I Encontro Nacional do Programa Mulheres Mil
IFSULDEMINAS realiza I Encontro Nacional do Programa Mulheres Mil no Rio Grande do Sul

Entre os dias 28 e 30 de julho, o Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), por meio da Pró-Reitoria de Extensão, participou da organização do I Encontro Nacional do Programa Mulheres Mil, sediado no Campus Pelotas do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul). O evento reuniu representantes de todo o país com o objetivo de promover o intercâmbio de experiências, fortalecer redes de apoio e discutir práticas pedagógicas voltadas à emancipação de mulheres cisgênero, transgênero e travestis em situação de vulnerabilidade social e econômica.
Com o tema “Da execução administrativa às experiências pedagógicas: caminhos para a efetivação das políticas públicas para mulheres em situação de vulnerabilidade”, o evento foi promovido pelo IFSULDEMINAS, em parceria com o IFSUL e o Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE). Esta foi a primeira edição nacional do encontro nesse formato.
A coordenadora geral do Programa Mulheres Mil no IFSULDEMINAS e docente do Campus Poços de Caldas, Isabel Ribeiro do Valle Teixeira, participou da comissão organizadora e representou a instituição no evento. Para ela, o encontro surgiu de forma orgânica, fruto da mobilização de quem vive as demandas do programa na ponta. “O evento nasceu de modo orgânico, por parte das pessoas que trabalham com as mulheres, diante da necessidade quase urgente de discutir as dificuldades, propor soluções e compartilhar experiências exitosas. A partir daí, tivemos o apoio da Setec, para sua realização”, destacou.
Durante os três dias de evento, foram debatidos os principais desafios administrativos e pedagógicos que envolvem a implementação do Programa Mulheres Mil em todo o país. O objetivo foi construir, de forma colaborativa, propostas que garantam o aprimoramento da política pública e o fortalecimento da inclusão produtiva, emancipação e dignidade de mulheres em situação de vulnerabilidade social e econômica.
Também foram realizadas palestras, rodas de conversa e apresentações de experiências bem-sucedidas, vindas de todas as regiões do país. Os coordenadores locais do programa nos campi Poços de Caldas (Andreza Cândida Oliveira), Pouso Alegre (Rodrigo Janoni Carvalho) e Muzambinho (Cleciana Alves de Oliveira Rangel), participaram compartilhando relatos de suas experiências à frente do projeto. "“Foi possível conhecer trabalhos incríveis de colegas do Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste, cada qual com sua especificidade e criatividade. A troca foi muito rica”, completa Isabel.
Ao final, os encaminhamentos e contribuições foram reunidos para compor os Anais do evento, que irão registrar as ações desenvolvidas pelo programa nos últimos anos e servirão como base para o fortalecimento das próximas edições.
O programa Mulheres Mil no IFSULDEMINAS
O Programa Mulheres Mil tem crescido no âmbito do IFSULDEMINAS. Desde 2023, a instituição participou de todos os ciclos do programa promovidos pelo Governo Federal, com 100% de propostas aprovadas. Quase mil mulheres em situação de vulnerabilidade já foram atendidas nesse período, com resultados expressivos. “A maioria das famílias brasileiras é chefiada por mulheres ou depende diretamente delas para estabilidade e cuidado. Se essa mulher conseguir melhorar sua qualidade de vida e de conhecimentos de direitos, saúde e economia, todo o seu entorno melhora”, explicou Isabel.
Além da qualificação profissional, os cursos oferecidos dentro do Mulheres Mil no IFSULDEMINAS incluem formação humana integral, abordando temas como inclusão digital, saúde da mulher, linguagens, educação financeira, ética e cidadania. As alunas recebem bolsas e material didático completo, o que contribui significativamente para sua permanência e sucesso no curso. Atualmente, a instituição finaliza o Ciclo 3 do programa e se prepara para iniciar o Ciclo 4, com turmas previstas em Poços de Caldas e Três Corações.
Confira as fotos:
Data: 31/07/2025
Redes Sociais