Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Agricultura Familiar

Seminário da Embrapa discute Inovação na Agricultura Familiar

Reitor do IFSULDEMINAS fala sobre as ações da instituição

foto11

Na terça-feira, 28 de março, o professor Marcelo Bregagnoli, reitor do IFSULDEMINAS, participou do Seminário de Inovação na Agricultura Familiar no Brasil, que teve início na mesma data e terminou ontem (30),  em Pelotas, Rio Grande do Sul. Trata-se de uma ação inédita organizada pelo Programa Cooperativo para el Desarrollo Tecnológico Agroalimentario y Agroindustrial del Cone Sur (Procisur), da Casa Civil da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (SEAD).

O evento contou uma programação variada, painéis de debate, mesas-redondas, apresentação de experiências da interação ensino, pesquisa, Ater e agricultoras e agricultores. O objetivo foi abordar aspectos sobre Teoria e prática da Inovação na Agricultura Familiar, Experiências de Inovação na AF e proporcionar um momento para Dialogar e pactuar conceitos e metodologias envolvendo o assunto.

O reitor Marcelo Bregagnoli, atual coordenador da Câmara de Educação do Campo do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal (Conif), participou do debate sobre “Inovação na Agricultura Familiar”, junto à representante Procisur, Cecília Gianoni; do representante da Rede Ecovida de Agroecologia, Ademir Amaral; e da professora da UFRGS, Flávia Charão, com a moderação de Waldyr Stumpf.

Na ocasião, o reitor Marcelo Bregagnoli falou sobre a capilaridade da Rede Federal e sua similaridade com a Embrapa que resultou no convênio envolvendo a Secretaria de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Setec/MEC), o CONIF e a EMBRAPA, visando a criação conjunta de cursos de especialização técnica, publicações e materiais adaptados ao ensino técnico, cursos e capacitação na modalidade de Educação a Distância (EaD), na realização de eventos como a Olimpíada Brasileira de Agropecuária (OBAP) e na criação do Polos de Inovação na área de Agropecuária.

Bregagnoli ainda ressaltou o papel da Rede Federal na busca por alternativas que contemplem os excluídos e menos favorecidos da sociedade. “Esse é o caso dos agricultores familiares, carentes de informações técnicas (extensão no sentido mais amplo), capacitação na área de gerenciamento e acesso às informações. É necessário fazer esse atendimento atrelado às ações propostas no convênio com a Embrapa, reforçando o potencial da Rede Federal nos projetos de extensão que atuam com agricultura familiar. Temos forte atuação na Educação do Campo, algo que só a Rede Federal faz no país. 

Durante o primeiro dia de evento, os participantes puderam realizar uma caminhada para conhecer os trabalhos de pesquisa de base ecológica desenvolvidos na EEC e sua infraestrutura. O destaque do segundo dia do Seminário foram as apresentações de vivências na inovação na Agricultura Familiar. Foi organizada uma mesa-redonda para discutir sobre abordagens metodológicas de inovação na AF, além de discorrer sobre o Plano Nacional de Inovação na AF (PNI). Ao longo do dia, serão feitas uma amostragem das experiências de interação ensino, pesquisa, Ater e agricultoras e agricultores.

Sobre o evento

foto12O Seminário pretende acompanhar e integrar as ações da agenda de trabalho programadas no Plano Nacional de Inovação e Sustentabilidade. Um dos diferenciais está na sua formatação, já que estão sendo apresentadas práticas relativas à formação e capacitação de agentes multiplicadores, bem como de intercâmbio de conhecimentos que originaram as inovações à Agricultura Familiar nas cinco grandes regiões do Brasil. Na Região Sul foram executadas várias atividades do Plano de Inovação como as oficinas de multiplicadores e o lançamento e incorporação de novas tecnologias nos sistemas produtivos da Agricultura Familiar. Foi realizada a capacitação de mais de cinco mil agricultores no Centro de Capacitação do Agricultor Familiar (CECAF), nas dependências da Embrapa, lembrou o chefe da Área de Transferência de Tecnologia, João Carlos Costa Gomes. Outro aspecto fundamental dos debates foi a possibilidade de se articular redes sóciotécnicas e aprimorar a relação ensino-pesquisa-extensão-agricultores, considerou o coordenador do evento, Daniel Aquini, da Embrapa Clima Temperado. Ele completou ao falar que será debatido sobre a implementação de políticas públicas que possam atender melhor aos diversos públicos da Agricultura Familiar.

O Seminário reúne visitantes de outras localidades da Embrapa no país. Traz também contribuições dos representantes da Associação Brasileira de Agroecologia (ABA), da Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG), do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), da Emater/RS-Ascar, da Rede Ecovida de Agroecologia, do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) e das Universidades Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Nacional de Brasília (UnB).

Apoio do IFSULDEMINAS ao agricultor familiar

O IFSULDEMINAS desenvolve importantes projetos que contemplam o agricultor familiar, como o Projeto de Fortalecimento da Agroecologia e Produção Orgânica nos SPG e OCS brasileiros (Proapo), em parceria com o Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA), que visa a ampliação do número de agricultores no Cadastro Nacional de Produtores Orgânicos. Outro exemplo é a importante atuação da instituição junto ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PNAE). Atualmente, o Instituto promove cursos aos servidores da rede pública de ensino para a gestão do PNAE com foco na aquisição de produtos da agricultura familiar.

Em uma iniciativa pioneira, o IFSULDEMINAS em parceria com outros institutos federais, a Embrapa, Setec/MEC, CONIF e com a Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé (Cooxupé) está debatendo a criação de um Polo de Inovação em Cafeicultura. A ação conjunta assume uma posição de liderança na inovação do setor agropecuário, dada a estreita relação com os arranjos produtivos locais, a exemplo da cafeicultura. A parceria com a Cooxupé, maior cooperativa de café do mundo, com 84% de cooperados oriundos da agricultura familiar, demonstra o compromisso do IFSULDEMINAS com o desenvolvimento e inovação do setor.  

 Texto: Ascom/IFSULDEMINAS - Reitoria com informações do Portal da Embrapa 

Data: 31/03/2017

 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página