Página inicial > PROEN > Cursos Técnicos Subsequentes EaD 2024/2º

Cursos Técnicos Subsequentes EaD 2024/2º

IFSULDEMINAS abre 800 vagas em cursos EaD

São quatro cursos técnicos subsequentes ao Ensino Médio gratuitos

O Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) está com inscrições abertas para cursos técnicos subsequentes em Administração, Cervejaria, Informática para Internet e Logística, todos gratuitos, oferecidos de forma online e com até 1 ano e meio de duração.

A seleção dos candidatos será realizada por meio de sorteio eletrônico, em 29 de agosto de 2024, e o início das aulas está previsto para o 2º semestre letivo de 2024, em data a ser definida.

No total, são 800 vagas abertas em 13 polos de apoio presencial, coordenados pelos Campi Machado e Três Corações. Os polos ficam nas cidades de Barroso, Cambuquira, Campanha, Campo Belo, Conceição do Rio Verde, Machado, Monsenhor Paulo, Monte Sião, Nova Serrana, Paraisópolis, São Bento Abade, São Thomé das Letras e Três Corações. O candidato deverá se inscrever em um desses polos, onde obrigatoriamente realizará encontros e atividades presenciais, que representam 20% da carga horária do curso.

CURSOS TÉCNICOS SUBSEQUENTES

POLOS

em Administração (EaD)

200

Barroso -  Cambuquira - Campo Belo - Conceição do Rio Verde - Monsenhor Paulo - Nova Serrana - São Thomé das Letras - Três Corações

em Cervejaria (EaD)

Machado

em Informática para a Internet (EaD)

200

Barroso - Campanha - Campo Belo - Monte Sião - Nova Serrana - Paraisópolis - São Bento Abade - Três Corações

em Logística (EaD)

200

Cambuquira - Campo Belo - Conceição do Rio Verde - Monsenhor Paulo - Nova Serrana - São Bento Abade - Thomé das Letras - Três Corações

O edital que regulamenta a seleção é o 174/2024 e o quadro de vagas completo pode ser conferido neste link.

Inscrições até 27/08!

Para ingressar nos quatro cursos técnicos subsequentes EaD, é obrigatório ter concluído o Ensino Médio até a data da matrícula. Exclusivamente para se candidatar a uma vaga no curso técnico subsequente EaD em Cervejaria, é obrigatório também ter no mínimo 18 anos de idade.

Tendo cumprido esses requisitos, o candidato deve se inscrever no período de 08 a 27 de agosto de 2024 por meio deste link, que direciona para a plataforma Gov.br, na qual o candidato deverá se cadastrar para participar deste e de qualquer outro processo seletivo do IFSULDEMINAS.

Para quem necessitar, os campi do Instituto e os polos de apoio presencial disponibilizarão computadores para realizar a inscrição. Há necessidade de entrar em contato com a Copese do campus ou com o polo de apoio para agendar o atendimento. Os contatos estão nas páginas iniciais do edital.

No ato da inscrição, o candidato deverá escolher, obrigatoriamente, o campus no qual será matriculado, o polo onde irá comparecer aos encontros presenciais e o curso que deseja realizar, de acordo com os Quadros 1 e 2 do edital.

Durante a inscrição, deve ser indicado também o tipo de concorrência escolhido: Ampla Concorrência (45% das vagas), uma das oito Ações Afirmativas (50%) ou vagas reservadas para Pessoas com Deficiência - PcD Geral (5%). Não haverá cobrança de taxa de inscrição para este processo seletivo!

Ações Afirmativas

Poderão concorrer às vagas destinadas às Ações Afirmativas os candidatos que tenham:

- cursado integralmente o Ensino Fundamental em escolas públicas;
- cursado o Ensino Fundamental em cursos regulares ou no âmbito da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA);
- obtido certificado de conclusão do Ensino Fundamental com base no resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM); Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA) ou de exames de certificação de competência, ou de avaliação de jovens e adultos realizados pelos sistemas estaduais de ensino.

Não poderão concorrer às vagas reservadas às Ações Afirmativas estudantes que tenham cursado o Ensino Fundamental integralmente, ou em parte, em escolas particulares, ainda que beneficiados com bolsa de estudos.

Para ocupar qualquer uma das vagas reservadas (Ações Afirmativas e PcD Geral), o candidato precisará comprovar que atende aos requisitos obrigatórios de cada uma das modalidades de ação afirmativa, como: escolaridade, renda e deficiência. Essa comprovação deverá ser feita no momento da matrícula por meio da apresentação de documentação específica (itens 12.5, 12.6 e 14.4 do edital). Além disso, os candidatos autodeclarados negros ou pardos serão submetidos à entrevista pela Comissão de Heteroidentificação Complementar.

Para mais informações sobre as vagas reservadas, assista aos vídeos produzidos pelo IFSULDEMINAS sobre as diferentes modalidades de Ações Afirmativas e/ou responda este quiz/questionário online.

Texto: Renata Cunha
Data: 09/08/2024