Página inicial > PROEX > Pro-BID

Pro-BID

ascom

Divulgado resultado preliminar do edital do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência - Pro-BID

- Resultado preliminar - publicado em 20/02/2017

O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) divulga nesta segunda-feira, 20 de fevereiro, o resultado preliminar do edital sobre o Programa de Bolsa de Iniciação à Docência (Pro-BID). O período para recurso será entre os dias 21 e 22 de fevereiro. Poderá ser feito pelo endereço: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou enviado a Pró-Reitoria de Extensão - Avenida Vicente Simões,1111 Bairro Nova Pouso Alegre.

Publicado em:20/02/2017

IFSULDEMINAS lança Programa de Bolsas de Iniciação à Docência - Pro-BID

Edital receberá propostas até 10 de fevereiro de 2017

Edital Nº 47/2016 - clique e acesse

Com o objetivo de oferecer oportunidades de atuação aos estudantes de licenciaturas, o IFSULDEMINAS publica, por meio da Pró-Reitoria de Extensão, o edital 47/2016 do Programa de Bolsa de Iniciação à Docência (Pro-BID). A iniciativa selecionará propostas que contemplem a inserção de estudantes das licenciaturas do IFSULDEMINAS em escolas públicas da educação básica. Para o desenvolvimento dos projetos, serão concedidas 30 bolsas a alunos dos cursos de licenciatura e 5 bolsas aos professores das escolas públicas envolvidos na orientação

Submissão de propostas

Cada proposta deverá incluir um coordenador de área (professor de licenciatura do IFSULDEMINAS), seis estudantes de licenciatura, um supervisor (professor da Educação Básica). Os projetos devem ser submetidos via GPPEX até o dia 10 de fevereiro de 2016, por docentes efetivos de cursos de licenciaturas do IFSULDEMINAS. Além disso, os docentes/orientadores devem cumprir os requisitos abaixo:

- possuir, no mínimo, 2 (dois) de experiência na docência do ensino superior;

- estar cadastrado(a) na Plataforma Lattes/CNPq;

- não ter nenhuma pendência com atividades de pesquisa e extensão do IFSULDEMINAS (atestada pelo NIPE, conforme Anexo V, nos casos de editais dos campi e comprovada pela PROEX, no GPPEx, no caso de editais da Reitoria)

- incluir o nome dos(as) bolsista(s) nas publicações e nos trabalhos apresentados em congressos e seminários cujos resultados tiveram a participação efetiva dos(as) mesmos(as); f) não estar afastado(a) legalmente de suas atividades como servidor(a) do IFSULDEMINAS.

Para submeter as propostas, o orientador deverá seguir os passos: Anexar: Projeto completo conforme Anexo I (contendo todo os itens do item 5.3 deste edital); Plano de trabalho dos(as) bolsista(s) (Anexo II – sem indicação de nomes, pois a seleção deverá ser feita posteriormente); Termo de Anuência da Direção Geral do campus (Anexo III) de origem da proposta (Anexo III); Termo de Aceite assinado pelo Coordenador da proposta (Anexo IV); Declaração do NIPE de que o coordenador da proposta está quite com o IFSULDEMINAS em projetos anteriores (Anexo V).

Sobre o Pro-BID

O projeto apoiado deverá ser desenvolvido por meio da articulação entre o curso de licenciatura do IFSULDEMINAS e o sistema público de educação básica, de modo a promover a inserção dos licenciandos no contexto de escolas da rede pública de ensino. Estará vinculado a uma das licenciaturas dos campi novos e formados por no mínimo: um professor da licenciatura do Instituto que atue como coordenador de área; seis estudantes de licenciatura; um professor da educação básica que supervisione os estudantes na escola.

As áreas de licenciatura potencialmente apoiadas neste edital são aquelas que já se encontram em funcionamento no ano de 2016 no IFSULDEMINAS e que não são contempladas com subprojetos do PIBID/CAPES como Biologia e Geografia, em Poços de Caldas, Matemática e Química, em Pouso Alegre e Matemática, em Passos.

A proposta de subprojeto deverá especificar: o contexto educacional da região onde será desenvolvido (3000 caracteres); as escolas da rede pública de Educação Básica onde se pretende inserir os alunos; as ações/estratégias para inserção dos bolsistas nas escolas, envolvendo o desenvolvimento das diferentes características e dimensões da iniciação à docência, de forma a privilegiar a articulação entre as diferentes áreas do conhecimento e a integração dos subprojetos (8000 caracteres); a estratégia para que o bolsista aperfeiçoe o domínio da língua portuguesa, incluindo leitura, escrita e fala, de modo a promover a capacidade comunicativa do licenciando (3000 caracteres); as formas de seleção, acompanhamento e avaliação dos bolsistas de supervisão e de iniciação à docência (4000 caracteres), entre outros. (Confira as especificações do Edital).

Serão concedidas bolsas nas seguintes modalidades: Iniciação à Docência, para os estudantes de licenciaturas do IFSULDEMINAS, no valor de R$400,00 reais mensais; Supervisão – para o(a) professor(a) da rede pública de educação básica que supervisione os licenciandos, no valor de R$700,00 reais mensais; Os recursos de custeio serão para o pagamento de despesas de até dez diárias, por subprojeto, destinadas ao coordenador para atividades inerentes ao subprojeto durante todo o período de sua execução. O prazo de execução dos projetos aprovados é de 10 (dez) meses. A vigência será de março a dezembro de 2017.

Resultado

O resultado parcial será divulgado no site do IFSULDEMINAS no dia 15 de fevereiro de 2017; Contra o resultado parcial a PROEX aceitará recurso no prazo de um dia a contar da data de divulgação do resultado no site. O recurso deverá ser encaminhado à PROEX no e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. O resultado da avaliação do recurso será divulgado no dia 17 de fevereiro de 2017.

Atividade Data
Data Lançamento do edital  28/11/2016