Página inicial > PIBID > Publicações > A Água no Planeta - Pibid Poços de Caldas

A Água no Planeta - Pibid Poços de Caldas

A Água no Planeta

No dia 31 de maio de 2019, os alunos do 6º ano da Escola Municipal Professor Arino Ferreira Pinto (CAIC) foram levados a uma sala da própria instituição(IF Poços de Caldas) e, através de aulas em slide, o tema “A água e sua distribuição no Planeta” foi abordado. Os Pibidianos usaram de metodologias que levaram os alunos à reflexão e à participação ativa na aula, podendo expor suas dúvidas, complementar as falas e lançar algum comentário que, inclusive, foi muito pertinente ao momento.

"Foi bastante prazeroso trazer aos alunos uma informação de cunho tão relevante de forma descontraída. Muitos dos alunos não sabiam da pequena parcela de água potável disponível no planeta e isso fez com que pudéssemos conscientizá-los sobre o uso sustentável da água", comentou o pibidiano Daniel Paulino.

Aós a aula expositiva conversada os alunos foram levados para o ágora do CAIC, um espaço aberto que é uma versão reduzida dos antigos anfiteatros gregos. Na ágora os alunos participaram da uma experiência de cunho expositivo onde os pibidianos montaram um destilador reaproveitando materiais inutilizados como mangueiras de borracha, garrafas pet e uma panela de pressão que foi modificada por um professor de Química do IFSULDEMINAS. Enquanto a era solução salina (1 l deágua + 500 g de sal) os alunos e pibidianos discutiram ainda sobre e escassez de água em diversos lugares do mundo e no Brasil. Ao final da experioência todos puderam ver que apesar da demora (aproximadamente 15 min) a água que antes era salobra tornou-se potável novamente.

registrado em: ,