Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > PIBID > Publicações > Evolução - Pibid Biologia Muzambinho
Início do conteúdo da página

Evolução - Pibid Biologia Muzambinho

 

banner padrao pibid

Pibidianos: Luana Barbieri, Maélen Bento e Rafael Ceolato.

Supervisor: Ivelize Tannure Nascimento

Escola: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - Campus Muzambinho.

Data: 13/11/2019

 

O tema proposto aos discentes foi “Evolução” referindo-se às variadas espécies de aves, cujo a metodologia resultou na utilização de um jogo de tabuleiro feito pelos Pibidianos ministrantes da aula. Os materiais usados para confecção do jogo foram: uma placa de isopor, folhas sulfites coloridas, cartolinas coloridas e massinha para modelar, sendo estas, também coloridas. A placa de isopor continha cartilhas escritas (ex: Você passou para um bioma tropical, avance três casas), as folhas sulfites serviram para realização de cinco dados, e as cartolinas para uma cartilha especial, em que o objetivo dela é dizer qual ave e sua qualidade marcante. Bom sobre a aula, fez-se introdução ao tema com os discentes (sucinta), e logo aconteceu a prática (jogo), pois no mesmo seria explicado tudo sobre o tema, conforme os estudantes forem realizando suas jogadas. A princípio os educandos foram divididos em cinco grupos (obtendo um representante, e os outros colegas do grupo auxiliaram na realização das jogadas), logo foi entregue a cada grupo uma massinha de modelar (da preferência de cor dos próprios alunos), moldaram conforme a sua preferência também (ex: massinha rosa com formato de uma ave), e a cartilha especial, cujo nela possuía escritas sobre aves (ex: Ave do bico forte, ave camuflada, ave migratória, dentre outras) Logo depois de todos os grupos realizarem os moldes dos personagens, deu-se um dado para cada grupo de alunos, pois, com o  número que saísse no dado, o grupo começaria ou ficaria por último na sequência do jogo. Ao decorrer do mesmo, os alunos foram assentando em diversas casas do jogo, algumas eles retrocedem já outras avançavam, e nessa movimentação os Pibidianos foram explicando sobre o tema, sobre biomas, aves migratórias, camuflagem, evolução das mesmas, taxa de mortalidade em diversos lugares, taxa de reprodução, predação e de como atua e influencia na diversidade de espécies que temos hoje em nosso ecossistema, porém, no meio do jogo continham “casas” que favoreciam os alunos, ou seja, eles ganhavam filhotes, e estes poderiam vir a óbito conforme a trajetória do jogo (ex: Chuva forte na cidade, dois filhotes foram levados com o vento, dentre outras situações também). Ao final do jogo, o grupo que possuía mais descendentes ganharia, ou seja, uma ave camuflada numa floresta conseguiria ter sucesso reprodutivo, sendo esta, passaria seus genes evolutivos para sua prole, o que na linguagem do jogo, o grupo com mais proles ganha, pelo fato do favorecimento que a espécie de ave (do grupo) abrangia. Os discentes gostaram muito da prática, pois o método alternativo de aula, para explicação do tema foi diferenciada e conseguiram compreender e ter uma promoção no desenvolvimento ao analisarem a situação das cartilhas com a vida no ecossistema natural. Para os Pibidianos, a prática encontrou-se relevante, visto que, o jogo aproximou os estudantes aos ministrantes da prática e ao tema, pois como se trata de um ambiente escolar, a aprendizagem deve condizer com os alunos e instigá-los a questionar e levantar hipóteses, pois o tema Evolução é amplo e deve ser discutido em sala de aula. 

 

    

 ____Tabuleiro do Jogo_________Discentes participando do jogo

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página