Página inicial > Últimas notícias > Notícias Gerais > Aprovação de regulamento

Aprovação de regulamento

Conselho Superior realiza última reunião do ano e aprova o regulamento para escolha de dirigentes

Reunido no Campus Pouso Alegre, no dia 20 de dezembro, o Conselho Superior do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) realizou o último encontro do ano, com a aprovação de importantes resoluções para a instituição. Dos 40 conselheiros titulares, 31 estiveram presentes na reunião, que ocorreu no edifício construído para atender aos cursos técnicos de Edificações e Segurança do Trabalho e também ao curso superior de Engenharia Civil.

Presidida pelo reitor Marcelo Bregagnoli, a reunião foi iniciada com as boas-vindas do diretor-geral do campus, Marcelo Bottazini, que explicou os motivos de sediar a reunião no local. “Aproveitamos a oportunidade para mostrar este edifício aos conselheiros”. O prédio, que está em uso desde o ano passado, possui oito salas de aulas, laboratórios com modernos equipamentos, gabinete para 26 docentes, além de áreas para realização de projetos e demonstrações.

A reunião teve prosseguimento com a pontuação de várias ações realizadas ao longo do ano. De acordo com o reitor, o IFSULDEMINAS conseguiu executar 100% de seu orçamento 2017, após pleitear junto à Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC) a liberação da parte que estava contingenciada. Segundo Bregagnoli, isso só foi possível graças aos números do IFSULDEMINAS apresentados no MEC, que mostraram uma gestão eficiente e comprometida com a oferta de educação gratuita e de qualidade.

Em 2017, o IFSULDEMINAS também foi destaque ao ser apontado como a instituição com o menor índice de evasão escolar da Rede Federal, de acordo com pesquisa realizada entre todas as 41 instituições. Além disso, foi citado no ranking GreenMetric, que mede as ações de sustentabilidade realizadas por instituições de ensino de todo o mundo. O IFSULDEMINAS foi a única instituição da Rede Federal a estar presente na listagem. Entre as instituições públicas brasileiras, foi considerado a terceira mais sustentável.

Regulamento aprovado

Durante a reunião do Consup, também foi debatido pelos conselheiros o regulamento que vai reger o processo de consulta direta à comunidade para escolha de dirigentes do IFSULDEMINAS (reitor e diretores-gerais dos campi Inconfidentes, Machado, Muzambinho, Passos, Poços de Caldas e Pouso Alegre). Revisado pelo Ministério da Educação, o documento organiza o calendário do processo, define as regras de candidatura e estabelece de que forma a consulta ocorrerá.

Pela resolução aprovada, após a publicação do edital das eleições, previsto para o dia 22 de janeiro, haverá um cronograma no qual o registro de candidatos será realizado nos dias 8 e 9 de fevereiro de 2018. O período de campanha ficou compreendido entre os dias 8 e 23 de março. Já a votação ocorrerá nos dias 26 e 27 de março, nos polos EAD, e no dia 28, na Reitoria e nos campi. A homologação do resultado oficial das eleições está prevista para o dia 18 de abril, quando o Conselho Superior voltará a se reunir em reunião ordinária.

Além de aprovarem o regulamento, os conselheiros deflagraram oficialmente o processo com a escolha dos membros para a Comissão Preparatória do Processo Eleitoral (CPPE). Foram designados via portaria os docentes Luciano Pereira Carvalho e Giovane José da Silva, os técnicos administrativos Sissi Karoline Bueno da Silva e Guilherme Antônio Poscidônio Vieira Camilo, e os discentes Guilherme Vilhena Vilas Boas e Taciane Aline de Bem. Eles fazem parte da comissão que está responsável pela elaboração do edital de consulta à comunidade e também pela constituição das comissões eleitorais locais e central.

Clique e acesse a Resolução nº 77/2017, com a íntegra do regulamento das eleições.

Texto: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS

28/12/2017