Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas notícias > Dia Mundial da Água
Início do conteúdo da página

Dia Mundial da Água

IFSULDEMINAS participa de evento em comemoração ao Dia Mundial da Água

19Nesta quarta-feira, 22 de março, comemora-se o Dia Mundial da Água. Para marcar a data, o Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) promove e apoia ações com o objetivo de gerar a conscientização desse bem tão imprescindível para a população. No Campus Muzambinho, foi realizado um evento com estudantes dos cursos técnicos em Agropecuária, Informática e Alimentos. Organizado pela Comissão de Meio Ambiente do campus, a programação contou duas palestras, uma delas proferida pelo engenheiro agrônomo do Instituto Estadual de Florestas (IEF), Luiz Carlos, e a outra ministrada pelo diretor de Desenvolvimento Institucional do IFSULDEMINAS, Paulo Roberto Ceccon, que falou sobre o projeto Conservador das águas e sobre o IF SOLAR. Logos após, estudantes do campus e da rede municipal fizeram o plantio de árvores. 

Dia da agua Chua FrenteAinda nesta semana, 24, acontece a 5º Edição do Dia Mundial da Água promovido pela empresa Chuá – Soluções Hidráulicas com o apoio do Instituto. O evento será realizado na Praça Senador José Bento, em Pouso Alegre, das 9h às 17h. A programação traz diversas iniciativas, palestras ministradas por ambientalistas, biólogos, técnicos em economia da água e gestores ambientais, além de vídeos educativos e brincadeiras direcionadas às crianças.

Um espaço para divulgação das ações do Instituto será montado no local, onde também acontecerá a coleta de pilhas e baterias em parceria com o Campus Machado. Além disso, o professor Olímpio Gomes, do Campus Pouso Alegre, ministrará uma palestra abordando "A importância da água". A empresa Alba Energia Solar apresentará o projeto sobre geração de energia elétrica a partir da radiação solar. Neste ano, o tema que guia os debates do Dia Mundial da Água é a coleta, tratamento e reúso de águas residuais, ou seja, da água descartada pela indústria, comércio, residências e agropecuária. A conscientização sobre a urgência da economia deste recurso natural e como utilizá-lo adequadamente o é uma das principais metas do dia. 

Ações do IFSULDEMINAS

No IFSULDEMINAS, há várias iniciativas e projetos para economizar água. Por meio de um sistema de reaproveitamento da água das chuvas, o Campus Pouso Alegre reduz significativamente o consumo na unidade. No Campus Inconfidentes, projetos ambientais de extensão contribuem com o uso consciente dos recursos. Em Passos, um projeto interdisciplinar mobilizou e sensibilizou os alunos para o consumo racional da água. Uma estação de tratamento de esgoto e de água, usina hidrelétrica e um laboratório de hidráulica e irrigação do Campus Muzambinho contribuem para a sustentabilidade. Já em Machado, uma estação de captação de águas pluviais viabiliza o reúso da água. 

Na Reitoria do Instituto, também existe um sistema de captação de água das chuvas para reutilização, em uma caixa d'água subterrânea são armazenados 40.000 litros de água para uso em vasos sanitários e torneiras externas de irrigação do jardim. No ano de 2016, foi realizada uma campanha para conscientização do consumo no Instituto. A ação contou com a distribuição de 2.400 adesivos nas unidades do IFSULDEMINAS para serem fixados em locais estratégicos, visando tanto a economia de água, quanto de energia elétrica e descarte correto do lixo eletrônico.

Origem do Dia Mundial da Água

O Dia Mundial da Água foi instituído pela Organização das Nações Unidas – ONU, por meio da resolução A/RES/47/193 de 21 de fevereiro de 1993, determinando que o dia 22 de março seria a data oficial para comemorar e realizar atividades de reflexão sobre o significado da água para a vida na Terra. Neste mesmo dia, a ONU lançou a Declaração Universal dos Direitos da Água, que apresenta entre as principais normas: A água faz parte do patrimônio do planeta; A água é a seiva do nosso planeta; Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados; O equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos; A água não é somente herança de nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores; A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo; entre outros.

agua2017

Texto: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS
22/03/2017

Dia Mundial da Água no Campus Muzambinho

Ações do IFSULDEMINAS




 

registrado em:
Fim do conteúdo da página