UNEVOC

Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica amplia a atuação internacional

Conselho das instituições da Rede é representante do Centro Unevoc/Unesco

O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) se tornou um dos membros do Centro Internacional para a Educação Profissional e Tecnológica (Unevoc), que pertence à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). O Centro Unevoc atua para o desenvolvimento da educação técnica e profissional. Além das conferências gerais, que reúnem países de todo o mundo, a instituição promove encontros regionais para discussão de desafios comuns, compartilhamento de boas práticas e proposição de iniciativas para o fortalecimento da educação técnica e profissional.

O Conif teve o primeiro contato com o Unevoc em 2014, porém o diálogo para representar a organização foi retomado durante a 40ª Reunião dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec), realizado em Vitória. No entanto, a formalização só ocorreu após a participação do Conif em um Workshop promovido no Paraguai. O evento voltado a países da América Latina teve o objetivo de compartilhar experiências educacionais em comunidades rurais. Os reitores dos institutos federais do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), Marcelo Bregagnoli, e Fluminense (IFF), Jefferson Manhães de Azevedo, representaram o Conselho na ocasião. Organizado pela Fundação Paraguaia, com apoio do Ministério da Educação daquele país, o encontro ocorreu nos dias 8 e 9 de novembro.

Em uma reunião realizada nos dias 10 e 11 do mesmo mês, foram debatidas ações que deverão ser implementadas pelo grupo de países representantes do Cluster América Latina do Unevoc, como Colômbia, Equador, Uruguai, México e Chile, com a intenção de fortalecer a educação profissional, atendendo as metas de desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU). A formação continuada de professores foi identificada como desafio comum entre os países. Também foi proposta a construção conjunta de um programa de mobilidade para docentes.

Com o ingresso do Conif como membro do Unevoc, há a possibilidade de expansão da atuação do Conselho, e da ampliação dos processos de cooperação e de intercâmbio internacionais e ainda abre perspectivas para o desenvolvimento de ações conjuntas que promovam resultados relevantes para o aumento da qualidade da educação profissional em todo o mundo.

A parceria com o Unevoc converge com as principais diretrizes do Conif para a internacionalização, incluindo a promoção da integração regional, a utilização da cooperação internacional como instrumento para o incremento de políticas públicas de Educação Profissional e a disseminação de experiências exitosas a partir de ações multilaterais.

Sendo representante de uma Rede tão grande e diversa, o Conif atua para contribuir com o Unevoc no compartilhamento de experiências; na realização de Fóruns (virtuais e presencias) que promovam a interação entre os coordenadores das cinco regiões, notadamente da sub-região América Latina e Caribe; na sistematização de dados referentes à Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica; na interlocução com representantes de instituições internacionais e instituições brasileiras; e na promoção das atividades do Unevoc.

Clique aqui para acessar a página do Unevoc.

Texto: Ascom/IFSULDEMINAS com informações da Assessoria do Conif

Data: 31/03/2017