Página inicial > PROEN > V Seminário de Educação Inclusiva

V Seminário de Educação Inclusiva

Abertas as inscrições para ouvintes e minicursos do V Seminário de Educação Inclusiva do IFSULDEMINAS

- Minicursos

O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) divulga nesta segunda-feira, 16 de outubro, que estão abertas as inscrições para participação como ouvintes e para os minicursos do V Seminário de Educação Inclusiva do IFSULDEMINAS até dia 23 de outubro. Os interessados poderão se inscrever pelo endereço: https://inscricoes.ifsuldeminas.edu.br/. Os mesmos minicursos serão oferecidos em ambos os dias. Os participantes poderão eleger um minicurso para participarem no primeiro dia e optar por outro no segundo dia. Confira a programação do evento.

Publicado em: 16/10/2017

____________________________________________________________________________________

Campus Poços de Caldas sediará o V Seminário de Educação Inclusiva do IFSULDEMINAS nos dias 23 e 24 de outubro

Interessados poderão submeter trabalhos até o dia 29 de setembro

Arte com a divulgação do evento, informando que acontecerá nos dias 23 e 24 de outubro no Campus Poços de Caldas.Desde 2013, o Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) realiza o Seminário de Educação Inclusiva do IFSULDEMINAS com o objetivo de fomentar discussões sobre a inclusão escolar e educacional, incentivar a interação e a troca de experiências entre os profissionais da região. Promovido de forma itinerante, a cada ano, o evento acontece em um campus do IFSULDEMINAS. A quinta edição será sediada pelo Campus Poços de Caldas nos dias 23 e 24 de outubro. Com uma programação variada que inclui palestras, oficinas, mesas-redondas, minicursos e diversas ações, o Seminário terá como tema central “Incluir para garantir a educação como um direito de todos”.

De acordo com um dos organizadores, o psicólogo Daniel Santos de Oliveira, a escolha do tema busca ampliar a noção de inclusão enquanto um processo que contempla não apenas a educação especial, mas também uma diversidade de questões relativas a realidades que, ainda, se revelam excludentes e pertencem não apenas ao ambiente escolar, mas à sociedade como um todo.

Submissão de Trabalhos

Para possibilitar o compartilhamento de conhecimentos, a organização do V Seminário de Educação Inclusiva do IFSULDEMINAS abre inscrições para a apresentação de trabalho na modalidade pôster com Relatos de Experiência. Um resumo deverá se encaminhado em formato PDF contendo, no máximo 500 palavras, até o dia 29 de setembro de 2017. Para isso, basta acessar o endereço eletrônico: https://inscricoes.ifsuldeminas.edu.br/; selecionar a opção “Apresentação de trabalho na modalidade pôster no V Seminário de Educação Inclusiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais – IFSULDEMINAS”; clicar em “Efetuar a inscrição”; preencher os dados; finalizar o envio do formulário clicando em “Envio do trabalho em PDF”. O candidato receberá um e-mail com a confirmação do evento.

O conteúdo do relato deve ser a descrição de ações ou pesquisas desenvolvidas a partir das seguintes linhas:

- Gênero e educação;

- Educação Especial;

- Educação e relações étnico-raciais;

- Dificuldades de escolarização;

- Tecnologias assistivas;

- Inclusão de pessoas com deficiência na Educação Profissional e no Trabalho.

O autor deverá encaminhar o resumo de acordo com as normas da NBR 15437 da ABNT, contendo: título; subtítulo; autor; Informações complementares, como Identificação da instituição, programa, Unidade da Federação e agência de fomento (se houver). O trabalho deve contar também com Introdução, Metodologia, Resultados e discussão, Conclusão ou considerações e Referências.

Resultado

O resultado da avaliação estará disponível a partir de 11 de outubro de 2017. Os trabalhos aprovados deverão ser apresentados na modalidade pôster, utilIzando o modelo que será disponibilizado no site.

Confira os parâmetros para apresentação do pôster

Suporte: O pôster deve ser apresentado impresso (em papel, lona, plástico, acrílico, entre outros).

Dimensões: largura - de 60 cm até 90 cm / altura de 90 cm até 1,20m

Os trabalhos selecionados serão expostos durante todo o evento e, no dia 23 de outubro, às 13h, o autor deverá estar próximo ao pôster para apresentá-lo. Os quatro melhores trabalhos serão escolhidos para apresentação oral que acontecerá no auditório, no dia 24 de outubro, às 10h30.

Inscrições para ouvintes

As inscrições para participar do seminário (mesa-redonda, palestras e minicursos) estarão abertas em breve, com vagas limitadas.

Auxílio EVACT

Tendo em vista que as inscrições foram abertas com menos de 20 dias de antecedência e sendo o evento de responsabilidade institucional, excepcionalmente neste caso, os alunos interessados em solicitar Auxílio EVACT poderão fazê-lo até o dia 06 de outubro. Solicitações após esta data não serão aceitas em hipótese alguma.

Edições Anteriores

No ano de 2014, o Seminário de Educação Inclusiva foi realizado no Campus Machado e contou com apresentações culturais, mesas-redondas, minicursos sobre Libras, Equoterapia e Informática para deficientes visuais. Já na edição de 2015, que aconteceu no Campus Avançado Três Corações, as discussões ficaram por conta dos temas como transexuais, negros, apenados, integrantes do campesinato, entre outros. Em 2016 o evento foi sediado pelo Campus Muzambinho com o tema: “Dilemas e possibilidades: quem faz a inclusão?” a fim de promover o debate sobre a responsabilidade pela inclusão educacional, convidando família, escola e poder público a contribuírem e trocarem experiências sobre o assunto.

Texto: Ascom/ IFSULDEMINAS - Reitoria com informações da Pró-Reitoria de Ensino

Data: 19/09/2016