Página inicial > PROEX > Gestão do PNAE

Gestão do PNAE

Cerca de 300 gestores de escolas estaduais iniciam curso sobre Gestão do Programa Nacional de Alimentação Escolar

A capacitação é ofertada na modalidade a distância pelo IFSULDEMINAS

foto1Essa última quinta-feira, 20 de outubro, foi marcada pelo início das aulas do curso a distância sobre Gestão do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), voltado para os gestores da rede estadual de educação do Sul de Minas. No total, cerca de 300 servidores das Superintendências Regionais de Ensino (SRE) de Campo Belo, Caxambu, Itajubá, Pouso Alegre e Poços de Caldas compareceram no auditório do Campus Pouso Alegre para ambientação e introdução ao curso. A iniciativa faz parte de uma parceria entre o Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), Secretaria Estadual de Educação, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Emater – MG e TV Câmara de Pouso Alegre.

A aula inaugural aconteceu em dois períodos, na parte da manhã com os gestores da cidade de Pouso Alegre e à tarde com os participantes das demais cidades. O professor Cléber Ávila Barbosa, pró-reitor de Extensão do Instituto, deu as boas-vindas aos gestores e explicou que o curso já foi ministrado para servidores de toda a Rede Federal e que, agora a ação é voltada para os gestores da rede estadual, por meio de convênio com as superintendências de ensino. “Nosso objetivo é que os diretores, vice-diretores, servidores da área financeira possam entender sobre a legislação e a temática do PNAE e, assim viabilizar as compras públicas. Acreditamos que essa política tem um potencial de fortalecimento da agricultura familiar, contribui para educação alimentar dos alunos, bem como a qualidade dos alimentos. Nossa expectativa é que o curso possa trazer mais segurança aos gestores e que eles possam fazer o maior número possível de compras para evitar a devolução de recursos. É um curso com base no diálogo e na legislação sobre essa temática, compras da agricultura familiar, entendendo e desenvolvendo metodologias para que a rede estadual consiga realizar as ações de forma eficaz”.

foto2

A diretora da Superintendência Regional de Ensino de Pouso Alegre, Andréa Silva Adão Reis, comentou que a regional recebeu muito bem essa parceria para realização do curso do PNAE, principalmente pelo fato de que grande parte dos gestores são novatos. "A iniciativa veio sanar nossa dificuldade de capacitar e formar esses servidores. Somente da SRE de Pouso Alegre, há 120 participantes e nossa expectativa é que o curso seja proveitoso e contribua, não só na aprendizagem da legislação, mas na troca de experiências, interação e fóruns de discussão que também fazem parte da formação”.

O encontro contou ainda com uma apresentação da equipe responsável pela capacitação. Aloísia Rodrigues Hirata, coordenadora pedagógica do curso, explicou que, no encontro presencial foram tratados temas referentes às questões pedagógicas e práticas do funcionamento do curso. "Foi importante para aproximação da equipe responsável com os cursistas, tornando mais próximo o relacionamento entre eles. A expectativa é proporcionar um espaço de diálogo e construção do conhecimento que contribuam para a gestão do PNAE nas escolas estaduais".

Com foco na aquisição de produtos da agricultura familiar, o curso conta com carga horária de 60 horas e tem por objetivo esclarecer questões referente ao PNAE, enquanto importante política pública para a garantia de segurança alimentar, inclusão social e promoção do desenvolvimento sustentável. O contador, Marcelo Bruno Leal, da SRE de Campo Belo acredita que o curso será de fundamental importância para atuação na educação e nas compras dos alimentos das escolas. "Creio que será um sucesso para que nós possamos prestar um serviço cada vez melhor. Espero que agregue valores e conhecimentos nesta área que envolve cidadania, sustentabilidade, educação e saúde."

Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)

O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), implantado em 1955, contribui para o crescimento, desenvolvimento, aprendizagem, rendimento escolar dos estudantes e formação de hábitos alimentares saudáveis, por meio da oferta da alimentação escolar e de ações de educação alimentar e nutricional. Os alunos de toda a educação básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos) matriculados em escolas públicas, filantrópicas e em entidades comunitárias (conveniadas com o poder público), por meio da transferência de recursos financeiros.

Texto: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS
Fotos: Divulgação IFSULDEMINAS