Página inicial > PROEX > Urgência e Emergência

Urgência e Emergência

Cerca de 180 profissionais de Enfermagem do Sul de Minas são capacitados para atuar na área de Urgência e Emergência

O curso foi ofertado por meio de parceria entre o IFSULDEMINAS e o Cissul/Samu

foto1Profissionais da área de enfermagem das cidades de Lavras, Três Corações, São Lourenço, Itajubá, Muzambinho, Alfenas, Passos e Pouso Alegre foram capacitados no curso de Urgência e Emergência promovido pela Pró-Reitoria de Extensão do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), em parceria com o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Macro Região do Sul de Minas (Cissul), responsável pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Do total de vagas ofertadas, cerca de 180 profissionais concluíram a capacitação.

As atividades tiveram início com uma aula inaugural no dia 18 de julho. O curso contou com aulas ministradas em quatro dias por semana, sendo três horas diárias durante o período de três meses. Ao final do curso, os participantes puderam aplicar seus conhecimentos adquiridos em um estágio de 16 horas, realizado em dois sábados, no Hospital de Varginha.

Epidemiologia e Políticas de Atenção às Urgências e Emergências, Biossegurança, Ética e Aspectos Legais na Urgência e Emergência, Anatomia e Fisiologia, Assistência de Enfermagem ao Politraumatizado foram algumas das disciplinas ministradas no curso. Aproximadamente 70% de conteúdo teórico foi ministrado em sala de aula e 30% de conteúdo prático em laboratório. Uma das professoras do curso realizado em Lavras, Larissa Sales Martins, explicou que o curso promoveu melhorias na agilidade do serviço e segurança nos cuidados de enfermagem dos setores de Urgência e Emergência.

Já para Heloísa Turcatto Gimenes Faria, coordenadora do curso no Campus Passos e no Polo de São Sebastião do Paraíso, os alunos mostraram desempenho satisfatório nas atividades avaliativas e o retorno por parte deles foi positivo quanto ao conteúdo teórico e prático. “Na prática clínica, pode-se observar lacunas no conhecimento por parte dos profissionais de enfermagem no atendimento às diversas situações de urgência e emergência que podem acometer a população. Assim, com aumento da demanda e da complexidade que envolve a assistência em urgência e emergência, os profissionais que atuam nessa área devem estar capacitados e preparados para trabalhar em conjunto e tomar decisões rápidas, embasadas em conhecimentos prévios e protocolos de atendimento. Nessa direção, cursos de capacitação na área de urgência e emergência, voltados principalmente para a equipe de enfermagem são imprescindíveis, uma vez que proporcionam maior segurança tanto para os profissionais que exercem atendimento às vítimas quanto para as próprias vítimas”.

Aprimorando conhecimentos e experiências

O técnico em enfermagem, Arnaldo Sabino de Carvalho, participou do curso em Varginha com o objetivo de aprimorar seus conhecimentos na área. “Aprendi muito com os professores, tanto na parte teórica, quanto na prática. Já tinha experiência na área, mas sempre tem algum conteúdo novo. No curso, aprendi principalmente novas técnicas na área de trauma. Todos os professores são muito capacitados, só posso agradecer.”

foto2

Para Poliane Amado, aluna do curso em Três Corações, o curso foi uma oportunidade de reciclagem do conhecimento. “O curso foi muito proveitoso e com um conteúdo enriquecedor. As aulas práticas e as teóricas acrescentaram novos conhecimentos, reciclaram nossas técnicas abrangendo uma gama de conteúdos. Agradeço ao IFSULDEMINAS por disponibilizar o curso, aos profissionais do SAMU e professores por ouvir atentamente aos questionamentos, direcionando nossos passos para alcançarmos o sucesso.”

Texto: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS
04/11/2016