Página inicial > PROEN > Auxílio Estudantil

Auxílio Estudantil

Estudantes do IFSULDEMINAS já podem se inscrever para o Programa de Auxílio Estudantil 2016

- Edital Nº 32/2016
- Anexos do Edital - clique e acesse

Captura de tela inteira 02052016 170834Estudantes de cursos técnicos e superiores matriculados no Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) podem solicitar o auxílio estudantil do ano letivo 2016. O edital lançado por meio da Pró-reitoria de Ensino tem por objetivo identificar e selecionar os estudantes que se encontram em situação de vulnerabilidade socioeconômica e que estejam regularmente matriculados em cursos presenciais de nível técnico e de graduação.

O programa realiza uma análise socioeconômica dos estudantes e verifica se eles atendem aos critérios para concessão dos auxílios. É composto pelas seguintes modalidades: auxílio-alimentação, auxílio creche, auxílio-transporte, auxílio-material didático, auxílio-moradia, sendo que o aluno poderá receber mais de um auxílio simultaneamente.

Inscrições

Para os alunos dos campi de Inconfidentes, Machado, Passos, Poços de Caldas, Pouso Alegre e dos campi avançados de Carmo de Minas e Três Corações, o período de inscrições é a partir desta segunda-feira, 18 de julho e segue até o dia 12 de agosto. Já para os estudantes do Campus Muzambinho, as inscrições estarão abertas entre os dias 09 de agosto e 02 de setembro.

Os candidatos deverão se inscrever pelo site: auxilioestudantil.ifsuldeminas.edu.br. O primeiro passo é realizar o cadastro no sistema de Auxílio Estudantil, por meio desse cadastro poderá efetuar a inscrição e ainda deverá preencher o Questionário Socioeconômico, seguindo o passo a passo (Escolha dos Auxílios, Renda do Candidato, preenchimento do Questionário Socieconômico e preenchimento do Quadro de Familiares) e, ao finalizar, clicar no botão "Concluir e Enviar sua inscrição para Análise". Após a inscrição, o estudante deverá entregar a documentação comprobatória dentro do período de inscrições, no setor de Assistência Social do seu campus.

Ao efetivar sua inscrição, será gerado um número de Protocolo que será usado durante todo o processo do Edital. O número de Protocolo gerado deverá ser anotado no anexo V, que possui duas vias: uma deverá ser fixada no lado de fora do envelope lacrado com documentação comprobatória; já a outra via, devidamente preenchida e assinada pelo servidor que receber o envelope, deverá ser guardada pelo candidato. Esta é a única comprovação de que os documentos foram entregues dentro do prazo estabelecido no Edital. Confira a lista da documentação completa no Edital!

Seleção

A seleção será feita por meio de avaliação socioeconômica, composta por três etapas (todas eliminatórias): na primeira, o estudante faz o cadastro no Sistema do Auxílio Estudantil, com inscrição no Edital Aberto e entrega da documentação comprobatória; na segunda etapa, acontece a análise da inscrição no Sistema Auxílio Estudantil e dos documentos exigidos; já na terceira etapa, é realizada a entrevista com o candidato e, se necessário, uma visita domiciliar, por assistente social do IFSULDEMINAS.

Recurso

O estudante que interpor recurso contra o resultado de alguma das etapas do processo seletivo, disporá de 02 (dois) dias úteis, de acordo com o cronograma. Para recorrer o estudante deverá preencher o Formulário de Recurso disponível no Sistema do Auxílio Estudantil e enviar via e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou entregar na sala do Serviço Social e/ou CGAE dos campi em envelope lacrado com Anexo V (protocolo) fixado do lado de fora do envelope.

Resultados

Os inscritos deverão acompanhar sua situação no Sistema do Programa Auxílio Estudantil. A data e horário das entrevistas estarão disponíveis no sistema. O estudante selecionado para entrevista deverá se dirigir à sala do Serviço Social em data e horário já agendados para a realização da entrevista, portando as Carteiras de Trabalho originais de todos os membros da família ou cópias autenticadas e outros documentos que tenham sido solicitados na segunda etapa.

Após concluídas todas as etapas, o estudante deverá acessar o Sistema do Auxílio Estudantil para imprimir o Termo de Compromisso. Em seguida preencher, assinar e entregar na sala do Serviço Social e/ou CGAE com a cópia do cartão bancário. Contas bancárias em nome de terceiros não serão aceitas.

Cronograma para os Campi: Inconfidentes, Machado, Passos, Poços de Caldas, Pouso Alegre e o Campi Avançados Três Corações e Carmo de Minas

Abertura do Edital 18 de julho
Período de Inscrições pelo site  18 de julho a 12 de agosto
Entrega da Documentação 25 de julho a 15 de agosto