Página inicial > Últimas notícias > Notícias Gerais > Doações ao IFSULDEMINAS

Doações ao IFSULDEMINAS

IFSULDEMINAS amplia frota com doação vinda de outros órgãos federais

Em 2017, reitoria e campi receberam cerca de R$ 750 mil em bens

O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) recebeu, no final de dezembro de 2017, a doação de cinco veículos: três caminhonetes vindas da Alfândega do Porto de Santos/SP e dois carros que pertenciam à Agência Brasileira de Inteligência, a ABIN. Para conseguir as doações, o IFSULDEMINAS se inscreveu em editais de desfazimento de bens ociosos lançados por aqueles dois órgãos no ano passado. Tais editais são de ampla concorrência nacional e abertos aos entes públicos.

IMG 1014

A estratégia de inscrever o Instituto em seleções deste tipo é uma alternativa em face de orçamentos cada vez mais restritos e determinações governamentais que proíbem a aquisição de veículos por órgãos federais desde 2016, como aponta o pró-reitor de Administração, Honório José de Morais Neto. “Atualmente, o único modo de conseguirmos aumentar a frota do IFSULDEMINAS é por meio de doações. Esses bens chegaram em ótima hora, pois, com o crescimento exponencial de nossa instituição e as altas demandas internas, precisamos estar bem equipados, inclusive na questão do transporte”, esclarece o pró-reitor.

O reitor Marcelo Bregagnoli enfatiza a política do IFSULDEMINAS em procurar parcerias para impulsionar a captação de recursos a fim de que a instituição preste, cada vez mais, um serviço de qualidade ao público. “Em tempos de crise e rearranjo organizacional, temos que buscar alternativas para a manutenção e ampliação das ações. A parceria com empresas e órgãos públicos para aquisição de equipamentos são cruciais para a instituição. A Pró- Reitoria de Administração tem se empenhado na busca dessas alternativas e sua real eficiência para a comunidade”, destaca.

Veja a descrição dos veículos doados ao IFSULDEMINAS em dezembro de 2017:

- 3 caminhonetes Nissan Frontier 4x4 / ano 2005 no valor de R$ 77.522,00 (cada uma)

- 1 automóvel Gol / ano 2002 no valor de R$ 11.957,68

- 1 automóvel Santana / ano 2004 no valor de R$ 14.104,77

Total: R$ 258.628,45

Destino

IMG 1021A gestão analisa para quais projetos e unidades os veículos serão destinados. Porém, ainda não há uma data para que os carros comecem a rodar pelos campi. Antes disso, eles passam por uma revisão mecânica, como explica o coordenador de Patrimônio, Almoxarifado e Transportes, Reginaldo de Oliveira. “Quando recebemos um bem, vindo de doação, é nossa obrigação executar o transbordo dele. O Instituto arcou com os custos do guincho para o transporte das caminhonetes, que estavam na cidade de Santos, e dos carros, no Rio de Janeiro. Além disso, como os veículos estavam ociosos em seus órgãos de origem e ficaram algum tempo parados em pátios, depois que os trouxemos para Pouso Alegre eles foram levados para uma oficina a fim de deixá-los em perfeito estado de uso. Com o transporte e a revisão, a estimativa é gastar ao todo até R$ 30 mil. Um custo relativamente pequeno perto do valor destes patrimônios, tanto financeiro quanto pela utilidade deles”, afirma.

Com as doações, o IFSULDEMINAS passa a contar com uma frota de 101 veículos para transporte de passageiros.

Outras doações de 2017

A Delegacia da Receita Federal de Poços de Caldas doou para o IFSULDEMINAS, em dezembro de 2017, equipamentos de informática, telefonia e pneus (objetos de apreensões do órgão). O patrimônio foi avaliado em R$ 7.527,00.

Campus Machado

O campus também foi contemplado em editais de desfazimento e obteve doações diretas de órgão públicos. Por estes meios, foram recebidos 50 computadores (vindos do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região), três automóveis (dois Sienas e um Santana) para o transporte de passageiros (da ABIN) e um gerador (da Receita Federal de Poços de Caldas). O valor total dos bens é de cerca de R$ 120.000,00.

Campus Passos

A instituição, que também se inscreveu em editais dessa natureza ao longo do ano passado, conquistou automóveis e equipamentos para laboratórios de rádio e de informática; bens avaliados em R$ 190.661,22. Confira aqui a reportagem feita na época.

Campus Pouso Alegre

O Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região doou 150 computadores completos ao campus em maio. Os equipamentos, avaliados em R$ 162.000,00, substituíram os computadores dos laboratórios de informática e ainda devem compor uma sala de estudo auxiliada por computador para os alunos, que está sendo planejada pela diretoria de ensino. Acesse a reportagem completa.
Além disso, o Campus Pouso Alegre também foi contemplado em um edital de desfazimento e recebeu uma Kombi / ano 1989, vinda da ABIN, com valor de R$ 5.035,64. Ela já está no local e funciona transportando cargas institucionais.

Texto: Ascom/ IFSULDEMINAS - Reitoria

Fotos: IFSULDEMINAS