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Retorno Intercâmbio

ascom

 

Estudantes retornam ao Brasil após intercâmbio em países da América Latina

Durante o mês de dezembro de 2016, os estudantes contemplados pelo edital de Mobilidade Estudantil retornaram ao Brasil após experiências nos países de língua espanhola, localizados na América latina. Dos 30 estudantes dos campi de Inconfidentes, Machado, Muzambinho e Pouso Alegre, 25 já regressaram ao Brasil e os outros cinco voltarão no início deste mês.

Em sua quarta edição, o programa auxilia os estudantes da graduação com bolsas de estudo destinadas ao custeio de despesas como alojamento e alimentação. Além disso, os alunos que comprovam vulnerabilidade econômica recebem também as passagens aéreas. O valor total do auxílio para o intercâmbio deste ano, foi de 12 mil por aluno, depositado em duas parcelas. A primeira, vinte dias antes da partida, no dia 20 de julho e a segunda parcela no dia 20 de setembro. Dentre os 30 alunos selecionados, 16 comprovaram vulnerabilidade socioeconômica e receberam as passagens aéreas de ida e volta. Todos os alunos receberam seguro-saúde internacional. 

Em 2015, os 20 alunos selecionados viajaram apenas para o México e Colômbia. Desta vez, os contemplados foram para cinco países diferentes: Argentina, Peru, Uruguai, Colômbia e México. Neste ano, os critérios de seleção foram mais apurados, assim como as cobranças com relação ao feedback dos alunos sobre a experiência, explica Narayana. “Foram itens obrigatórios: cursar cinco disciplinas; obter aprovação; não trancar o curso ou transferir de IES ao retornar do intercâmbio. São formas de dar retorno à instituição e à comunidade acadêmica, daquilo que aprenderam e podem trazer para aprimorar o IFSULDEMINAS”.

O reitor do IFSULDEMINAS, Marcelo Bregagnoli destaca que "a internacionalização da educação é um processo qualitativo empregado pelas instituições de ensino em todo mundo". “Mesmo com a chegada tardia desta prática pedagógica no Brasil, o IFSULDEMINAS tem incentivado os discentes a participarem de programas de cooperação técnico/científica em outros países. A atuação do IFSULDEMINAS, através da Assessoria Internacional, tem se destacado entre os institutos federais, quanto ao atendimento, suporte e fomento dos alunos que são selecionados no programa”, declarou.

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Montevidéu

Para Amanda Araújo Silva, estudante de Ciências Biológicas do Campus Muzambinho o objetivo do intercâmbio foi estudar matérias voltadas para a temática Meio Ambiente. Ela chegou no dia 02 de agosto em Montevideo, no Uruguai, para estudar na Universidad de la Republica-Facultad de Ciências e retornou ao Brasil no dia 5 de janeiro desse ano. Com relação às disciplinas, a estudante fez aulas sobre avaliação de contaminação ambiental e as formas de minimizar essas problemáticas e fez também um curso sobre leis ambientais. “Fizemos muitas práticas no campo, avaliamos a bacia hidrográfica de Santa Lúcia, muito importante em Uruguai, pois oferece água potável para 60% da população do país. Estes cursos renderam muito, e fiquei muito satisfeita”.

A importância do intercâmbio para ela foi adquirir o máximo de experiência possível e obter mais conhecimentos na área ambiental. “Aprendi desde avaliar uma contaminação ambiental até as leis ambientais, além do espanhol. Para minha vida pessoal, aprender a comunicar melhor com outras pessoas em outra língua, aprender a viver em um lugar totalmente diferente em diversos aspectos. O intercâmbio é uma experiência incrível e indico para todos os alunos, pois é uma oportunidade na qual aprendemos muito, tanto na vida pessoal como acadêmica”.

Colômbia

Já Mateus Roncon Dias foi para Bogotá, na Colômbia, no dia 19 de julho. Estudante do curso de Educação Física do Campus Muzambinho, na UDCA – Universidad de Ciencias Aplicadas y Ambientales ele cursou Ciências del Deporte. O intercambista retornou ao Brasil já no início de dezembro, dia 01, e contou que os colombianos são muito receptivos, atenciosos e simpáticos e que na maior parte do tempo, foi bem acolhido no país. “O choque a princípio e com o passar dos dias foi o Frio, Bogotá tem um clima muito frio e chuvoso. E a altitude de 2.600 metros intensifica ainda mais isso. Por estar sempre envolvido no esporte, sentia uma fadiga repentina quando jogava futebol ou quando competia pela universidade”. 

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Ele notou algumas diferenças de currículo entre a Educação Física e Ciências do Esporte, na universidade que ele estudou o foco do programa é a Administração Esportiva e treinamento. “Apresentei alguns trabalhos, mas o que não posso deixar de citar e que me marcou mais foi a oportunidade de ter uma vivência dentro de um clube esportivo chamado GOLSTAR, um clube de futebol feminino renomado em Bogotá e Colômbia. Acompanhei os trabalhos dos treinadores e alguns momentos também fui treinador. Eu acompanhava a categoria pré-juvenil, desde treinamentos, jogos, viagens”.

De acordo com Mateus o intercâmbio acrescentou conhecimentos tanto na vida pessoal, como profissionalmente. “Sou muito grato as oportunidades e portas que o IFSULDEMINAS abre para nós estudantes, ampliando ainda mais nossos horizontes como estudantes e futuros profissionais. E, não posso deixar de agradecer meus professores, pelo conhecimento que levei e pude compartilhar com todos da melhor maneira”.

Peru

O aluno do curso de Tecnologia Ambiental, do Campus Inconfidentes, Dario Carvalho Ramos foi para Peru, na Universidade Señor de Sipan para estudar Trabalho social e aprender técnicas de trabalhos sociais, atividades com comunidades e como são os projetos no país. 

foto3Entre as atividades acadêmicas desenvolvidas estão diversos seminários como sobre a Cultura Mochica no período Colonial; Seminário apresentando as Políticas Sociais brasileira; Seminário apresentando aspectos positivos e negativos das políticas sociais brasileira; Seminário comparando as políticas sociais brasileira e peruana. Além disso, o aluno também realizou visitas a Museus em Lambayeque e em Sipan e apresentou monografia sobre pratos típicos de Tucume, participou do Congresso Internacional com tema: Política Intercultural e Social da intervenção do Serviço Social em pleno século XXI.

Dário retornou ao Brasil no dia 23 de dezembro e concluiu que, “o intercambio foi uma oportunidade única e surpreendente, de conhecer uma cultura diferente, melhorar o espanhol, conhecer pessoas de outro país e algumas dessas pessoas se tornaram amigos e amigas. Foi uma etapa na minha vida de muita aprendizagem profissional e pessoal, onde aprendi a conviver em harmonia com pessoas com cultura diferente, pensamentos diferentes de forma harmoniosa respeitando a realidade de cada um. Volto para o Brasil com muita alegria porque fui o melhor que pude, aproveitei todas oportunidades, deixando uma marca positiva e uma porta aberta para um próximo aluno que desejar fazer intercambio na mesma instituição”.

Intercâmbio na área de Agronomia

Kiane Cristina Leal Visconcin é aluna do curso de Engenharia Agronômica, no Campus Incofidentes. Ela foi para o México estudar Licenciatura en Agroecología na UADY (Universidad Autonoma de Yucatán).  A aluna chegou no país no dia 26 de julho e retornou para o Brasil no dia 21 de dezembro. Para ela, "a Universidade possui uma estrutura acadêmica excelente e também muito organizada. Foi fácil de encontrar as salas onde eu teria aula e os laboratórios, pois estava tudo com placas identificando cada local”. No intercâmbio, ela realizou diversas atividades, como estagio no laboratório de Suelos, Plantas y Agua da UADY onde o responsável e coordenador foi o Dr. Hector Estrada Medina, que também era professor da matéria "Dinâmica e Manejo da Agua nos Sistemas Agropecuários".

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A estudantes também fez uma pesquisa com os orientadores Dr. Hector Estrada Medina e M. Adriana Ferreira de Lima com o título "Tratamento de Águas de Tanques de Peixes em Sistema Aquaponico, utilizando técnica de Eletrocoagulação", que será o seu Trabalho de Conclusão de Curso, no Campus Inconfidentes. Apresentou também um projeto financiado pelo Nucleo Interdisciplinar de Pequisa e Extensão (NIPE) no Seminário de Agroecologia, coordenado pelo Dr. Wilbert Trejo Lizama. Meu trabalho possui o título “Avaliação da Voltagem Ideal Utilizada na Eletrocoagulação para a Eliminação de Fosforo em Aguas Residuais". 

"O intercambio é uma experiência única e inesquecível, foi incrível conhecer um outro país e mais ainda conhecer uma cultura diferente e tão bonita que é a dos Yucatécos. As pessoas são muito amáveis, pacientes e compreensivas com os intercambistas e os professores estão nos incentivando a fazer algo novo, como estágio, trabalhos, entre outros. Fiquei encantada com tudo e com todos. Realizei muitos trabalhos acadêmicos e cresci profissionalmente, mas também amadureci muito. Não é só uma experiência acadêmica, mas também de vida", concluiu a intercambista.

douglas 2Douglas de Oliveira Preto estuda Engenharia Agronômica no Campus Inconfidentes e optou pela mesma universidade, a UADY (Universidad Autonoma de Yucatán) / Agroecologia. Com o intercâmbio, ele queria adquirir novos conhecimentos na área profissional e também aprender sobre uma nova cultura. Ele chegou no dia 27 de julho e sua primeira impressão foi de que a universidade se mostrou muito comprometida com os alunos e também bem organizada. "Tivemos reuniões de apoio aos intercambistas e também contava com assistentes, caso tivéssemos alguma dúvida", contou Douglas.

Durante o intercâmbio, ele teve a oportunidade de trabalhar como estagiário em um laboratório de análises de água, solos e plantas. Dessa maneira, foi possível relacionar os conhecimentos obtidos em aula e aplicá-los de maneira prática em laboratório. Também realizou uma viagem técnica da disciplina de Introdução aos Sistemas Agroflorestais onde conheceram vários sítios que continham sistemas agroflorestais tradicionais da cultura maia e fizeram levantamentos florestais e entrevistas diretamente com o agricultor.

De volta ao Brasil no dia 18 de dezembro, o aluno concluiu que, "das experiências que mais me marcaram durante o intercâmbio foi conhecer os sítios arqueológicos, entre eles Chichén Itzá, Uxmal, Ek' Balam e toda sua história e mistérios por detrás de sua construção e também uma experiência de mergulho que tive em uma ilha chamada "Isla Mujeres", é realmente incrível poder ver todos aqueles corais e peixes no mar do Caribe. Foi uma oportunidade incrível para meu desenvolvimento pessoal. Já na questão acadêmica, creio que foi fundamental para a melhorar minha comunicação e meus conhecimentos técnicos como futuro profissional". 

A aluna Daniele de Fátima Ferreira de Lima, também estuda Engenharia Agronômica no Campus Inconfidentes. Viajou no dia 26 de julho para o México estudar na UADY (Universidad Autónoma de Yucatán) e retornou para o Brasil em 20 de dezembro.

Logo de início a impressão da estudante foi boa, ela conta que os mexicanos foram receptivos e a universidade é organizada e conta com muitos laboratórios e equipamentos. Lá, Daniele estudou: Manejo Del agua en los Sistemas Agropecuarios; Introducción a Los Sistemas Agroforestales; Manejo de Residuos Agrícolas. “Todas as disciplinas tinham muitas aulas práticas e seminários, o que me ajudou bastante a extrapolar para campo os conhecimentos teóricos e aprender espanhol”, explicou a aluna. 

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Além disso, a intercambista também realizou estágio no Laboratorio de Ecofisiología y Biodiversidad, onde trabalhou com a planta Tabebuia rosea, no projeto “presencia de sistemas mixtos de apareamiento, auto-incompatibilidad parcial en angiospermas de ambientes fragmentados”. Ela contou que, “fazer o estágio me ajudou muito também, já que pude aprender técnicas que não sabia e pude estar em um laboratório de genética que sempre quis conhecer”. Daniele participou do Seminario de Agroecología realizado pela UADY e apresentou o trabalho: Evaluación del desarrollo de plántulas de café sometidas a tratamientos con dos extractos diferentes de propóleo, realizado a partir de um projeto feito no IFSULDEMINAS.

“A experiência trazida pela realização de um intercâmbio jamais deve ser esquecida; o conhecimento de uma nova cultura, língua e forma de aprendizagem enriquece tanto academicamente quanto pessoalmente o aluno. O intercâmbio para mim foi uma experiência única que vou levar para toda a vida, só tenho a agradecer ao Instituto e a todas as pessoas que tornaram isso possível”, disse.

Sobre o programa

O objetivo do programa é auxiliar os estudantes de cursos de graduação participantes do Programa de Mobilidade Estudantil, no repasse financeiro para custear suas despesas de alojamento e alimentação, em forma de auxílio, para intercâmbio.

 

 

 

 

 

Texto: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS
18/01/2017

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