IFSULDEMINAS na Femagri
IFSULDEMINAS marca presença com exposição de produtos e serviços na 16ª edição da Feira de Máquinas, Implementos e Insumos Agrícolas de Guaxupé
O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) marcou presença na 16ª Feira de Máquinas, Implementos e Insumos Agrícolas – FEMAGRI 2017, na cidade de Guaxupé (MG). Realizada entre os dias 08 e 10 de fevereiro, a Feira bateu recorde de público com mais de 38 mil pessoas. O evento movimentou negociações entre os produtores, cooperados, investidores e empresas e contou com a presença dos alunos do Instituto, que puderam expor os projetos as empresas juniores dos campi de Muzambinho e Machado.
Professores, alunos, servidores e integrantes da Agrifort, empresa júnior do Campus Muzambinho, organizaram o estande que contou com exames da balança de bioimpedância; exposição de um coletor de amostras de solo, desenvolvido por alunos do campus sob orientação do professor, Felipe Campos Figueiredo; degustação de doces, queijos e iogurtes “Da Escola”; exposição de cápsulas de café produzidas por alunos do Campus Machado; e ainda com a oferta de diversos cursos ministrados na carreta do E-Tec, como a palestra sobre amostragem de solo, sobre nematoide cafeeiro, sobre o uso correto da água ou ainda o debate sobre micronutrientes no cafeeiro.
Atividades
Cerca de 180 exames de Bioimpedância foram realizados durante os três dias de feira pela servidora Stéfani Reis e por alunos do curso de Educação Física. Já os cursos ministrados na carreta do e-Tec contaram com uma presença de aproximadamente 20 pessoas por horário. Durante a feira, alunos e professores tiveram a oportunidade de explicar um pouco mais sobre cada um de seus projetos para os produtores rurais e ainda concederam entrevistas para jornalistas, de diversos veículos, interessados em divulgar essas novas tecnologias e o conhecimento técnico gerado pela instituição. (Confira reportagem feita pela EPTV Sul de Minas - clique e acesse).
A oferta de cursos e a exposição de projetos, realizadas pelo IFSULDEMINAS, contribuiram diretamente com um dos objetivos da feira de levar conhecimento técnico ao produtor rural. Segundo o presidente da cooperativa, Carlos Alberto Paulino da Costa, “O conhecimento é muito importante para que o produtor conquiste seus objetivos dentro de sua propriedade. Não adianta abrirmos as portas do universo de tecnologias do nosso setor para nossos cooperados se o conhecimento não chegar até ele. Por isso, investimos em ações para que eles encontrem na Feira a oportunidade de descobrir novas informações e aplicá-las em seu dia a dia”.
Texto: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS com informações da Assessoria de Comunição do Campus Muzambinho
13/02/2017
Redes Sociais