I Seminário de Atendimento Educacional Especializado 2025
IFSULDEMINAS promove I Seminário de Atendimento Educacional Especializado
Entre os dias 19 e 21 de novembro, o IFSULDEMINAS promoveu o I Seminário de Atendimento Educacional Especializado, atividade integrante do Curso FIC de AEE da instituição. O evento foi transmitido pela TV IFSULDEMINAS e reuniu cursistas e profissionais da educação interessados em aprofundar conhecimentos teóricos e práticos sobre inclusão.
O seminário foi organizado com o propósito de fortalecer a formação continuada dos participantes do Curso FIC de Atendimento Educacional Especializado, bem como os interessados na temática, a fim de ampliar o debate sobre práticas inclusivas no âmbito da rede de ensino.
A iniciativa buscou oferecer subsídios teóricos e metodológicos para o atendimento de estudantes com diferentes necessidades educacionais, promovendo reflexões sobre estratégias pedagógicas, colaboração entre profissionais e construção de ambientes escolares mais acessíveis e humanizados.
A abertura do evento contou com a presença da professora Priscilla Boy, com o tema “O uso de inteligência artificial na educação especial e inclusiva”, que discutiu como ferramentas digitais podem apoiar o ensino, personalizar estratégias e ampliar a autonomia dos estudantes. A palestrante destacou que a tecnologia pode fortalecer a acessibilidade quando utilizada com intencionalidade pedagógica, sem substituir a sensibilidade e o papel do professor.
Nos encontros seguintes, os participantes refletiram sobre diferentes dimensões da prática inclusiva nos ambientes escolares. A primeira palestra do segundo dia foi apresentada pela professora Nádia, com o tema “Tutoria de pares: aprendizagem mútua e letramento pela diversidade nos Institutos Federais”. A palestrante destacou que a tutoria fortalece vínculos e promove a inclusão a partir da convivência e da colaboração entre estudantes, contribuindo também para o desenvolvimento de competências socioemocionais.
O momento contou ainda com a participação especial do estudante Miguel, do IFSULDEMINAS – Campus Carmo de Minas, que compartilhou sua experiência na tutoria de pares, ressaltando como a troca entre colegas favorece o aprendizado e incentiva uma cultura de apoio mútuo.
Na sequência, a palestrante convidada foi a professora Edna que trouxe reflexões sobre “A relação entre professor, aluno e intérprete no processo de inclusão do aluno surdo”, reforçando que o diálogo constante entre os profissionais e o entendimento do papel do intérprete como mediador da acessibilidade linguística são fundamentais para a autonomia do estudante.
E para encerrar o segundo dia, a professora Vânia discutiu o “TEA: práticas pedagógicas e avaliações adaptadas”, enfatizando a importância de flexibilizar metodologias, compreender as singularidades dos estudantes e planejar avaliações que produzam evidências de aprendizagem com equidade.
O seminário foi finalizado com a participação das professoras Giselle, Cristiane e Zuleika, que abordaram o tema “Construindo o PEI: história da educação especial e inclusiva; o coração da prática inclusiva e desenho universal da aprendizagem”. As discussões reforçaram a importância do Plano Educacional Individualizado (PEI) como instrumento central da inclusão e destacaram sua articulação com o Desenho Universal da Aprendizagem (DUA), pontuando que o planejamento pedagógico deve considerar a diversidade desde sua concepção até a execução cotidiana.
Para a coordenadora do curso fic de AEE, professora Bárbara, o seminário representa uma etapa essencial da formação continuada promovida pelo IFSULDEMINAS, ao afirmar que o compromisso da equipe é oferecer condições reais para que os cursistas atuem com segurança, sensibilidade e base teórica sólida, uma vez que a educação inclusiva é um processo contínuo que exige reflexão e práticas intencionalmente planejadas.
O Curso FIC de Atendimento Educacional Especializado possui 150 horas, é ofertado gratuitamente na modalidade EAD, sendo financiado pela RENAFOR, com atividades realizadas desde agosto de 2025. Ao todo, 500 profissionais da educação participam dessa formação, que oferece subsídios teórico-metodológicos e práticos para o desenvolvimento de estratégias inclusivas no cotidiano escolar.
Para assistir aos seminários, acesse:
Texto: Matheus Borges
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