Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas notícias > Notícias Gerais > Dia de Combate à Poluição
Início do conteúdo da página

Dia de Combate à Poluição

Reitoria do IFSULDEMINAS comemora o Dia de Combate à Poluição com bate-papo sobre Coleta Seletiva 

Servidores estão reunidos no auditório da Reitoria para participar de palestra.A Comissão de Plano de Gestão de Logística Sustentável (PLS) da Reitoria realizou nessa segunda-feira, 14 de agosto, no Auditório, um bate-papo com a presidente da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Pouso Alegre (ACAMPA), Maria Rodrigues. Em comemoração ao Dia de Combate à poluição e como forma de conscientização dos servidores, o problema ambiental foi tema de discussão e foram elencadas ações que possam ser realizadas no dia a dia de maneira a contribuir com a redução da poluição.

O tema em questão foi a coleta seletiva e como ela contribui para a preservação do meio ambiente. Dona Maria Rodrigues, presidente da ACAMPA,  explicou que a coleta auxilia na reciclagem de diversos tipos de materiais que seriam descartados em lixões e aterros sanitários, como plástico, papel, vidro, metais, orgânico. Sem a separação não é possível reciclar nenhum material que é recolhido pelo serviço de coleta de lixo urbano realizado pelas prefeituras.

Ela comentou que em Pouso Alegre é gerado por dia 170 toneladas de resíduos, sendo 70% reciclável, 20% orgânico e 10% que vai direto para o aterro sanitário. “O material reciclado contribui para o combate à poluição, pois são os que demoram muito tempo para se decompor. Já coletamos até 40 toneladas/mês de material, ou seja, 23% do lixo produzido na cidade.”

Servidora do IFSULDEMINAS faz o descarte de material em uma caixa ao participar de uma dinâmica de grupo.Participou também do encontro, Éder Araújo, membro do Projeto Novo Ciclo, que tem como objetivo a implantação e o fortalecimento dos programas de coleta seletiva solidária, a capacitação técnica, educação ambiental, mobilização social e a criação da Cooperativa da Rede Regional Sul de Minas. Ele comentou que, “o bate-papo foi muito interessante, rico e produtivo pelo fato de estarmos em contato com os servidores que são parceiros. Foi importante ouvir opiniões para construirmos juntos alternativas de avanço no trabalho e também para fortalecer a parceria com a associação, que é de grande relevância. O Instituto reconhece a importância do trabalho dos catadores e faz diferença nesse contexto”. 

De acordo com servidora Pâmela Oliveira, participante da Comissão de Plano de Gestão de Logística Sustentável (PLS) da Reitoria, “o crescimento das cidades propiciam que diversos tipos de poluição aumentem e, por isso é importante a contribuição de todos os cidadãos. Por meio da coleta seletiva, podemos combater a poluição do solo e da água. Ao separar os resíduos orgânicos dos recicláveis, contribuímos para a geração de renda dos catadores de materiais recicláveis e também para a preservação do meio ambiente”. Além do bate papo, os servidores presentes no encontro participaram de uma dinâmica na qual deveriam direcionar alguns resíduos nas lixeiras corretas.

Sustentabilidade na Reitoria

Mulheres da Acampa descarregam sacos de lixo da caminhonete do IFSULDEMINAS na sede da associação.A Reitoria realiza a coleta seletiva. Faz a separação dos resíduos úmidos e secos e semanalmente o lixo é retirado pelo caminhão da Prefeitura e encaminhado para a ACAMPA. Também faz a coleta de lixo eletrônico (pilhas e baterias) por meio de um convênio com o Inatel e separação da borra de café, sendo que a geração em uma semana de borra é de aproximadamente 36 kg e o material é enviado ao Campus Inconfidentes para produção de adubo orgânico. Os servidores podem trazer também o resíduo reciclável produzido em casa para o Instituto. Somente para a separação dos materiais recicláveis foi construído um cômodo de e 5 m2 (localizado no térreo do prédio da DTIC). Plásticos, tampas, potes, embalagens pet (refrigerantes, óleo, vinagre, leite, etc), frascos de produtos, vidros, copos descartáveis, papel, papelão, latinha de alumínio, entre outros materiais são considerados recicláveis.

Dona Maria Rodrigues destacou que a parceria com o Instituto é muito importante para a associação, “a nossa parceria com o IFSULDEMINAS é muito importante, já estamos trabalhando em conjunto há cinco anos e esperamos que isso se prolongue e seja ainda mais forte para que possamos buscar mais soluções ambientais para o município de Pouso Alegre. Pequenas ações podem gerar muitas mudanças, como, por exemplo, se cada servidor trouxer seu material reciclável de casa para a Reitoria, isso ajudará a associação e o meio ambiente.”

"A partir da discussão levantada no encontro, sentimo-nos provocados a melhorar a coleta seletiva da Reitoria, especialmente em fomentar ações que colaborem pela separação do óleo de cozinha, da geração de compostagem e da bituca de cigarro. Sabemos que para contribuir com o combate à poluição, diversas ações são necessárias, pretendemos sistematicamente criar um plano de gerenciamento de resíduos. Criamos como meta sensibilizar pelo menos 80 % dos colaboradores para que comecem a realizar a coleta seletiva em suas residências, o desafio é grande, a luta é constante. Por fim, pretendemos, ampliar nossa parceria com a ACAMPA e com o Projeto Novo Ciclo para que possamos aprimorar nossos estudos com o objetivo de estender aos moradores de Pouso Alegre”, comentou Pâmela Oliveira, integrante do PLS da Reitoria.

Dia de combate à poluição

O Dia de Combate à Poluição é comemorado em 14 de agosto e visa alertar a população a respeito dos riscos decorrentes da alteração do meio ambiente. Podemos fazer nossa parte com atitudes muito simples, tais como:

- Separar o lixo orgânico e reciclável;

- Evitar o uso de sacolas plásticas;

- Reutilizar embalagens sempre que possível;

- Evitar utilizar o carro, preferindo sempre caminhadas, bicicletas e transporte público;

- Não jogar lixo nas ruas;

- Não realizar queimadas;

-Sempre que possível levar o óleo utilizado na cozinha para postos de coleta apropriados, entre outros.

Texto: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS
15/08/2017

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página