Mais Ciência na Escola
IFSULDEMINAS firma parceria com 30 escolas municipais e estaduais para criar laboratórios makers
Na última terça-feira (11/02), o projeto "De Norte a Sul, Mais Ciência e Tecnologia nas Minas Gerais" foi oficialmente celebrado. No auditório da Reitoria do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS), diversos atores do projeto foram recebidos para a assinatura simbólica do termo de parceria entre o Instituto e 30 escolas municipais e estaduais de dez cidades da região. Veja aqui a cobertura fotográfica do evento.
O projeto
"De Norte a Sul, Mais Ciência e Tecnologia nas Minas Gerais" é um projeto interinstitucional, proposto pelo IFSULDEMINAS em parceria com os Institutos Federais de Minas Gerais (IFMG) e do Norte de Minas Gerais (IFNMG), que visa fomentar a criação de laboratórios maker em 90 escolas públicas do estado, impulsionando a alfabetização digital e a criatividade no ensino básico.
O projeto foi selecionado, entre 14 propostos por instituições mineiras, na Chamada Pública 13/2024 do Programa "Mais Ciência na Escola", promovido pelos Ministérios da Educação (MEC) e da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Com a aprovação, o projeto recebeu um orçamento total de R$ 9 milhões, sendo que cada um dos três institutos mineiros proponentes receberá um terço deste valor para implementar as ações nas respectivas regiões onde atuam.
O reitor do IFSULDEMINAS, Cleber Ávila Barbosa, abriu a cerimônia e discursou sobre a relevância do projeto. "É um projeto importantíssimo que tem tudo a ver com a missão, a estrutura e a capilaridade que o IFSULDEMINAS tem no Sul de Minas Gerais. Hoje, nós estamos estabelecendo parcerias para a implantação de laboratórios markers nas escolas, o que vai inspirar inovação, empreendedorismo e desenvolvimento tecnológico. Essa parceria envolve prefeituras, superintendências de ensino, nossos estudantes, nossos professores, enfim, é uma integração sinérgica entre as partes e nós estamos muito felizes de dar esse start, porque enxergamos que é um projeto muito promissor, cujos resultados irão motivar as prefeituras a reinvestir e replicar este modelo para outras unidades escolares com investimentos próprios, no estado inteiro”, enfatizou o reitor.
Escolas selecionadas
No IFSULDEMINAS, o projeto foi idealizado pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex), com o apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PPPI); é coordenado pelos professores Thiago Caproni e João Marcos Fernandino Evangelista e está vinculado às coordenações de extensão e espaço maker dos Campi Carmo de Minas, Inconfidentes, Machado, Passos, Poços de Caldas e Três Corações.
O projeto será realizado em 30 escolas municipais e estaduais das cidades de Borda da Mata, Carmo de Minas, Elói Mendes, Machado, Paraguaçu, Passos, Poço Fundo, Poços de Caldas, São Lourenço e Três Corações. A seleção das escolas participantes se deu por meio de adesão voluntária; tiveram preferência aquelas que ofertam os anos finais do Ensino Fundamental II. As unidades escolares selecionadas foram:
De Borda da Mata: Escola Municipal Benedita Braga Cobra
De Carmo de Minas: Escola Estadual Professor Guedes Fernandes
De São Lourenço: Escola Estadual Professor Mario Junqueira Ferraz, Escola Municipal Doutor Emílio Ábdon Póvoa e Escola Municipal Manoel Monteiro
De Machado: Escola Estadual Gabriel Odorico e Escola Estadual Rubens Garcia
De Paraguaçu: Escola Estadual Prof. Alfredo Galdino
De Poço Fundo: Escola Estadual José Bonifácio
De Passos: Escola Municipal Coronel Azarias De Melo, Escola Municipal Dr. Manoel Patti, Escola Municipal Geralda Cândida De Oliveira, Escola Municipal Oilda Valéria Silveira Coelho, Escola Municipal Professor Hilarino Moraes e Escola Municipal Professora Jalile Barbosa Calixto
De Poços de Caldas: Caic Em Prof Arino Ferreira Pinto, Colégio Municipal Dr José Vargas De Souza, Escola Municipal Dona Mariquinhas Brochado, Escola Municipal Irmão José Gregório, Escola Municipal José Mamud Assan, Escola Municipal Maria Ovidia Junqueira, E.M. Prof. Júlio Bonazzi, Escola Municipal Prof Antonio Sergio Teixeira, Escola Municipal Profa Nicolina Bernardo. Escola Municipal Sergio De Freitas Pacheco e Escola Municipal Vitalina Rossi
De Três Corações: Escola Estadual Bueno Brandão e Escola Estadual Godofredo Rangel
De Elói Mendes: Escola Estadual Brasilino Alves Pereira e Escola Estadual Norma De Brito Piedade Martins
A diretora da Escola Municipal Dr. Manoel Patti, na zona rural de Passos, Keila Honório França Teixeira comentou sobre a expectativa da comunidade escolar em iniciar o projeto. “Nós conhecemos nesta semana o laboratório maker do Campus Passos e amamos. Vimos a estrutura e tudo que é possível fazer nele. A nossa expectativa é muito grande, estamos com brilho no olhar! Trazer para nossos alunos essas práticas, máquinas, toda essa evolução tecnológica, vai ser uma alegria muito grande, pois eles são moradores da zona rural e não têm muito acesso à tecnologia. No laboratório, eles vão poder criar, trabalhar em equipe, aprender sobre códigos nas aulas práticas durante o contraturno”, revelou a diretora da escola, que atualmente atende 134 alunos da educação básica.
A pró-reitora de Extensão do IFSULDEMINAS, Daniela Ferreira Cardoso, ressaltou a possibilidade de ampliação da rede de parceiros do IFSULDEMINAS por meio do projeto e sobre os desdobramentos promissores que ele pode gerar. “O projeto vem fortalecer a parceria das escolas municipais com o IFSULDEMINAS, abrindo um leque de opções para a Pró-Reitoria de Extensão amplificar outros projetos. Vem também para trabalhar a formação de professores municipais para que eles entendam a importância da cultura maker, que precisa ser encarada como um processo de ensino. E o diferencial é que a escola vai ganhar um laboratório maker! Então, não é um projeto temporário na escola, ela vai ganhar e vai ser uma aquisição pra sempre. Basta ela saber manter todos os equipamentos que vão receber e, principalmente, disseminar a cultura maker dentro da escola e da comunidade", explicou a pró-reitora.
Investimentos e Cronograma
Cada escola atendida terá R$ 100 mil para a compra de equipamentos, materiais de consumo e bolsas para professores e alunos que atuarão na capacitação e gestão do projeto. A verba será repassada ao IFSULDEMINAS, responsável por fazer toda a gestão das compras e das bolsas durante um ano. Após o período, a administração e a manutenção do laboratório passam a ser responsabilidade da escola.
Os laboratórios makers contarão com impressora 3D, gravadora e cortadora a laser, notebooks, internet banda larga, smart TV, quadro de ferramentas, kits de Robótica e Arduíno e outros equipamentos para as aulas no ambiente tecnológico. De acordo com um dos coordenadores do projeto, Thiago Caproni, a aquisição de equipamentos e de materiais de consumo já foi iniciada e a previsão é entregar os espaços para uso em junho deste ano. “Também seremos responsáveis pela seleção e capacitação de bolsistas para atuar nos laboratórios. Já abrimos edital para selecionar estudantes de graduação do IFSULDEMINAS que irão atuar nas escolas e teremos também a seleção de 30 bolsistas entre profissionais da educação básica (1 por escola selecionada) e de 300 alunos bolsistas (10 por escola selecionada).
Termo de parceira
Além dos diretores das escolas selecionadas, representantes das prefeituras dos dez municípios e das superintendências de ensino das cidades onde escolas estaduais foram selecionadas também assinaram o termo de parceria.
Pelo documento, o IFSULDEMINAS ficou responsável por adquirir e fornecer os equipamentos e materiais necessários para a estruturação dos laboratórios maker; oferecer capacitação técnica e pedagógica aos professores e profissionais das escolas participantes; disponibilizar suporte técnico-científico para acompanhamento das atividades do projeto; e monitorar e avaliar a implementação dos laboratórios e os impactos na educação local.
Às prefeituras e superintendências de ensino coube garantir a infraestrutura básica necessária para instalação dos laboratórios maker nas escolas contempladas; disponibilizar equipe para apoio logístico e operacional na execução do projeto; e incentivar e promover o uso dos laboratórios maker como ferramenta pedagógica nas unidades escolares.
Já as contrapartidas das escolas selecionadas foram fornecer um local adequado para a instalação do laboratório maker, integrar as atividades do laboratório maker no planejamento pedagógico da instituição; disponibilizar profissionais para capacitação e acompanhamento das atividades do projeto; e garantir o uso adequado dos equipamentos e materiais fornecidos.
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