Seminário Educar na Diversidade
Curso de Gestão Escolar na Perspectiva da Educação Inclusiva realiza seminário Educar na Diversidade: Gestão e Profissionalização
Na noite de terça-feira (10/12), o Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) promoveu a abertura do seminário Educar na Diversidade: Gestão e Profissionalização, evento organizado no âmbito do curso de Gestão Escolar na Perspectiva da Educação Inclusiva, que faz parte dos Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) do IFSULDEMINAS e integra a Rede Nacional de Formação Continuada de Professores (RENAFOR). Transmitido pela TV IFSULDEMINAS, o evento reuniu autoridades, educadores e cursistas de diversas regiões do Brasil para discutir o papel da gestão escolar na promoção de uma educação mais inclusiva e equitativa.
O evento foi conduzido pelo Diretor de Educação a Distância, Evandro Moreira da Silva, que deu boas-vindas ao público e destacou a presença de participantes de estados como Minas Gerais, Maranhão, Bahia, Rio Grande do Sul e Ceará. Ele enfatizou a importância de criar espaços de troca e reflexão: “Nosso objetivo maior é fortalecer a inclusão como um princípio central da educação pública, contribuindo para uma sociedade mais justa, diversa e igualitária”.
A noite contou com a participação da pró-reitora de extensão do IFSULDEMINAS, professora Daniela Ferreira Cardoso, que celebrou o início do seminário e destacou a relevância da educação inclusiva: “A educação inclusiva é um compromisso inegociável. Nosso objetivo é assegurar que cada estudante, independentemente de suas especificidades, se sinta acolhido e respeitado”.
O professor Fábio Brazier, coordenador do curso, reforçou o papel transformador da gestão escolar: “Se queremos uma educação verdadeiramente inclusiva, ela começa por nós, gestores. A inclusão não é apenas uma política ou exigência legal, mas um princípio que deve ser vivido diariamente”.
Reflexões sobre Educação Inclusiva com o Professor Diego Moreira
O seminário Educar na Diversidade: Gestão e Profissionalização, trouxe como destaque a palestra do professor Diego Moreira, doutor e mestre em Educação pela PUC de São Paulo. Com mais de 23 anos de experiência na educação, Diego abordou com profundidade os desafios e as possibilidades da gestão escolar inclusiva.
Em sua fala, o professor enfatizou que a escola só é verdadeiramente escola se for para todos. Ele afirmou: “Defendê-la como um espaço inclusivo é assumir uma convicção ética e republicana que demanda coragem e persistência”. Diego também destacou a importância dos gestores escolares como agentes de transformação, capazes de mediar relações entre escola e comunidade, promovendo soluções que humanizem os vínculos escolares.
Outro ponto marcante foi o chamado à ação e à perseverança dos gestores: “O trabalho invisível de cada gestor é fundamental para iluminar e transformar a vida de nossas crianças e jovens”. Ele destacou que a inclusão deve ser um princípio central e não apenas um cumprimento legal ou burocrático.
O professor também ressaltou a importância de desenvolver empatia e olhar atento às condições de cada estudante e suas famílias, buscando criar ambientes educacionais acolhedores e equitativos. Para Diego, a gestão escolar deve ser mais do que o domínio de normas e resoluções: “É preciso ler as pessoas, suas expressões e necessidades, e atuar com humanidade e respeito”.
A palestra, repleta de reflexões práticas e emocionantes, foi uma inspiração para todos os participantes do seminário, reafirmando o compromisso com uma educação inclusiva e transformadora.
Continuidade do seminário
O seminário segue nos próximos dias com mesas redondas, apresentações de trabalhos e discussões sobre práticas pedagógicas inclusivas. O evento reflete o compromisso do IFSULDEMINAS com a formação continuada de educadores e gestores, reafirmando a educação como um direito de todos.
Texto: Giselle Viana
Data: 12/12/2024
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