Página inicial > PROEX > Intercâmbio - Bolívia

Intercâmbio - Bolívia

ascom

IFSULDEMINAS divulga resultado final da seleção de estudantes para intercâmbio na Bolívia

- Resultado final - publicado em 23/12/2016

O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) informa nesta sexta-feira, 23 de dezembro, o resultado final da seleção de estudantes do curso de Engenharia Agronômica para realização de intercâmbio na Bolívia.

Publicado em: 23/12/2016

Divulgado resultado preliminar da seleção de estudantes para intercâmbio na Bolívia

- Resultado preliminar - publicado em 19 de dezembro de 2016

O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) divulga nesta segunda-feira, 19 de dezembro, o resultado preliminar da seleção de estudantes do curso de Engenharia Agronômica para realização de intercâmbio na Bolívia.

Publicado em: 19/12/2016

________________________________________________________________________________________________________

Estudantes de Engenharia Agronômica do IFSULDEMINAS podem se inscrever para intercâmbio na Bolívia

Durante o intercâmbio, os estudantes farão estágio de trabalho

Edital 48/2016

postintercambioboliviaEstudantes dos cursos de Engenharia Agronômica do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) podem se candidatar para realização de estágio de trabalho na Universidad Mayor de San Andrés, Facultad de Agronomía, na Bolívia. As áreas de atuação são: cultivo de café, cítricos, banana, viveiros, cultivos anuais e sistemas agroflorestais.

A instituição boliviana oferece duas vagas para realização de estágio de trabalho, por um semestre letivo na Bolívia (primeiro semestre de 2017), com direito a alojamento e alimentação oferecidos pela universidade aos selecionados. As passagens aéreas e seguro de saúde internacional serão pagos pelo IFSULDEMINAS, de fevereiro a junho de 2017.

Inscrições

Os interessados podem se inscrever até o dia 13 de dezembro de 2016. O candidato deverá enviar toda a documentação necessária como: preencher o Anexo I para realizar a sua candidatura; Comprovante de matrícula oficial, emitido pela secretaria escolar do campus do candidato; (será permitida página da internet do sistema acadêmico do campus, desde quecarimbado e assinado pela secretaria escolar do campus. Se o documento não vier com assinatura e carimbo não será aceito; Carta de recomendação de três professores efetivos do curso ao qual o aluno se encontra matriculado no IFSULDEMINAS, expondo os motivos pelos quais recomenda a capacitação, compromisso e a ida desse aluno; entre outros (Confira documentação completa no Edital).

Todos os documentos deverão ser encadernados e com páginas numeradas e enviadas, via material impresso, por correio somente via Sedex, ou pessoalmente ou por terceiros via procuração feito em cartório, entregando o material na Reitoria, para o setor da Assessoria Internacional do Instituto, das 8h às 13h, no seguinte endereço: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais Assessoria Internacional – MOBILIDADE ACADÊMICA - a/c: Ana Paula Villela .Av. Vicente Simões n° 1111, Bairro Nova Pouso Alegre -Pouso Alegre – MG CEP: 37.550-000 .

Requisitos

Os candidatos devem estar regularmente matriculados no curso superior de de Agronomia ou Engenharia Agronômica do IFSULDEMINAS; ter nacionalidade brasileira; ter mais de 18 anos de idade no ato da inscrição; possuir documento oficial de identidade válido e CPF; ter cursado no mínimo 20% e no máximo 90% da carga horária total da matriz curricular do curso, conforme o Projeto Pedagógico de Curso vigente; o candidato não poderá ter ultrapassado o máximo de 90% dos créditos obrigatórios previsto em seu curso para se candidatar a este edital; ter coeficiente de rendimento acadêmico (CoRA) igual ou acima de 7,0 (item ELIMINATÓRIO).

No seu retorno, o aluno deverá apresentar relatório das atividades desenvolvidas no programa de mobilidade estudantil em até 30 dias do retorno da viagem, bem como finalizar seu curso de graduação no IFSULDEMINAS.

A aprovação no edital não garante a aceitação do aluno por parte da universidade de destino. Após a seleção realizada no IFSULDEMINAS, toda a documentação dos candidatos será enviada para a Universidade que analisará as candidaturas e fará sua seleção interna, seguindo os critérios da própria instituição. Após análise, darão parecer favorável ou não à candidatura do aluno. Caso o candidato receba parecer “favorável”, a Assessoria Internacional do Instituto dará prosseguimento ao envio de documentação para efetivação da matrícula dos alunos aceitos.

Lançamento do Edital 29 de novembro de 2016
Data final das inscrições 13 de dezembro de 2016