Agrotrês 2025
IFSULDEMINAS participa da AgroTrês 2025
Instituição integrou a organização do evento e contou com participação ativa de campi e projetos

O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), por meio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), foi um dos organizadores da terceira edição da AgroTrês, realizada de 10 a 12 de julho de 2025, no Parque de Exposições de Três Corações (MG). A feira é voltada ao fortalecimento do setor agropecuário regional, com destaque para as cadeias produtivas do leite, grãos, café e tecnologias associadas ao campo.
Durante os três dias de evento, o IFSULDEMINAS manteve um estande institucional com a participação de diferentes campi da instituição, que se revezaram na apresentação de projetos e ações de ensino, pesquisa e extensão. De acordo com Alex Silva, coordenador geral de Relação com o Mundo do Trabalho do instituto, a presença dos estudantes e servidores, o entusiasmo e a qualidade das apresentações marcaram positivamente cada momento da participação do Instituto. “O AgroTrês 2025 foi um verdadeiro sucesso, e a participação do IFSULDEMINAS se destacou com grande movimentação em seu estande institucional. Alunos e servidores apresentaram diversos projetos dos campi participantes, atraindo a atenção do público ao longo dos três dias de evento”, comentou.
No dia 10 de julho, o Campus Três Corações foi o responsável pela exposição dos projetos no estande, promovendo ações com foco no desenvolvimento local e na formação profissional. Já no dia 11 de julho, o Campus Inconfidentes apresentou projetos voltados à área de Ciências Agrárias, com destaque para práticas aplicadas ao campo, tecnologias sustentáveis e iniciativas de valorização da agricultura familiar. A participação do Campus Machado foi registrada no dia 12 de julho, com exposições voltadas à inovação no setor agrícola e atividades desenvolvidas por estudantes e docentes.
O Campus Muzambinho esteve presente durante todos os dias com sua Cafeteria Escola, oferecendo degustações e comercialização de cafés especiais produzidos por estudantes e servidores. A cafeteria foi visitada por autoridades, incluindo o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, que participou de uma das degustações. A iniciativa foi coordenada pelo professor José Marcos Angélico de Mendonça, com a participação dos alunos Grupo de Estudos em Cafeicultura (GECAF), em parceria com a COPAM. “A comercialização e degustação de cafés especiais encantou o público e evidenciou a qualidade do trabalho desenvolvido na instituição”, completou Alex Silva.
Além das exposições, o IFSULDEMINAS esteve envolvido na programação técnica do evento. No dia 11 de julho, foi realizada a Palestra Técnica com o tema “Secagem de Café para Preservação da Qualidade: Novos Conceitos”, ministrada por Leandro Carlos Paiva. No dia 12 de julho, o espaço da Cafeteria Escola sediou o Workshop “Café com Queijo”, conduzido pelo professor José Marcos e pela estudante Lorrayne Chagas Ferreira, do curso de Engenharia Agronômica do Campus Muzambinho. A segunda parte do workshop, sobre a produção de queijos artesanais, foi apresentada por Matheus Arantes Pereira, da empresa Santo Queijeiro. A atividade foi finalizada com uma degustação harmonizada de café e queijo.
Outro destaque da feira foi a carruagem elétrica, disponibilizada pelo Campus Poços de Caldas como uma das atrações de mobilidade sustentável do evento. A carruagem elétrica circulou pelo evento durante os três dias e se tornou uma das inovações mais comentadas da feira.
A atuação do Campus Três Corações na organização do evento também foi ressaltada pela professora Aline Pereira Sales Morel, responsável pela pela organização e articulação com os campi e a Reitoria no evento. “A AgroTrês já se consolidou como um importante evento regional voltado ao agronegócio e, para nós, é uma grande satisfação estar presente como parceiro desde a sua primeira edição. Essa parceria tem nos permitido ampliar a visibilidade das nossas ações de ensino, pesquisa e extensão, além de fortalecer a conexão entre o IFSULDEMINAS e o setor produtivo local”, afirmou.
Aline também destacou o trabalho colaborativo entre os campi da instituição: “Mesmo o Campus Três Corações não tendo atuação direta na área agrária, temos contado com o fundamental apoio da Pró-Reitoria de Extensão e de outros campi com forte atuação no setor, como os de Muzambinho, Inconfidentes e Machado. A cada edição, conseguimos levar um pouco mais do que o IFSULDEMINAS tem desenvolvido em termos de inovação, tecnologia e formação profissional. Neste ano, por exemplo, além das palestras e do estande institucional, tivemos a participação da carruagem elétrica do Campus Poços de Caldas e da Cafeteria Escola, conduzida pelo GECAF do Campus Muzambinho. Essas ações não só aproximam a comunidade dos projetos do Instituto, como também mostram, na prática, o impacto positivo do trabalho que realizamos”.
A diretora de Extensão do IFSULDEMINAS, Michelle da Silva Marques, avaliou positivamente a atuação da instituição na feira. “Este é o terceiro ano da AgroTrês, e temos acompanhado com muita satisfação o crescimento do evento, tanto em estrutura quanto em relevância para a região. A participação do IFSULDEMINAS também tem se ampliado a cada edição, o que reforça a importância da feira como um espaço estratégico para apresentarmos à sociedade o trabalho que realizamos nos campi”, afirmou.
Michelle também ressaltou o papel da instituição na organização da feira. “Mais do que expositores, desde o primeiro ano participamos ativamente do planejamento e do aperfeiçoamento da feira, contribuindo com ideias, projetos e ações que agregam valor à programação. A AgroTrês é também um ambiente privilegiado para a construção de parcerias, geração de contatos e oportunidades para nossas unidades e, principalmente, para nossos estudantes. Importante destacar o papel do Campus Três Corações, como anfitrião e principal articulador da participação do IFSULDEMINAS no evento”, completou.
A participação da instituição contou com o envolvimento de servidores, estudantes e parceiros, reafirmando o papel do IFSULDEMINAS como agente promotor de conhecimento, tecnologia e desenvolvimento regional no setor agropecuário.
Clique aqui e confira a cobertura fotográfica completa do evento
Data: 21/07/2025
Redes Sociais