Intercâmbio de Estágio 2025
Intercâmbio de Estágio 2025 promove integração entre estudantes do IFSULDEMINAS e IF Goiano
Realizado entre os dias 26 de julho e 2 de agosto de 2025, o IV Intercâmbio de Estágio Obrigatório proporcionou a 30 estudantes do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) — dos campi Inconfidentes, Machado e Muzambinho — uma semana intensa de vivências práticas e troca de experiências no Instituto Federal Goiano. Os alunos realizaram suas atividades nos campi Morrinhos, Ceres e Urutaí, integrando diferentes realidades, culturas e metodologias de ensino voltadas às áreas de ciências agrárias, veterinária, zootecnia, agroindústria e meio ambiente.
Promovida com o apoio da Pró-Reitoria de Ensino e da Diretoria de Extensão do IFSULDEMINAS, a ação, realizada pelo Edital nº 181/2025, visa ampliar os horizontes da formação técnica e acadêmica dos estudantes por meio da imersão em contextos institucionais diversos. O intercâmbio teve como foco o estágio obrigatório e envolveu atividades práticas em fazendas-escola, laboratórios, hospitais veterinários e setores produtivos especializados, fortalecendo a rede de colaboração entre os institutos federais.
Simultaneamente, o IFSULDEMINAS recebeu, como contrapartida, 25 estudantes do IF Goiano em seus campi. No Campus Inconfidentes, cinco estudantes dos campi Morrinhos e Ceres participaram de atividades intensivas em setores como agroecologia, cafeicultura, zootecnia, bovinocultura leiteira, laticínios, viveiro de mudas, equoterapia e empreendedorismo tecnológico. No Campus Muzambinho, oito estudantes de Urutaí vivenciaram a rotina do Hospital Veterinário, além de atividades práticas em diversos setores da área agrícola e zootécnica, com acompanhamento técnico de professores e servidores da instituição.
Durante a semana, os participantes usufruíram de toda a estrutura dos campi do IFSULDEMINAS, incluindo alojamento, alimentação, espaços de convivência e apoio técnico. O encerramento das atividades foi marcado por um passeio cultural à cidade de Poços de Caldas, promovendo um momento de lazer e integração entre os estudantes de ambas as instituições.
Estudantes destacam experiências positivas
Maryana Alves Machado, 22 anos, é estudante de Zootecnia e, para ela, "o intercâmbio foi a melhor experiência da vida”. A estudante destacou a oportunidade única de conhecer outra cultura, fazer amizades e adquirir novos conhecimentos. "Todo conhecimento que adquiri neste estágio serão muito importantes para minha formação acadêmica. Conheci pessoas que vou levar para a vida", enfatizou.
Ellen Karoline Domiciano, 20 anos, também estudante de Zootecnia do Campus Machado, comentou que se inscreveu no edital porque sentia a necessidade de algo a mais em sua formação acadêmica. "Acredito que a vivência prática é essencial para complementar o aprendizado teórico que adquirimos na faculdade. Além disso, conhecer diferentes práticas e culturas amplia nossa visão , trazendo novas perspectivas que enriquecem tanto o conhecimento técnico quanto o crescimento pessoal". Para ela, a a chance de aprender de um jeito leve, fora da rotina da sala de aula, contribuiu muito para sua formação. "A experiência foi extremamente enriquecedora, pois, além de conhecermos as instituições da região, tivemos a oportunidade de realizar diversas visitas técnicas que ampliaram significativamente nosso conhecimento prático e teórico. Esse contato direto com diferentes realidades e profissionais do setor proporcionou uma compreensão mais ampla dos desafios e inovações presentes na área, fortalecendo nossas habilidades e nos preparando melhor para o mercado de trabalho. Além disso, fiz amizades que tornaram tudo ainda mais especial e que, com certeza, vou levar comigo para a vida", concluiu.
Diretamente do IF Goiano - Campus Ceres, Brunna de Oliveira Vaz, 20 anos, estudante de Ciências Biológicas, disse que o intercâmbio no IFSULDEMINAS representou a realização de um sonho. “Já havia tentado participar do intercâmbio em 2023, mas, por estar no primeiro semestre da graduação, não fiquei entre os selecionados. Desde então, fiquei na expectativa e quando abriu este edital, não pensei duas vezes e me inscrevi". Para ela, foram dias de muito aproveitamento. "Afirmo que todas as atividades foram marcantes. As práticas foram impecáveis, desde o tour pelo campus, o manejo com abelhas e serpentes, o projeto de recuperação de nascentes, até as atividades em laboratório. No entanto, o que mais me encantou foi o contato humano: a troca rica com outras pessoas e com profissionais extremamente qualificados. Foi uma contribuição mútua que irei levar para a vida", enfatizou.
O Intercâmbio de Estágio Obrigatório fortalece os laços entre os institutos federais e mostra que, quando a educação ultrapassa as fronteiras institucionais, quem ganha é o estudante — e, com ele, toda a sociedade.
Confira as fotos:
Texto: Giselle Viana
Fotos: Ascoms Inconfidentes e Machado
Data: 06/08/2025
Redes Sociais