Página inicial > PIBID > Publicações > Doenças Transmitidas pela Água e Protozoários - Pibid Biologia Campus Poços de Caldas

Os protozoários são organismos eucariontes, geralmente unicelulares e heterotróficos pertencentes ao Reino Protoctista. Este microrganismos são responsáveis por causar várias doenças ao seres humanos, dentre elas temas a tricomoníase (Trichomonas vaginalis), giardíase (Giardia lamblia), Amebíase (Entamoeba histolytica - geralmente). No Ensino Fundamental, geralmente, o tema é tratado pelos professores com os alunos do 7º ano e foi o que aconteceu com os alunos da Escola Municipal Professor Arino Ferreira Pinto (CAIC) com a professora e supervisora do Pibid na instituição, Clair Poiatti.

"Já estávamos vendo o Reino Protoctista dentro de sala de aula porém os meninos estavam achando que essas protozooses estavam longe da realidade deles mas, com a dinâmica que os pibidianos prepararam, eles viram que na verdade esses microrganismos estão extremamente presentes no cotidiano de cada um", comentou a supervisora.

No Laboratório Didático do IFSULDEMINAS os alunos participaram de uma roda de conversas sobre a ocorrência de algumas protozooses na região de Poços de Caldas, quais as medidas profiláticas e o ciclo de cada protozoário. Ao final cada aluno, fazendo uso de cartolina, papéis coloridos, tinta relevo, canetas coloridas e a criatividade os alunos fizeram um mural científico que foi exposto nos corredores do CAIC com intuito de informar os colegas de instituição.

registrado em: ,