Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > PROEX > Feira de Estágios
Início do conteúdo da página

Feira de Estágios

IV Feira de Estágios e Empregos movimenta Campus Passos com palestra-show, visitas a estandes de empresas parceiras e minicursos

Nesta quinta-feira, 10 de novembro, teve início, no Campus Passos, a 4ª Feira de Estágios e Empregos do IFSULDEMINAS. A solenidade de abertura contou com a presença de autoridades do Instituto Federal, estudantes e comunidade acadêmica, além da palestra-show do ator e administrador de empresas Gustavo Becker (Sebrae). O hino nacional foi executado pela banda do 12º Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais, sob a regência do Tenente Silas.

Solenidade de abertura

foto1A mesa de autoridades foi composta pelo reitor substituto e pró-reitor de Extensão do IFSULDEMINAS, professor Cléber Ávila Barbosa; pelo diretor-geral do Campus Passos, professor João Paulo de Toledo Gomes; pelo diretor-geral do Campus Machado, professor Carlos Henrique Reinato e pelo coordenador do Departamento de Apoio aos Discentes e Egressos, Alexandro Henrique da Silva.

O diretor do Campus Passos agradeceu a presença de todos e comentou que a semana estava sendo especial para o campus, em razão de ser anfitrião de dois grandes eventos do IFSULDEMINAS: a Jornada Científica e a Feira de Estágios. Ele destacou que “é uma oportunidade para alunos e visitantes criarem vínculos com as empresas e conversarem a respeito de determinada profissão”. Além disso, mencionou que o evento possibilita que o campus seja mais conhecido entre os demais campi, mostrando os trabalhos que vêm sendo realizados.

O reitor substituto elogiou o empenho de toda a equipe da Reitoria e do campus e comentou que a cada ano a proposta de trazer empresas para dialogarem com alunos se amplia. Destacou que a iniciativa é um diferencial do IFSULDEMINAS, pois há uma articulação com empresários de todo o Sul de Minas, demonstrando o sucesso dessa interlocução. “Orgulha-nos receber todos aqui. Termos as melhores empresas conversando com os melhores alunos é promissor, é algo para o futuro”.

Em sua palestra-show “Tô na Universidade! E agora?”, Gustavo Becker compartilhou sua trajetória profissional, relembrando a época em que era vendedor assim como o momento em que se apaixonou pelo teatro e resolveu criar o formato de palestra-show que ministra atualmente e pelo qual é reconhecido. Gustavo mostrou a importância do estágio para o estudante, pontuando que “um estagiário tem a oportunidade de aplicar na prática o que aprendeu na teoria, além de poder fazer uma avaliação da escolha de sua carreira”. O palestrante também comentou sobre as características que as empresas buscam nos profissionais, frisando que falta atitude e vontade nas pessoas e não necessariamente qualificação. “Você tem que bater à porta e mostrar o que tem a oferecer”. Além disso, ele afirmou que a autoestima é fundamental e as empresas precisam do profissional automotivado. “Outra característica fundamental para o empreendedor e o profissional de sucesso é a persistência”. 

foto2

Após a palestra, enquanto os participantes da Feira almoçavam no refeitório da instituição, um grupo formado por estudantes do Campus Passos animava a plateia com músicas ao estilo rock e pop rock.

Visitas aos estandes

A 4ª Feira de Estágios e Empregos do IFSULDEMINAS conta com estandes de 48 empresas parceiras do estado de Minas Gerais, de diferentes ramos, como agropecuário, administrativo, informática, educacional, recursos humanos, alimentos, saúde, moda, entre outros. Elas estão realizando cadastros de currículos dos visitantes, divulgando suas vagas e promovendo um intercâmbio de conhecimentos.

A auxiliar de recursos humanos Luíza Araújo Vieira do Carmo, representante da Ipanema Coffees (com matriz em Alfenas), contou que a empresa já participa da Feira há, pelo menos, três anos, e que o resultado é sempre bom. “É bem bacana, nós conseguimos uns currículos bons, um banco de dados importante para as vagas que nós temos em aberto ou para aquelas que venham a surgir”. Para esta edição, ela anunciou que estão com seis vagas de emprego em aberto, em diversas áreas, e também um programa de Trainee para 2017. “Já temos uma boa quantidade de currículos e quem não trouxe também pode participar, preenchendo um formulário ou nos enviando por e-mail”.

Fernando Mendes está sem trabalho há mais de seis meses e viu na Feira uma oportunidade de deixar seu currículo e tentar uma vaga de emprego. “Sempre trabalhei como motorista, mas estou aberto a outros áreas também. Trouxe vários currículos, pretendo percorrer os estandes das empresas e analisar onde posso deixar”. Sueli Silva também não está trabalhando no momento e foi em busca de uma colocação profissional. Ela tem estudos voltados para as áreas de corte e costura e cuidador de Idosos, mas também tem interesse pela área de alimentos. “Preenchi meu cadastro aqui na Usina Itaiquara, pois vi que estão com vagas abertas. Agora vamos torcer para que eu consiga algo!”

Para Sanderli Barbosa da Silveira, coordenadora administrativa da empresa Seara Alimentos, pertencente ao grupo JBS Passos, além de divulgar a empresa, o evento é uma maneira de anunciar as vagas de emprego e estágio e dar oportunidade aos jovens estudantes. “Hoje temos vagas abertas para a produção e para o setor administrativo, inclusive algumas para contratação imediata. Para a empresa, são requisitos essenciais para um profissional: comprometimento, responsabilidade e atitude”. Sanderli confessou que se surpreendeu com a quantidade de visitantes, pois, em poucas horas de evento, já haviam passado mais de 100 pessoas pelo estande.

foto3O estudante do 3º ano do curso Técnico em Agropecuária do Campus Inconfidentes, Rodrigo Maia da Silva, também gostou da Feira, pois ela proporcionou oportunidades que ele não teria lá na cidade dele, como conhecer indústrias que podem vir a oferecer bons empregos. Além disso, foi um momento de aprendizado e de tirar dúvidas. “Passeamos pelos estandes e pegamos os contatos para enviarmos os currículos por e-mail. Tem algumas empresas que têm sede próximo da gente e assim podemos irmos lá pessoalmente e conhecermos as propostas delas”.

Um estágio também pode vir a se tornar um emprego. Segundo o gerente de recursos humanos da John Deere, Eliezer Barros, recentemente dois estagiários (jovens aprendizes) do IFSULDEMINAS foram efetivados na área administrativa da empresa, que é parceira do Instituto Federal há alguns anos. “Vejo que os estudantes do Instituto têm um comprometimento muito grande com o negócio, exemplo disso foram os dois recém-contratados. Eles têm interesse e entendem o processo muito rápido. São pessoas que a gente pensa em contratar, efetivar e seguir carreira”.

A Feira do IFSULDEMINAS tem servido de referência para outras instituições de ensino, como o Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG). A técnica em assuntos educacionais, Kátia Lima Pereira, veio de Belo Horizonte para conhecer o evento, pois pensa em implementar algo semelhante no local onde trabalha. “Achamos o evento interessante, bem organizado, e percebemos como estreitar os laços com a empresa e dialogar com o mercado de trabalho pode ser eficaz para os nossos alunos e para o estágio deles”.

Minicursos e palestras

À noite, o professor Edson Martins, da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG/Passos), ministrou a palestra "Como se comportar em uma entrevista de emprego”. Ele abordou tópicos importantes para se dar bem, como não ficar tenso, vestir-se adequadamente, mostrar interesse pela empresa, se informar antes e evitar respostas clichês. Também falou sobre a flexibilidade do candidato em participar da entrevista na hora marcada, evitar atrasos, mas também compreender imprevistos em relação ao horário da empresa. Comentou a importância de enviar um e-mail agradecendo a oportunidade de participar da entrevista, esclarecendo que esse tipo de atitude pode abrir portas no futuro. Para o coordenador de eventos da Pró-Reitoria de Extensão, Nildo Batitsa, são dicas importantes para quem disputa o mercado de trabalho e quer se diferenciar durante uma entrevista.
Além da palestra com Gustavo Becker e com Edson Martins, neste primeiro dia de Feira, o público pôde participar de diversos minicursos: “Introdução às planilhas eletrônicas”, com Vinícius Silva (Campus Passos); “Desenvolvimento de currículos modernos”, com a professora Heliza Pereira (Campus Passos); “Aquarelar: materiais e técnicas”, com Francielle Menegucci e Pâmela Tavares (Campus Passos); “Economia criativa”, com Lúcia Silva (Campus Passos) e “O futuro em suas mãos: que carreira escolher”, com Anderson Bordini (JBS).

A programação da 4ª Feira de Estágios e Empregos do IFSULDEMINAS segue nesta sexta-feira, dia 11, com mais nove minicursos, visita pelos estandes das empresas e com a palestra de encerramento “Trabalhabilidade: carreira e inovação”, ministrada pelo conselheiro fiscal do IBMEC, João Bonomo. A Feira acontece no Campus Passos, localizado à Rua Mário Ribola, 409, Penha II. A entrada é gratuita e não é necessário efetuar pré-inscrição, apenas um cadastro no local do evento. Acesse www.ifsuldeminas.edu.br/passos e confira a programação completa do evento.

Texto: Ascom/Campus Passos
Revisão: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS
11/11/2016

Fim do conteúdo da página