Página inicial > PROEX > Ouro no JIF

Ouro no JIF

IFSULDEMINAS conquista ouro em xadrez feminino na etapa nacional do JIF 2016

foto1Entre os dias 04 e 09 de outubro, aconteceram as competições da última etapa dos Jogos dos Institutos Federais (JIF – 2016). A fase final dos jogos foi realizada no Instituto Federal de Brasília e reuniu 1.500 estudantes de 35 institutos de todas as regiões do país. O IFSULDEMINAS conquistou o ouro no xadrez feminino (geral e individual) e o segundo lugar na categoria por equipe.

De acordo com o coordenador de Esporte do IFSULDEMINAS, professor Denis Bueno da Silva, “foi a primeira vez que conseguimos alcançar o primeiro lugar em uma competição nacional. Isso é motivo de grande alegria para todos nós". Ele agradeceu ao reitor, professor Marcelo Bregagnoli; ao pró-reitor de Extensão, professor Cleber Ávila Barbosa e ao diretor-geral do Campus Muzambinho, professor Luiz Carlos Rodrigues, pelo apoio e incentivo ao esporte. Também mencionou o coordenador-geral de Atendimento ao Educando do Campus Muzambinho, professor Evane Silva e o professor Antônio Sérgio Maritan, pela dedicação ao trabalho.

A equipe do IFSULDEMINAS faturou o 1º lugar geral. A estudante Marina Martins de Aguiar conquistou o 1º lugar também na disputa individual e levou o 2º lugar por equipe. Jaqueline Eduarda de Oliveira Santos levou o 2º lugar por equipe e a 5º colocação individual. A aluna Laura Ellen Moreira trouxe para casa o 2º lugar por equipes e o 6º lugar na classificação individual. Thagillys de Souza Rego ficou com o 2º lugar por equipes e o 21º na individual. Julia Faria Palma Carvalho Guimarães obteve o 2º lugar por equipe. Já a estudante Ligia Eduarda de Araújo Silva foi classificado em 2º lugar por equipes e 13º lugar individual.

O coordenador de Esportes parabenizou às estudantes pelo desempenho na competição. "Valeu a pena cada vitória, cansaço e o desgaste de cada partida. Vocês merecem muito mais", comentou.

Incentivo ao esporte

Para o pró-reitor de Extensão, professor Cleber Ávila Barbosa, é essencial o estímulo dado aos alunos para o envolvimento nas atividades esportivas. De acordo com ele, mesmo nesse momento de contingenciamento de despesas, a instituição manteve a participação dos alunos nos jogos, considerando a contribuição do esporte para a vida acadêmica, além do desenvolvimento de diversas habilidades, tais como: a disciplina, o respeito às regras, a sociabilidade, a autoconfiança, a administração de conflitos e resultados, dentre outros.

Os Jogos dos Institutos Federais (JIF) são promovidos anualmente. A primeira etapa é local e acontece dentro do próprio Instituto. Neste ano, foi realizada nos campi de Inconfidentes e Pouso Alegre. Posteriormente, as equipes classificadas disputaram a etapa regional dos jogos em Guarapari (ES). A última fase foi a nacional, realizada em Brasília, na última semana.