Qualidade de Café

Finalistas da 14ª edição do Concurso de Qualidade de Cafés de Minas Gerais recebem premiação

Produtores finalistas do concurso posam com a premiação Nesta segunda-feira, 04 de dezembro, em uma solenidade realizada no Palácio Tiradentes, em Belo Horizonte, foram entregues as premiações da 14ª edição do Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais. O reitor do Instituto Federal do Sul de Minas, professor Marcelo Bregagnoli, participou da cerimônia de encerramento do concurso, junto com o professor do Campus Machado, Leandro Paiva. A cerimônia contou também com a presença do secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Pedro Leitão, representando o governador Fernando Pimentel.

O IFSULDEMINAS é um dos organizadores do concurso, junto com a Emater-MG, com o Governo de Minas por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, com a Universidade Federal de Lavras (UFLA) e com a Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Faepe). Todas as provas para seleção dos finalistas foram realizadas no Centro de Excelência do Café que pertence ao Campus Machado.

O Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais é promovido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais e da Emater-MG, em parceria com a Universidade Federal de Lavras (Ufla), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas e a Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Faepe).

Este é o maior concurso do país que, neste ano, recebeu 2.060 inscrições, o maior número da história do certame. Ao longo do processo, os jurados provaram mais de 24,6 mil xícaras da bebida e selecionaram 33 finalistas, divididos em duas categorias: Café Natural e Café Cereja Descascado, Despolpado ou Desmucilado.
Em discurso, o secretário Pedro Leitão afirmou que, apesar da crise financeira no Estado e no país, a agropecuária e a cafeicultura estão ajudando no desenvolvimento do Estado.

“Hoje é um dia de festa, de celebração. A cafeicultura dá uma resposta ao Estado e ao Brasil. Através da política pública, Minas está avançando no café, dando mais oportunidades e renda para o trabalhador. O governador Fernando Pimentel tem grande carinho pela cafeicultura e é um grande incentivador, assim como todo o seu governo”, disse, reforçando ainda a tradição e “qualidade imponente” do café mineiro.
Qualidade

Reitor Marcelo Bregagnoli e Fernando Barbosa (representante do Conselho de Café da Amog) e o finalista João Onofre da Silva posam para fotoO Café Natural é aquele que, após ser colhido, passa por um processo de lavagem e é levado para secar. Já nos outros sistemas, os cafés são lavados e há uma separação dos frutos verdes e secos dos frutos maduros. Depois, eles passam por um descascador para só depois seguir para secagem. No caso dos cafés despolpados e desmucilados, há ainda uma fase onde o produto passa por um tanque de fermentação.

Minas Gerais conta com quatro regiões produtores de café, todas representadas no concurso: Sul de Minas, Chapada de Minas, Cerrado Mineiro e Matas de Minas. Todos os cafés finalistas do concurso atingiram o mínimo de 84 pontos, de acordo com as normas da Associação Americana de Cafés Especiais (SCAA). As análises físicas e sensoriais foram feitas no Centro de Excelência do Café, em Machado, no Território Sul.

Premiação e mulheres

03 DSC 9175 1O lote dos cafés classificados em primeiro lugar, nas duas categorias, será vendido por mil dólares a saca de 60kg. Cada lote conta com cinco sacas. A compra está garantida pela Atlantica Coffee. Os demais finalistas, que obtiveram nota a partir de 84 pontos, também poderão vender o café com ágio, caso seja do interesse do cafeicultor. Os valores foram definidos em edital, de acordo com cada pontuação.

Os três primeiros colocados em cada categoria das quatro regiões produtores também receberam prêmio em dinheiro. Os cafeicultores que conquistaram a maior nota em cada região produtora ganharam uma viagem técnica guiada pela Atlantica Coffee a um tradicional país produtor de café, onde visitarão propriedades produtoras. Todos os finalistas do concurso recebem um certificado. Durante a cerimônia, foi entregue a medalha Mulher Empreendedora no Café a Sebastiana de Oliveira Faria, de Espera Feliz.

Também participaram do evento o presidente da Epamig, Rui Werneck, o controlador-geral de Minas Gerais, Eduardo Martins de Lima, entre outras lideranças do setor.

Vencedores

Categoria Natural