica como se dará o processo de votação e a apuração dos resultados.

Candidaturas

Segundo o edital, o registro de candidatura ocorre nos dias 08 e 09 de fevereiro. Os candidatos devem apresentar, nesse intervalo, a documentação que comprove os requisitos necessários para concorrer aos cargos, preencher a ficha de inscrição para o cargo de reitor ou diretor-geral, fazer a declaração de não impedimento e prestar as demais informações descritas no edital. A análise dos documentos ficará por conta das comissões eleitorais.

As campanhas eleitorais estão autorizadas no período de 08 a 23 de março e seguem as regulamentações da Resolução do CONSUP nº 077, de 20 de dezembro de 2017. A resolução também normatiza o procedimento para a interposição de recursos e o credenciamento de fiscais pelas comissões eleitorais.

Eleições

O processo de consulta à comunidade acontece por meio de votação secreta e uninominal e será dividido em três dias. Os eleitores dos polos votarão nos dias 26 e 27 de março; já nas unidades, as eleições ocorrerão em 28 de março.

Tem direito a voto os servidores (docentes e técnicos-administrativos) em exercício na data do pleito e os alunos matriculados até o dia 28 de fevereiro. O discente poderá votar apenas uma vez, independentemente da quantidade de matrículas em cursos e campi do IFSULDEMINAS. Caso o aluno encontre-se matriculado em dois campi distintos, ele poderá escolher o local de sua votação, por meio de formulário.

Já o servidor que se encontrar também na condição de discente terá direito a voto apenas na condição de servidor.

Resultados

O processo de apuração será iniciado após o encerramento do pleito e os resultados, divulgados pela comissão eleitoral central dia 29 de março. Ao Conselho Superior (Consup), serão encaminhados o relatório sobre o pleito e todos os materiais relativos ao processo de eleição direta.
Cabe ao Consup, a análise de possíveis recursos contra o resultado final, a homologação e a publicação do resultado oficial das eleições em reunião ordinária dia 18 de abril.

Acompanhe!

As etapas, notícias e documentos relativos ao processo de consulta à comunidade aos cargos de reitor e diretores-gerais dos campi serão publicados no site do IFSULDEMINAS, no endereço eletrônico: https://portal.ifsuldeminas.edu.br/index.php/eleicoes-no-ifsuldeminas

Texto: Ascom/ Reitoria IFSULDEMINAS
Data: 22/01/2018