Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas notícias > Encontro com prefeitos
Início do conteúdo da página

Encontro com prefeitos

ascom

 

IFSULDEMINAS recebe representantes de mais de 50 municípios do Sul de Minas e interior de São Paulo

Encontro com Prefeitos apresentou propostas no âmbito da Educação a Distância, Extensão e Sustentabilidade  

Na tarde da última quarta-feira, 15 de março, o Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) promoveu o Encontro com Prefeitos. O evento teve como objetivo fortalecer o diálogo entre a instituição e representantes dos municípios a fim de firmar parcerias para a oferta de cursos de capacitação, criação de novos polos de Educação a Distância, atividades de extensão e ações de sustentabilidade. Representantes de mais de 50 municípios marcaram presença no evento que teve início às 13h, no auditório do Campus Pouso Alegre.

Para compor a mesa de honra, foram convidados o reitor do IFSULDEMINAS, Marcelo Bregagnoli; o diretor-geral do Campus Pouso Alegre, Marcelo Carvalho Botazzini, representando todos os diretores-gerais do IFSULDEMINAS; o prefeito de Pouso Alegre, Rafael Simões, representando todos os prefeitos presentes; o Capitão do 14º Grupo de Artilharia de Campanha Pouso Alegre, Senhor Castro; e o Coronel da 17ª Região da PMMG, Cássio Antônio Fernandes

Em um primeiro momento, o reitor Marcelo Bregagnoli deu as boas-vindas aos participantes e falou sobre a importância de se manter o diálogo e aproximação do Instituto com as prefeituras a fim de promover parcerias no âmbito da educação e desenvolvimento regional, "tão importante quanto apresentar a instituição e as oportunidades de ensino, extensão e sustentabilidade, foi realizar essa ação integradora com os responsáveis pelas administrações públicas municipais do sul do Estado de Minas e algumas prefeituras de São Paulo, servindo para estreitar laços, compartilhar problemas e soluções. Para 2018 pretendemos fazer uma ação similar para verificar a efetivação das proposiçoes do encontro. Ficou muito evidente, através das conversas no final do evento, que o IFSULDEMINAS faz muita diferença para o desenvolvimento sustentável da comunidade regional."

Convênio de cooperação técnica para o Plano de Conservação da Mantiqueira

IMG 2156Em seguida, foi realizada a assinatura do convênio entre o Instituto e a Fundação de Apoio à Pesquisa Agrícola, União Internacional para Conservação da Natureza; o instituto de conservação da natureza, The Natyre Conservancy (TNC); o Word Resources Institute (WRI); a Fundação SOS Mata Atlântica; a Agência Nacional de Águas e o município de Extrema. Com a parceria, o Instituto oferecerá suporte técnico e logístico no desenvolvimento de metodologia pra a execução do Plano Conservador da Mantiqueira, na área de influência da Serra da Mantiqueira, por meio dos campi de Inconfidentes, Machado, Muzambinho, Passos, Poços de Caldas, Pouso Alegre e dos campi avançado de Carmo de Minas e Três Corações. 

Polos Presenciais de Educação a Distância

Dando continuidade às ações realizadas no período da manhã, quando secretários de Educação dos municípios que já possuem Polo Presencial de Educação a distância do IFSULDEMINAS se reuniram com o pró-reitor de Ensino, Carlos Alberto Machado Carvalho, e com diretor de Educação a Distância, Giovane José da Silva, para alinhar ações e formalizar parcerias. Os secretários fizeram a assinatura de um Protocolo de Intenções para o Termo de Cooperação entre o Instituto e as prefeituras. O diretor de Educação a Distância afirmou que, “o Termo de Cooperação Técnica construído coletivamente e com grande envolvimento dos agentes garantirá a segurança jurídica, a clareza na atribuição das responsabilidades e, sobretudo, o maior envolvimento da sociedade". 

Educação a Distância, Extensão e Sustentabilidade

Os temas apresentados aos prefeitos abordaram a Educação a Distância, projetos de Extensão e Sustentabilidade. Giovane José da Silva, diretor de Educação a Distância, iniciou as apresentações. Ele falou sobre a Rede e-Tec Brasil e quais requisitos as prefeituras precisam atender para se tornar parceiras do IFSULDEMINAS e como ter um polo da Rede e-Tec Brasil, entre outros.

Para tratar sobre as ações de extensão, foi convidado o pró-reitor Cléber Ávila Barbosa que falou apresentou o projeto Expedição IFSULDEMINAS. Ele explicou que, “o programa busca implementar ações de extensão voluntárias nas cidades do Sul de Minas Gerais, fomentando o diálogo entre a instituição e as comunidade locais. Por meio da participação de estudantes e servidores do IFSULDEMINAS, o projeto busca promover a integração social com as populações dessas regiões, construindo coletivamente soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável e ampliem o bem – estar da população.” O pró-reitor mostrou as atividades que já foram realizadas e desafiou os prefeitos a realizarem o projeto em suas cidades. 

IMG 2240

Cléber também falou também sobre o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Ele destacou que os parceiros demandantes são responsáveis por identificar a necessidade de cursos de educação profissional e realizar a mobilização e seleção de candidatos em seu âmbito de atuação. E, ensinou o passo a passo para as prefeituras solicitarem o Pronatec para seus municípios.

Para finalizar as temáticas, Paulo Roberto Ceccon, diretor de Desenvolvimento Institucional, falou sobre as ações de sustentabilidade do IFSULDEMINAS com ênfase no Projeto IFSolar. De acordo com ele, “tudo começou em 2016, quando o reitor Marcelo Bregagnoli apresentou o projeto ao Conselho Nacional das instituições da Rede Federal (Conif) e à Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC). Mais de 15 institutos de diferentes regiões do Brasil aderiram ao processo.

No total, foram licitadas 82 usinas fotovoltaicas que somaram o investimento de aproximadamente R$ 41 milhões. O diretor ainda explicou que a energia solar é limpa e renovável, portanto apresenta muitas vantagens para o meio ambiente e para a saúde das pessoas, já que não emite gases poluentes ou outros tipos de resíduos. Cada sistema proposto gerará em média 104,88 MWh por ano. Desse modo, cada usina instalada evitará a emissão de 30.608 quilogramas de dióxido de carbono (CO2) ao ano no meio ambiente. "O encontro foi uma forma de divulgar as ações sustentáveis do IFSULDEMINAS para vários prefeitos e secretários de meio ambiente. Com esta ação espera-se que eles busquem a partir de agora replicar os conhecimentos adquiridos com nosso apoio, principalmente, em relação à energia solar. Além de economizarem com suas contas de energia elétrica, eles evitarão a emissão de toneladas de CO2 no meio ambiente", disse Paulo Roberto. 

Depoimentos e expectativas

O prefeito do município de Poço Fundo, Renato Ferreira, contou que já conta com a parceria do IFSULDEMINAS e que a intenção é ampliar cada vez mais, “nós já estamos desenvolvendo várias ações com Instituto. E agora, pretendemos ampliar as atividades na área de sustentabilidade. Com ajuda da Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional, vamos fortalecer a parte de eficiência energética e sustentabilidade”.

Já o vice-prefeito de São José da Barra, André Luiz, disse que o encontro foi um bom momento para conhecerem melhor o Instituto. “Nossas expectativas com relação à educação são muito positivas. O caminho é esse, levar educação e mais desenvolvimento para nossa cidade e queremos contar com o apoio do IFSULDEMINAS”.

Para Paulo Sérgio Gornati, prefeito de Monte Santo de Minas, o evento foi proveitoso, pois encontrou uma equipe disposta a ouvir, trocar ideias e contribuir. “Fiquei muito satisfeito em participar, nossa prefeitura já conta com a parceria do IFSULDEMINAS e com a oferta de vários cursos, principalmente na área de cafeicultura. Nosso objetivo é ampliar esse leque e levar mais conhecimento para nossa população.”

Hederaldo Henrique Silva é prefeito de Boa Esperança e disse que, “já temos parceria com IFSULDEMINAS na oferta de vários cursos técnicos e queremos levar as oportunidades que estiverem ao alcance”. De acordo com ele, o mais interessante foi o projeto sobre a instalação das usinas fotovoltaicas. "Trouxemos nosso secretário do Planejamento e ele já vai entrar em contato para que possamos inserir essa iniciativa em nosso município”.

 “Entrei recentemente para a política, achei o evento muito interessante, abrindo um leque de possibilidades ao nosso município. Já vou entrar em contato e buscar parcerias com o Instituto", disse Fabrício dos Santos, prefeito de Cambuquira.

Encontro com os secretários municipais de Educação

IMG 2066Na manhã da quarta-feira, 15, também no Campus Pouso Alegre, a Pró-Reitoria de Ensino/Diretoria de Educação a Distância promoveu uma reunião com os secretários de Educação dos municípios que já possuem Polo Presencial de Educação a Distância do IFSULDEMINAS. O objetivo foi alinhar ações, esclarecer dúvidas e formalizar as parcerias. Como resultado foi realizada a assinatura de um Protocolo de Intenções para o Termo de Cooperação entre o Instituto e as prefeituras presentes.

De acordo com diretor de Educação a Distância, Giovane José da Silva, a maior novidade, recebida com entusiasmo pelos participantes, será a formação dos Comitês Gestores dos Polos no âmbito dos municípios. Por meio deles, representantes dos poderes públicos, autarquias, ONGs, movimentos sociais, sindicatos, entre outros serão consultados e estimulados a deliberar nas questões de funcionamento dos polos, abertura de cursos e vagas, garantindo o ensino a distância de qualidade e direcionado a pessoas de baixa renda, beneficiários de programas sociais, assegurados de seguro desemprego, estudantes de escolas públicas e minorias, razão de ser do programa Rede e-Etec Brasil. 

Para o diretor, “o encontro foi um marco no âmbito da educação a distância do IFSULDEMINAS, pois reuniu, em um encontro inédito, secretários de educação, representantes dos prefeitos ou mesmo coordenadores de polo, para discutirem as cláusulas que nortearão as parcerias e a oferta de cursos na modalidade EaD para os municípios”.

Para secretária de Educação de Campo Belo, Rosana Junqueira Neves Silveira, “a parceria com o Instituto é de grande importância, pois estamos conseguindo atingir um público muito bom e alunos que não tinham condições de estudar estão agora se aperfeiçoando com os cursos técnicos. Além de beneficiar estudantes em nosso município, beneficiamos também as cidades vizinhas”.

Já para Richard Guidi Doná, secretário de Educação de Inconfidentes, apesar da cidade já possuir um campus do IFSULDEMINAS ele acredita que o polo de Rede e-Tec possibilita novas oportunidades, “tem estudantes que buscam outros cursos, além dos ofertados pelo Campus e o e-Tec abre essa chance, diversifica e também divulga nossa região. A procura pelos cursos é grande”.

Pedro Roberto da Silveira é diretor Cultural de Monte Santo de Minas e representou a secretária de Educação, Maria Antônia Arantes, no evento. Foi um prazer participar do evento e levar para o município mais conhecimento e as oportunidades que o Instituto oferta. A importância do polo foi identificada, inclusive na aula inaugural, com a presença de diversos estudantes de outras regiões, distantes em até 150 km. Isso só demonstra a força e a importância do IFSULDEMINAS, juntamente com polo de Monte Santo de Minas para levar conhecimento e oportunidades a quem não tem acesso. A oferta de cursos a distância traduz as necessidades do povo brasileiro no incentivo e desenvolvimento profissional e tecnológico”.

Texto: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS
17/03/2017

Encontros com prefeitos

Encontro com secretários

registrado em:
Fim do conteúdo da página